O que dizia a placa acima da cabeça de Jesus?

Todos devem saber que Pilatos mandou fazer uma placa com dizeres que indicavam que Jesus era o Rei dos Judeus; mas o que realmente estava escrito nessa placa? Esse é mais um assunto encontrado por aí na web em blogs e sites de críticos que dizem ter encontrado mais uma suposta contradição sobre o que realmente estava escrito nessa placa.

Segundo eles Mateus, Marcos, Lucas e João estariam em contradição ao relatarem sobre as informações na placa. Mais uma vez deixaremos a pergunta no ar: "Será que a Bíblia realmente é um livro falso e cheio de contradições?"

Esta já é a 26ª "contradição" que analisamos e as aspas continuam sempre no mesmo lugar. E no final não encontramos nenhuma contradição. Vamos destrinchar mais essa?

Modelo de escrita que havia na placa na cruz
O que será que realmente foi escrito na placa pregada na cruz de Cristo? Há contradição na Bíblia? Imagem: Imagens Bíblicas


Dizeres contraditórios nas placas?

Vamos expor os textos de cada evangelho e ver o que nos dizem as informações contidas na placa:

"E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: este é Jesus, o rei dos judeus."
Mateus 27:37

"E por cima dele estava escrita a sua acusação: O REI DOS JUDEUS."
Marcos 15:26

"E também por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas, e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS." Lucas 23:38

"Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS."
João 19:19

 Não vamos explicar o que realmente é uma contradição aqui porque nem precisaríamos mais responder sobre estes textos; mas como estamos reservando um artigo só para discutir sobre uma contradição em seu real significado.


Qual a frase na placa de Pilatos?

Vamos responder mais essa e esclarecer que nenhuma das frases entra em contradição, mas são concordantes. O fato de simplesmente cada um deles falar da escrita na placa de um modo não coloca a mensagem essencial da mesma em contradição.

Qual era mensagem essencial na placa? Simples, de que Jesus, era o rei dos Judeus; sem confusão alguma nisso. E se ainda pegarmos os relatos de cada um deles, teremos a seguinte frase completa:

"Este é Jesus Nazareno, o rei dos judeus". Onde esta a contradição? Note que os três relatos são concordantes em dizer que Jesus era o rei dos judeus.

E você, ainda acha mesmo que a frase contida na placa era uma contradição?  Fique a vontade em se manifestar e comentar essa publicação.
  

Comentários