Quem foram os 12 apóstolos de Jesus?

Os críticos da Bíblia alegam ter encontrado erros nela e com isso acreditam que ela se torna um livro obsoleto e falsificado. Já mostramos a verdade sobre muitos dos principais textos que foram colocados em debate e vimos que a totalidade deles estavam corretos e o que houve realmente foram apenas más interpretações.

Neste artigo exporemos mais supostas contradições em cima das listas dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Dessa vez eles querem alegar que há divergências entre os relatos de Mateus e Marcos e de Lucas e Atos. Alegam que nos dois conjuntos de relatos que os nomes citados estão totalmente em discordância. Se algum dia leu ou ouviu sobre isso e não soube responder, hoje poderá tirar as conclusões corretas e saber o que responder aos críticos.

Jesus e os 12 apóstolos
Existe realmente confusão na contagem dos 12 apóstolos de Cristo nas Escrituras? Imagem: O Cristianismo em Foco


Listas dos 12 Apóstolos Encontradas na Bíblia

Vamos primeiramente mostrar onde estão listados os nomes dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

"Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu."
Mateus 10:2-4

Essa foi a lista fornecida por Mateus que também era um dos 12 apóstolos. Agora vamos ver a lista do evangelista Marcos:

"A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, e a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; e a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita, e a Judas Iscariotes, o que o entregou."
Marcos 3:16-19

Essa lista foi citada por Marcos, também contendo os 12 apóstolos de Jesus Cristo quando Ele chamou eles e lhes deu poder. Vamos ver a lista de Lucas que supostamente mostra contradições?



"E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; e Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor." Lucas 6:13-16

As listas usadas como erradas ou contraditórias são as de Lucas e Atos que também veremos logo a seguir:

"E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago." Atos 1:13

Notou que na lista de Atos estão nomes diferentes como em Lucas? Mas para piorar aparentemente, foram citados apenas 11 apóstolos! Calma, vamos ver a verdade sobre este assunto aqui no Verdade Urgente.

Os 12 Apóstolos de Jesus

Vamos montar uma lista descomplicada dos 12 apóstolos de Jesus Cristo sem complicação, baseada nas três citadas na Bíblia e você verá que não existe tanta complicação assim quanto parece. Confira:

1. Simão - Filho de Jonas que recebeu de Jesus o apelido de Pedro.

"E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." Mateus 16:17

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" Mateus 16:18


2. André - Também filho de Jonas e irmão de Simão Pedro.

"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;" Mateus 4:18

3. Tiago - Filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João.

"E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes," Marcos 1:19

4. João - Também filho de Zebedeu e irmão do apóstolo Tiago como mostrado na citação acima.
5. Felipe - De Betsaida e o apóstolo que evangelizou o eunuco e foi chamado por Jesus também.
6. Bartolomeu - Outro apóstolo que consta nas três listas mostradas neste artigo.
7. Tomé - O apóstolo que duvidou da ressurreição de Jesus, também consta nas três listas.
8. Mateus - O ex-cobrador de impostos também se encontra nas listas de apóstolos.
9. Tiago - Filho de Alfeu que consta também entre os apóstolos nas listas.
10. Judas - Seu sobrenome é Labeu ou Lebeu conforme a tradução. Apelidado como Tadeu; por isso a confusão em cima de seus títulos.

"Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?" João 14:22

Judas se prepara para se enforcar
Judas foi um dos discípulos de Cristo, mas acabou se enforcando por ter traído o Mestre. Imagem: YouTube


11. Simão - Da seita dos zelotes que também provém do termo cananita (cananita = uma transliteração da palavra síriaca Kanenyeh, que designa a seita judaica dos zelotes). Por isso é chamado de Zelote ou Cananita. Esse não é o Simão Pedro!
12. Judas - Seu sobrenome é Iscariotes e foi quem traiu Jesus e tentou se enforcar, morrendo em seguida na queda. Por isso não é citado na lista de Atos dos apóstolos, pois neste mesmo livro consta sua substituição por Matias.

"E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." Atos 1:23-26

 Realmente essa turma faz confusão nas Escrituras por que não conhecem a mesma e leem superficialmente buscando apenas lacunas para apoiarem seus intentos. Mas mais uma vez a verdade prevalece sobre a mentira. Mais alguma dúvida sobre quais eram os nomes dos 12 apóstolos?

Comentários