Boas ações - Mostrar ou não mostrar?

A Bíblia Sagrada se não for lida com oração, reflexão, meditação e conhecimento, sempre trará aparentes confusões na cabeça de muitos. Infelizmente não são poucos os que se perdem nas interpretações das Escrituras e arrogantemente seguem o caminho da confusão, distorcendo as passagens nelas contidas e as mensagens.

Neste artigo vamos esclarecer a verdade sobre duas lições que são ensinadas no Novo Testamento sobre as boas obras. Críticos da Bíblia querem colocar a mesma em contradição afirmando que em um lugar se ensina a não mostrar nossas boas ações aos homens e em outro que devemos mostrar sim.

Afinal, devemos mostrar ou não nossas boas obras diante dos homens e da sociedade? Vamos sanar mais essa pergunta aqui no Verdade Urgente.

Cena de O Cego e o publicitário
Será que não devemos ajudar as pessoas em público? Ou esses gestos são reprovados pelo Senhor? Imagem: YouTube


Devemos mostrar boas ações

Vamos começar pelas passagens que ensinam que devemos mostrar nossas obras em público, que são as seguintes:

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5:16

Neste primeiro texto Jesus orienta-nos a sermos diferentes daqueles que não conhecem o caminho da verdade e nem a essência da lei de Deus. Ele esta recomendando que andemos na contramão do mundo praticando o que é correto e justo conforme ensina a lei moral dada por Deus ao seu povo.

Note que antes ele começa comparando os discípulos a uma candeia que deve ser posta em lugares visíveis para iluminar as pessoas que ali estão e nos textos subsequentes ele prossegue afirmando que a lei moral dada por Deus não seria mudada. Jesus tanto cumpriu a justiça da lei, como também instruiu-nos a fazer o mesmo; essas seriam as boas obras nesse caso: Amar o seu próximo como a ti mesmo.



Vamos analisar o segundo texto que os críticos querem usar como contradição que foi escrito por Pedro:

"Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem." 1 Pedro 2:12

Pedro apenas confirma o ensinamento de Cristo, recomendando aos irmãos que pratiquem o bem e o que é correto de uma forma geral entre aqueles que não andam assim e ainda os criticam para que dia da visitação, glorifiquem a Deus pela vida reta de boas obras observadas neles.

Observemos que em ambos os textos se falam de boas obras envolvendo ações geradas naturalmente de um viver em justiça e santidade que mostra a mudança na vida de um homem e não de atos exibicionistas que buscam glória e elogios humanos. São boa obras praticadas naturalmente, mas que glorificam a Deus por serem atos louváveis diante dos homens.

Resumindo no mais claro possível: É como você observar uma pessoa de bem que faz o que é justo, ajuda outras pessoas, ama todos e em todo o bem que faz não é orgulhoso e nem busca reconhecimento de ninguém. Essa é a essência dos ensinos de ambos os textos...


Não devemos mostrar boas ações?

Em suas interpretações confusas, os críticos alegam que existem passagens contraditórias afirmando que não devemos mostrar nossas boas ações. Mas seria realmente assim? Vamos examinar o textos usados por eles:

"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus."
Mateus 6:1

Esta claro aqui, como nos textos que se seguem que Jesus não esta reprovando nem o fazer boas obras e nem que os homens vejam, mas sim o modo como se deve fazer isso. Ele reprovou o ato de dar esmola buscando ser visto e conseguir elogios e a atenção das pessoas e quer saber? Isso realmente é ridículo...

Ele recomenda que façamos isso de forma discreta, para evitar de se aparecer. Mas se alguém visse essa esmola sendo feita dessa maneira, claro que a pessoa que dava a esmola não seria reprovada por seu ato, pois não estava praticando para se aparecer. Vamos a mais um texto:

"Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes," Mateus 23:3,5

Não há contradição... Novamente Jesus reprova os orgulhosos fariseus e seus atos de fazerem tudo para se aparecer e alcançar elogios dos homens. Ele recomenda até mesmo que as pessoas façam o que eles ensinam, mas não façam como eles fazem, com hipocrisia e orgulho.

Os fariseus eram os "grandes religiosos" da época que não passavam de hipócritas e falsos adoradores que não buscavam a glória de Deus, mas a sua própria; se dizendo cumpridores da lei, ensinando certo ao povo as vezes, mas não cumprindo assim. Suas boa obras eram reprováveis e Deus abominava, porque eram praticadas objetivando fama pessoal e não glorificar a Deus.

Alguma dúvida a respeito dos textos e explicações? Fique a vontade em perguntar ou comentar; até mesmo refutar se estiver ao alcance.

Comentários

  1. irmão Ricardo F.S. excelente artigo, parabéns. Levando em consideração de que NÃO devemos fazer boas obras para nossa própria honra e gloria, e nem receber louvor de homens, pois é pecado. Mas e fazer ensinando, mostrando como exemplo para ops filhos, mostrando como exemplo para o próximo ? Pois se JESUS foi radical (de que não devemos mostrar, mesmo na condição de exemplo, de humildade) então não deveríamos mostra nem para os nossos filhos, crianças, etc, sendo que a Palavra diz que devemos ensinar as crianças, ao levantar, durante o dia e ao deitar. 1 Pedro 3:2
    ''TESTEMUNHANDO'' a vossa maneira de ser honesta e respeitosa. DISSE JESUS : Mateus 5:16
    Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens (pois no contexto do capítulo 5, tem aqueles que escondem suas luz (boas obras) debaixo do alqueire, mesa, cama). 2 Coríntios 8:21
    pois estamos empregando todo o zelo necessário para fazer o que é correto, não somente ao olhos do Senhor, ''MAS TAMBÉM PERANTE OS OLHOS DE TODOS OS HOMENS''. Me ajude ai querido. A paz do Senhor JESUS . afonsomfneto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu querido irmão! Esse artigo foi escrito para sanar as dúvidas de alguns ateus que tentam colocar a Bíblia em contradição por não entenderem o texto. Mas não creio que seja reprovável ensinarmos os filhos com nossos exemplos... As praticas condenáveis diante de Deus, são todas quantas não o glorificam e remetem glória para nós mesmos; ou seja, são egoístas e possuem apenas fins egocêntricos, como se mostrar; galgar posição e fama. Quem assim procede, é reprovado diante de Deus!

      Espero ter ajudado e desde já, agradeço por ler e comentar este artigo! Deus abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em comentar complementando o artigo; deixando suas perguntas ou mesmo apresentando seu ponto de vista para possíveis discussões amigáveis de ideias sem ofensas, fanatismos ou estupidez.

Os comentários serão avaliados e sendo aprovados; publicados imediatamente.