Quem são os cristãos?

Os cristãos originalmente falando e a nível social humano comum; são seguidores de Cristo. Peculiarmente estes seriam aqueles que realmente seguiriam a Cristo na integra com seu exemplo de vida quando aqui viveu.

Mas olhando os tempos hodiernos e analisando este termo com base nas centenas de igrejas e movimentos religiosos que existem no mundo todo; o termo tem sofrido distorção, depreciação e tem causado confusão na mente de muitas pessoas.

Cristãos permanecem crendo e ensinando as Escrituras Sagradas
O mundo se modernizou e nós continuamos pregando Cristo e sua Palavra depois de milênios. Imagem: Guia me


Pessoas se dizendo cristãs mentem, roubam, enganam, ofendem, idolatram, impõem,  desrespeitam e até matam! Na verdade eu diria que estas pessoas apenas usam o termo "cristão" não tendo na verdade nenhuma ligação com o verdadeiro cristianismo bíblico e deixado pelo exemplo do próprio Cristo.

Cristão é todo aquele que anda como Jesus andou; orando, adorando, jejuando, meditando na Palavra, amando, perdoando, ajudando, sofrendo calúnias, injúrias e perseguição por pregar a verdade de Deus. Estes sim são os verdadeiros cristãos e seguidores de Cristo como Paulo também o foi: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo." 1 Coríntios 11:1



 
Cristãos da Atualidade

É decepcionante ver como se comportam muitos cristãos da atualidade. De modo que poucos podem perceber quem realmente é ou não cristão... Mas oque realmente define um cristão? O que o pode definir por padrão como um seguidor de Cristo?

Há quem afirme que são as vestes, outros uma expressão sempre feliz e outros uma Bíblia sempre em mãos. Eu confesso que tudo isso pode sim ajudar a se identificar um cristão na imagem, mas não no caráter.

Os cristãos verdadeiros e que realmente creem em Cristo e andam como Ele andou, serão logo percebidos no falar, no comportamento diferente e nas atitudes notáveis com sabedoria, amor e paciência.

Não é intuito desse post julgar ninguém com base nos erros; porque ninguém é livre de erros e se pensa ser julgando as outras pessoas, já cometeu mais um erro. E nem é nosso objetivo falar do verdadeiro cristão ou do falso cristão, mas apenas focar em quem são os cristãos nos dias modernos.

Cristãos na arena de Roma
Desde os primórdios os cristãos ainda seguem o exemplo de Cristo mesmo sofrendo perseguições.


Eles estão sim, primeiramente seguindo um rebanho cristão em uma determinada igreja que professa fé em Deus e em Jesus Cristo. Mas fora dos domínios do culto e das igrejas eles estão no trabalho, na escola, nos hospitais e pelo mundo todo se fazendo conhecer pelas palavras medidas, tom sereno no falar, disposição em ajudar, espontaneidade em pregar o amor e fé em Cristo e outras peculiaridades.

Em muitos casos poderá identificá-los só de olhar, mas em outros apenas por passar alguns breves minutos com eles... Mas eles continuam sim, em maior ou menor grau de experiência seguindo a Cristo, aprendendo e ensinando sobre...

"...e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." Atos 11:26