Os cristãos devem orar em público ou não?

Essa suposta contradição também é difundida na internet e aceita por muitos leigos por aí que não examinam as Escrituras e mesmo examinando-as, não conseguem discernir a real mensagem passada nelas. Dessa vez o assunto que encontrei colado no blog da Profetiza foi sobre a oração em público. Geralmente alguns ateus acham que as Escrituras se contradizem em ensinar que devemos orar em público e depois que devemos no oculto em nosso quarto.

Afinal, será mesmo que Jesus Cristo e Paulo erraram em seus ensinamentos ou são os homens sem entendimento que distorcem suas palavras por não saberem exatamente do que ele estava falando? Vamos analisar os textos em apreço e mostrar nada mais do que a verdade.

Fazendo oração ao ar livre
Será que devemos orar no oculto de nosso quarto ou podemos orar em qualquer lugar? Imagem: Canção Nova


A oração em Oculto

Segundo Jesus ensinou no relato no evangelho de Mateus, os cristãos não devem orar em público. Assim entendem os críticos da Bíblia. Leia os textos:

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6:5-6

Esta na cara que mais uma vez Jesus reprova a hipocrisia dos fariseus em fazer suas orações pessoais em público para que o povo visse e entendesse que eles eram os "homens santos de Deus"

Jesus não reprovou o ato de orar em sim, mas destacou que nossas orações pessoais e mais íntimas devem ser feitas em secreto ao nosso Pai que também esta no secreto e não ficarmos em todo tempo orando aos olhos das pessoas para mostrarmos que somos os homens melhores que os outros que não oram.

E para ser mais objetivo novamente; Jesus pautou seu ensino na oração pessoal e mais íntima. Ele não estava falando das orações em geral que devemos fazer.



Oração em Publico

O texto que os críticos querem usar como oposto ao texto esclarecido acima esta em Timóteo; na recomendação que Paulo fez ao jovem obreiro e aos irmãos que recebessem essas instruções. Confira:

"Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda." 

1 Timóteo 2:8

Paulo não especificou apenas "lugares públicos" nesse texto, mas generalizou "em todo o lugar". Isso inclui nas praças, nas casas das pessoas, na igreja, no quarto, na sala e onde for possível e necessário. Paulo aqui não fala para ninguém orar como os fariseus, mas erguendo as mãos santas para abençoar também.

Afinal, você sabe o que é oração? Oração é um simples, mas sincero e reverenciado diálogo com Deus e essa prática eu faço diariamente na minha cama, no meu café da manhã na mesa, no carro dirigindo, no meu trabalho, na igreja, na casa das pessoas e de várias maneiras: pensando, cantando, sussurrando, falando, gritando e até chorando.

Deus não quer que oremos como orou o fariseu se colocando acima do publicano; mas sim como orou este que o fez com humildade e reconhecendo seu estado de pecador e carência de Deus. Se sua oração for com hipocrisia, contenda, com pecado e divisão, com certeza será rejeitada; mas se for com humildade, reverência, dependência e amor, não importa o lugar e nem o modo como é feita, Deus ouvirá!

Alguma dúvida sobre o orar em público ou não?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Eu não vi em canto nenhum uma referência de oração íntima ou pública nas palavras de Jesus, temos aqui mais um dos muitos casos onde o escritor acha uma coisa que nada refere o texto literal.

    Devemos lê os textos sem acrecentar nada, por isso muita gente não acredita em vocês, por causa das invenções, coisas da imaginação de vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, você esta mal de conexão de verdades bíblicas... O meu problema não é se preocupar com quem não entende as explicações e sim com quem não entende e continua transmitindo cargas d'água para novatos na fé.

      De onde você deduziu que acrescentei alguma coisa? Se sempre tenho o zelo de comentar somente nos limites do texto e no máximo das Escrituras como um todo? Não esta me julgando errado aí não? Sabe o que é exegese né? É compreender o texto de todas as formas ao nosso alcance: Línguas originais, contexto histórico, contexto literário, elementos extra bíblicos, contexto imediato e geral nas Escrituras. É isso que sempre me preocupo em fazer.

      Se você for daqueles que foca num texto isolado; tome muito cuidado! Qualquer texto pode se tornar pretexto para se formar uma heresia!

      O que a Bíblia diz na boca de quem quer seja é o que esta escrito; com exceção de algum detalhe humano posterior em traduções e edições que não são graves e nem prejudicam as verdades reveladas.

      Resumindo: O importante é orar! Estar em conexão com o Pai! De joelhos no templo! Em casa no quarto em secreto! Ao volante dirigindo em espírito! No trabalho! Na confraternização em família! Sozinho! Sempre orar! Disse algo errado até aqui? Reveja seu entendimento irmão. Forte abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem