Fé em Jesus Cristo e evidências de sua existência

Nosso amigo Salatiel foi infeliz em publicar um vídeo tentando listar 10 dos motivos que muitas pessoas não acreditam em Jesus e usou no mesmo, nada mais que argumentos ao vento e opiniões pessoais questionáveis e de fácil rebatimento nos campos da história, arqueologia e ciência.

Já refutamos aqui no Verdade Urgente os três primeiros motivos levantados pelo Salatiel e agora estaremos analisando o quarto, onde ele tenta degradar a fé, insinuando que os cristãos creem em Cristo de forma cega e sem evidências e que isso contraria a lógica e o raciocínio comum.

Pois vamos ensinar para nosso amigo Salatiel e outros que acreditam como ele que nossa fé tem fundamento tanto sobrenatural como base evidencial. Não que as evidências importem tanto, já que sabemos pela mesma fé, conhecimento pela Palavra e experiência que Deus é verdadeiro e nada do que disse é mentira ou deixou de acontecer. Clique aqui para conferir o vídeo com as afirmações do Salatiel.



Fé e Razão
Fé e razão são caminhos diferentes?

Os fundamentos da fé bíblica

Primeiramente é necessário esclarecer que existem dois níveis de fé: Fé natural e fé sobrenatural.
A primeira todos possuem, pois acreditam que o sol nascerá no outro dia; que conseguirão o que querem; que vencerão na faculdade e tantos outros exemplos e existe os que possuem fé sobrenatural que consiste em acreditar no sobrenaturalismo que nos cerca e em tudo relacionado a isso descrito nas Escrituras.

Por exemplo; cremos que Deus criou os céus e a terra pelo seu poder; que Jesus Cristo morreu e ressuscitou dentre os mortos e que Ele virá para tomar a sua Igreja da terra. Isso é fé sobrenatural.

A fé em si mesma é o ato de projetar e ver o que ainda não vemos ou não aconteceu ainda. Um exemplo prático disso tenho eu que Deus falou através de uma irmã que me daria um carro por conhecer meu coração. Eu me agarrei a estas palavras e mesmo não possuindo condições e andando de bicicleta, esperei sempre crendo, acreditando, não importasse como conseguiria ou como seria esse carro.

Passados 5 anos eu estava  montando no meu Gol 97 que até hoje gosto demais. E sabe o que eu chegava pensar que teria? Uma Belina 2 ou um Fusca; Deus me surpreendeu muito! Isso foi um exemplo prático de fé que vivenciamos sempre.



A nível das promessas nas Escrituras, existem tanto as pessoais como as gerais para Israel e para o mundo que cremos que se cumprirão no tempo certo; como de fato, muitas que já se cumpriram. Tudo com base na fé que também deixa rastros evidenciais nos cumprimentos.

"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. 


Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.  Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar."
Hebreus 11:3-12




Fé e Evidências

Aonde é aplicado mais fé; na criação do mundo complexo por um ser inteligente ou no surgimento desse mesmo mundo do nada, a partir de processos voluntários e autônomos? Eu afirmo, precisaria de  muito mais  fé para crer na segunda opção, já que não há uma microscópica evidência de que tudo tenha surgido do nada, do vácuo, de uma explosão... Não como acreditam os ateus e evolucionistas.

Mas nossa fé é realmente cega e contraria a lógica e a razão? Eu perguntaria, o que é a lógica, ou razão e raciocínio? O que valida estes três como sendo única verdade na nossa existência? Como poderíamos por exemplo provar que tudo é como vemos mesmo nas cores? Porque usamos citar essas palavras e atributos se não são palpáveis? Como pode um ateu acreditar no próprio cérebro dele se nunca o apalpou em mãos? E o que dizer de sua inteligência, emoção e sentimentos? Mas acredita nessas coisas sem questionar...

Cremos sem evidências mesmo?
Existem inúmeras provas da existência de Jesus Cristo e de registros bíblicos

Mas vamos ao que responde realmente à dúvida do nosso amigo. Ele disse não haver evidências sobre Jesus Cristo certo? Selecionei alguns artigos na web interessantes para você ler e conferir algumas evidências que confirmam nossa fé nos relatos bíblicos sobre Jesus Cristo.

  1. Túmulo Vazio - Se encontrar os restos mortais de Jesus Cristo me avisem.
  2. Manuscritos Antigos - Já foram encontrados os fragmentos mais antigos dos Evangelhos que falam dele como registro histórico da época em que aqui viveu.
  3. Provas Arqueológicas - Faltaria espaço para colocar aqui todas as evidências históricas que comprovam que os relatos bíblicos são verdadeiros. O sudário é uma delas.
  4. Documentos Históricos - Os relatos curtos sobre Jesus Cristo ficaram nos anais da história em escritos de pessoas que não eram cristãs, de cristãos que não escreveram nos evangelhos e outros.
  5. Experiências Atuais - Como negar a invencibilidade da igreja que só se multiplica e continua acontecendo milagres, curas, restaurações de vidas, batismo com o Espíritos Santo e vidas e mais vidas que se convertem a Jesus Cristo? Mesmo muitos ateus grandes como Augusto Cury.

Se quer conferir dezenas de provas sobre a existência de Jesus Cristo, recomendo que leia o blog O Pesquisador Cristão. Medite nos textos bíblicos abaixo:

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11:6