Maria Madalena reconheceu Jesus quando ele apareceu a ela?

Felizmente até aqui nenhuma de todas as supostas contradições dos críticos da Bíblia procedem; mas ainda existem muitas dessas contradições para se responder e aqui no blog Verdade Urgente você encontrará as respostas para elas.

Dessa vez a contradição deles gira em torno de Maria ter ou não reconhecido Jesus na ocasião da ressurreição. Mostraremos mais uma vez que não passa de litura incompleta e interpretação egoísta e pretensiosa de quem não tem comunhão com o Autor da Bíblia Sagrada.

Será que Maria reconheceu mesmo o Mestre ou não? Haveria mesmo alguma controvérsia no que registrou Mateus, Lucas e João? É o que vamos conferir sob a verdade da Palavra...

Ilustrações das mulheres no sepulcro
Maria Madalena reconheceu Jesus ou não quando Ele apareceu para ela? Imagem: JW.org


Maria reconheceu ou não reconheceu Jesus?

Vamos expor os  textos usados pelos críticos que mostram as possíveis contradições narradas nos evangelhos e analisaremos cada uma delas, fornecendo as respostas posteriormente. Confira:

"E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." Mateus 28:9

Mateus relata que assim que Jesus chegou e saudou as mulheres, elas já correram para o abraço e o adoraram.

"E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus." João 20:14

João relata que Maria em primeira visualização não reconheceu Jesus, mas depois ela o reconheceu quando falou com ela.

"E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive."
Lucas 24:23

Lucas já descreve que as mulheres tiveram visão dos anjos dizendo que Jesus vivia, mas que não o viram. Aparentemente temos uma contradição não é mesmo? Mas vamos se isso procede realmente...



Jesus foi reconhecido ou não por Maria Madalena?

É importante frisar que Jesus não fez somente uma aparição mas pelo menos 18 segundo as Escrituras e isso pode muito bem causar um problema grande na mente de quem não consegue captar a cronologia dos fatos.

Os críticos confundem as passagens achando que são uma só, mas houveram pelo menos duas aparições distintas a pessoas diferentes no caso das mulheres. Em uma apenas Maria Madalena estava presente e na segunda outras mulheres a acompanhavam.

Analisaremos agora os textos usados pelos críticos. Observe os detalhes abaixo:

“Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”
Jo 20:15-17

Nessa primeira aparição a Maria Madalena, Jesus não é reconhecido até conversar com ela; quando explica que não poderia ser detido, pois ainda não tinha subido aos céus. Essa foi uma das aparições dele.

"E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-Lo aos Seus discípulos. 9 E, indo elas a dar as novas aos Seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés, e O adoraram."
Mt. 28:8-9




Na segunda aparição conforme esclarece Mateus, Ele aparece para Maria, sua mãe; Salomé; Maria Madalena e outras. Nessa ocasião elas já o reconheciam porque Maria Madalena já o tinha visto antes e então abraçam seus pés e o adoram.

O caso de Lucas sobre os anjos que anunciaram que Jesus vivia para as mulheres e que não havia sido visto é uma narrativa dos discípulos que não acreditaram nas mulheres como mostra os textos abaixo:

"E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram."
Mc. 16:11 

"E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram." Lc. 24:11
  Prova disso encontramos no momento em que Jesus reprova os discípulos, chamando-os de néscios e tardos de coração, por não crerem nas Escrituras sobre sua ressurreição. Observe também o caso de Tomé que disse que só creria se tocasse na ferida do Mestre:

"E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?" Lc. 24:25,26

"Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei."
Jo. 20:25

Mais uma falta de interpretação detectada! Mais alguma dúvida sobre se Maria Madalena viu ou não Jesus?