Os cristãos devem orar em público ou não?

Essa suposta contradição também é difundida na internet e aceita por muitos leigos por aí que não examinam as Escrituras e mesmo examinando-as, não conseguem discernir a real mensagem passada nelas. Dessa vez o assunto que encontrei colado no blog da Profetiza foi sobre a oração em público. Geralmente alguns ateus acham que as Escrituras se contradizem em ensinar que devemos orar em público e depois que devemos no oculto em nosso quarto.

Afinal, será mesmo que Jesus Cristo e Paulo erraram em seus ensinamentos ou são os homens sem entendimento que distorcem suas palavras por não saberem exatamente do que ele estava falando? Vamos analisar os textos em apreço e mostrar nada mais do que a verdade.

Fazendo oração ao ar livre
Será que devemos orar no oculto de nosso quarto ou podemos orar em qualquer lugar? Imagem: Canção Nova


A oração em Oculto

Segundo Jesus ensinou no relato no evangelho de Mateus, os cristãos não devem orar em público. Assim entendem os críticos da Bíblia. Leia os textos:

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Mateus 6:5-6

Esta na cara que mais uma vez Jesus reprova a hipocrisia dos fariseus em fazer suas orações pessoais em público para que o povo visse e entendesse que eles eram os "homens santos de Deus"

Jesus não reprovou o ato de orar em sim, mas destacou que nossas orações pessoais e mais íntimas devem ser feitas em secreto ao nosso Pai que também esta no secreto e não ficarmos em todo tempo orando aos olhos das pessoas para mostrarmos que somos os homens melhores que os outros que não oram.

E para ser mais objetivo novamente; Jesus pautou seu ensino na oração pessoal e mais íntima. Ele não estava falando das orações em geral que devemos fazer.



Oração em Publico

O texto que os críticos querem usar como oposto ao texto esclarecido acima esta em Timóteo; na recomendação que Paulo fez ao jovem obreiro e aos irmãos que recebessem essas instruções. Confira:

"Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda." 

1 Timóteo 2:8

Paulo não especificou apenas "lugares públicos" nesse texto, mas generalizou "em todo o lugar". Isso inclui nas praças, nas casas das pessoas, na igreja, no quarto, na sala e onde for possível e necessário. Paulo aqui não fala para ninguém orar como os fariseus, mas erguendo as mãos santas para abençoar também.

Afinal, você sabe o que é oração? Oração é um simples, mas sincero e reverenciado diálogo com Deus e essa prática eu faço diariamente na minha cama, no meu café da manhã na mesa, no carro dirigindo, no meu trabalho, na igreja, na casa das pessoas e de várias maneiras: pensando, cantando, sussurrando, falando, gritando e até chorando.

Deus não quer que oremos como orou o fariseu se colocando acima do publicano; mas sim como orou este que o fez com humildade e reconhecendo seu estado de pecador e carência de Deus. Se sua oração for com hipocrisia, contenda, com pecado e divisão, com certeza será rejeitada; mas se for com humildade, reverência, dependência e amor, não importa o lugar e nem o modo como é feita, Deus ouvirá!

Alguma dúvida sobre o orar em público ou não?