Irmão Rubens - O nome de Jesus e outros temas


Assisti um vídeo no YouTube com um assunto já a  muito comentado e debatido entre muitos segmentos do cristianismo e agora nas palavras do suposto irmão Rubens que se diz cristão e tem divulgado muitos vídeos pelo YouTube parecendo ser um grande explorador de eventos apocalípticos, mostrando dados e notícias relacionadas aos americanos e ao mundo sobre uma conspiração mundial do adversário. Ele havia dito em uma de suas palestras várias heresias que distorcem realmente o sentido dos ensinamentos bíblicos e não sei por qual razão, o vídeo contendo as melhores afirmações e contradições dele foi excluído do Youtube e por essa razão eu tive que atualizar este artigo; mas mantive anotados os pontos abordados por ele nessa palestra que havia assistido. Se quiser ler alguns artigos interessantes antes, recomendo alguns artigos no link abaixo:

Nomes de Jesus nas Escrituras Sagradas
O irmão Rubens sempre causa confusão com temas das Escrituras como o nome de Jesus. Imagem: Max Jeferson

Mas além disso, ele também tem disseminado muitas interpretações sobre a Bíblia duvidosas e sem base firme. Dessa vez ele publicou esse vídeo como se fosse uma entrevista ensinando acerca do nome de Jesus não ser originalmente esse e que estaríamos adorando outro deus e até mesmo o diabo! Será mesmo?

Como faz parte do meu trabalho nesse blog em prol do reino de Deus mostrar a verdade na medida do possível, não vou deixar escapar essas palavras do Rubens à uma análise criteriosa deste assunto.

A polêmica acerca do nome de Jesus

Antes de qualquer análise e resposta, é necessário que saibamos que quem muito fala, mais se expõe e por esse motivo todas as afirmações do irmão Rubens foram anotadas e serão abordadas uma por uma nesse artigo de refutação.

Pois bem. Antes de qualquer resposta, gostaríamos de saber com quem o irmão Rubens aprendeu tanta teologia assim e qual sua base para ensinar e receber crédito do povo de Deus? Mas enquanto as respostas não chegam, vamos às respostas para seus argumentos sobre o nome de Jesus.

1. Jesus é Mitra - Rubens alega que Jesus é Mitra, uma deusa adorado pelo imperador Constantino e que ainda hoje ninguém sabia dessa verdade que ele trouxe.

Resposta: A única semelhança e deturpação que ligam Jesus Cristo e Mitra é o 25 de Dezembro como data de nascimento (que os católicos comemoram) e o fato dos romanos como adoradores de Mitra terem se baseado em Cristo e chamarem Mitra de seu messias. (Fonte: Wikipédia)

2. Jesus não construiu templos - Segundo Rubens o Jesus que ele conhece (Yehoshua) não mandou construir templos e por isso todas as igrejas constituídas com seus títulos e denominações que congregam em templos estão errados.

Resposta: Jesus era carpinteiro certo? Quem garante que Jesus nunca participou tanto da reforma como da construção de materiais para templos de adoração e sinagogas? Outrossim, Jesus sempre estava no templo ensinando e nas sinagogas. Para finalizar, onde ele disse que não era para construir templos? Jesus nunca acessou a internet, porque você que é fã desse pensamento acessa a internet? Você esta errado então... (Recomendo: Jesus nunca construiu templos)




3. Jesus e a adoração - Nos mesmos templos, Jesus é adorado com gritos, sussurros, palmas, cantos, músicas, dízimos e ofertas. Claro que isso não só ocorre em templos; mas o irmão Rubens diz que Yehoshua nunca pediu isso e que esse Jesus que adoramos é outro (Mitra).

Resposta: Jesus nunca quis ser adorado? Vamos ver o que as Escrituras dizem sobre isso:

"E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!" Mateus 21: 9

"E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" Mateus 21:16

"Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se," Mateus 21:15

O irmão Rubens não aprendeu que Cristo como homem deu exemplo de homem ao dizer que o Pai era maior que ele; ao dirigir adoração de pessoas curadas para Deus e outros mais. Mas em quantas outras ele não foi adorado como o Filho de Deus, o Filho de Davi, e até mesmo sendo Deus? Porque não o adoraríamos hoje? Será mesmo que o Yehoshua dele é Deus? Nosso Jesus é, por isso o adoramos no templo, na escola, no trabalho e nas ruas e praças com muito louvor e alegria!

4. Reforma Protestante e Catolicismo - Ele persiste em chamar o catolicismo de adoração pagã a Mitra e dá sequência dizendo que a reforma protestante iniciada por Martinho Lutero segue esses padrões. Note que no vídeo ele faz questão de citar a Assembléia de Deus como derivada direta desse movimento fracassado da reforma.

Resposta: A igreja Congregação Cristã surgiu de onde mesmo? Por acaso não nasceu na mesma época que a Assembleia de Deus por meio do irmão Louis Franciscon quando Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram para o Brasil? O irmão Rubens ignora que a princípio eram até bem ligadas em comunhão por seus líderes, mas com o tempo a congregação mergulhou em um sentimento estranho de inveja e sectarismo e até hoje contamina muito irmãos com essa raiva da Assembléia de Deus, que pelo visto contagiou ele também pelos ensinamentos que recebeu.

Ele ignora que sabemos que ele é só mais um membro de uma igreja cristã protestante originada também de Lutero e que carrega uma Bíblia como a de muitos cristãos e pregam usando a mesmo sempre falando de Jesus e não Yehoshua e sem citar que eles se reúnem em templos e adoram Jesus também como as outras igrejas.


5. Teologia de Rubens - Ele citou sobre os termos "Teologia" e também uma possível eliminação das Escrituras originais por fogo e só então surgiu a Bíblia com suas manipulações nos textos.

Resposta: Volto a perguntar, que curso, escola ou faculdade de teologia o senhor Rubens estudou mesmo para aprender sobre estas coisas, se a própria igreja dele desestimula o aprendizado teológico? "Deusologia?". Será que ele nunca leu que teologia vem do grego e significa: Estudo sobre Deus? Pelo visto ele queria uma confusão linguística e de tradução no termo...

E onde aconteceu esses "fatos" em que as Escrituras originais foram queimadas e a Bíblia foi estabelecida com seus textos manipulados?! Se alguém encontrar nos avise... A Bíblia hoje são as Escrituras reunidas e embora hajam erros de tradução ou interpretação, não é como ele conclui que seja e se fosse, porque ele usa a mesma então? Garanto que ele não usa uma Bíblia na linguagem hebraica original.

6. Solução do irmão Rubens - "Leia a Bíblia toda e não os textos que te derem...". Ela entende que pelo fato de serem citados textos na igrejas em pregações, ensinos e estudos; os fiéis são manipulados e enganados e adoram um deus pagão ao adorar Jesus, dentre outros erros.

Resposta: Será que na Bíblia vai realmente revelar essa "verdade" que ele disse ter revelado sobre Mitra? Que verdade da Bíblia ele expôs sobre Jesus Cristo que convencesse quem visse o vídeo? Na Bíblia tem tanta adulteração ou enganação assim? Porque ele não mostrou então? E se tem, qual seria a verdade dos textos então?

A verdade é que ele mesmo se perde em suas palavras e ao mesmo tempo que critica os protestantes, esta na mesma jornada; julga outros ministérios e não passa de um membro em mais um; critica a Bíblia e não tira  ela da mão; falou do nome Jesus, mas só usa esse em seus falsos ensinos; onde ele quer chegar afinal?

Concluindo

Sinceramente, o irmão Rubens é um aventureiro que se acha teólogo sem estudo algum que convença e vive da sombra de ensinos que coleta na internet e interpreta nas Escrituras crendo que por estar em um canal de mídia gratuito como o YouTube, muitos vão cair em sua suposta sabedoria. Há muito que se refutar ainda sobre seus ensinamentos heréticos e faremos isso por aqui no Verdade Urgente. Reforço mais uma vez que não tenho nada contra a pessoa do Rubens, de forma que estou apenas refutando seus argumentos que não condizem com a verdade das Escrituras Sagradas como faremos com qualquer ensinamento contraditório e mentiroso. O que achou das alegações dele? Acha que realmente são verdade condizentes com as Escrituras? Deixe sua sincera opinião; compartilhe com outras pessoas que podem estar sendo enganadas e se inscreva em nosso canal para receber mais artigos refutando falsos ensinamentos.

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." 2 Pedro 2:1

Observação: Corrigimos o comentário equivocado de que o irmão Rubens fazia parte da CCB. Na verdade ele é mais um "desigrejado".