A teologia é de Deus ou do diabo?

Boa pergunta.... Por vezes ouvi pessoas comentarem sobre a teologia de forma boa e de forma ruim. Uns dizem que é muito boa e que pode nos fazer crescer no conhecimento da Palavra de Deus e outros dizem que ela mata a vida espiritual e torna as pregações mecânicas e vazias de unção. Mas afinal, a teologia é um instrumento de Deus para nosso crescimento intelectual e espiritual; ou uma ferramenta do Diado para confundir nossa cabeça, consumir com nossa espiritualidade e nos fazer orgulhosos?

Neste artigo quero responder na medida do meu conhecimento e expor minha opinião também sobre este assunto e expor o respaldo bíblico para a verdade sobre esse assunto.

Estudando a Bíblia
A Teologia é prejudicial para a vida espiritual do cristão ou benéfica? Imagem: FMB


Os dois argumentos sobre a teologia

Existem duas correntes de pensamento sobre a teologia; uma contra e outra a favor. A primeira prega que o conhecimento vem unicamente de Deus pelo seu Espírito através da leitura e meditação da Palavra de Deus sem perder a espiritualidade e devoção.

A segunda não descarta essas coisas, mas acredita que com acréscimo de fontes históricas e outras mais se pode conhecer ainda mais o panorama da Bíblia e outras coisas que as vezes não compreendemos; aumentando assim o conhecimento na Palavra e sobre Deus.

Eu confesso que passei pelas duas correntes de pensamento e critiquei por muitas vezes aqueles que haviam estudo a teologia e desprezava esse conhecimento extra como algo que realmente poderia deixar meu nível espiritual mais baixo e sem unção na transmissão da Palavra.

Mas houve um tempo em que um dos pastores que passaram pela nossa  igreja se preocupava muito com o nível de conhecimento da igreja e principalmente dos obreiros e formou um núcleo de estudo teológico que era mantido pela nossa igreja sede e eu, sendo cooperador nesse tempo, ingressei ainda meio cismado.

Mas quando comecei logo a estudar os primeiros livros já me encantei com a matéria e passei a gostar; pois vi o quanto de conhecimento que estava absorvendo que não encontrava nas Escrituras Sagradas. Eram informações histórias extra-bíblicas, geografia bíblica e tantas outras coisas que completavam ainda mais meu conhecimento!



Benefícios da Teologia

Eu conclui na experiência que a teologia era lago bom e necessário em nossas vidas e que não matava a vida espiritual de ninguém; mas apenas aumentava o nível de conhecimento. Até mesmo descobri que teologia vem das palavras gregas Theos (Deus) e Logos (Estudo); sendo que a mesma não poderia ser do diabo, já que consiste em se estudar sobre Deus.

Confesso que depois que fiz o curso de teologia, meu conhecimento aumentou bem mais e já entendia mais claramente certos trechos e passagens bíblicas que antes não entendia. Isso também me ajudou contra seitas e certas heresias que existem por aí.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
2 Timóteo 2:15 (ARCF)

Infelizmente existem atualmente ensinos teológicos pautados em heresias e até adulteração da Palavra de Deus e isso causa muita confusão na mente das pessoas que não conhecem nada sobre a Bíblia. Aqueles que já ingressaram nesses ensinos e aprenderam assim, brigam defendendo o erro que aprenderam.

Existem doutrinas e credos inteiros pautados em erros estúpidos de português de certos movimentos! Note que não é nem teologia, é português, ou qualquer outro idioma que seja. Mas é apenas questão de identificar termos, verbos, pessoas e outros detalhes mais que na maioria dos casos são visíveis aos olhos de quem entende melhor estas coisas simples nas Escrituras.


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." 2 Pedro 2:1 (ARCF)

Devemos deixar a ignorância e a espiritualidade exagerada e cega e aprender mais da Palavra de Deus como convém a ministradores dessa Palavra aos demais em cursos teológicos, escola bíblica, seminários, apostilas, estudos, pregações e cultos de ensino.

Caso contrário seremos enganados, confundidos e até negaremos nossa fé que um dia aceitamos. Quantos não deixaram o Evangelho original e hoje estão em tantos caminhos de confusão e contrários a Verdade?

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Efésios 4:14

Devemos sim buscar todo conhecimento possível, mas sempre orando e buscando de Deus revelação e um coração humilde para lidar com esse conhecimento para que não venhamos cair em orgulho e querer sermos melhores que nossos irmãos, como se orgulhou o diabo e caiu.

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"
2 Timóteo 4:3