Para quem Jesus apareceu primeiro após a ressurreição?

Jesus apareceu primeiro para as duas Marias? Só para Maria Madalena? Cléopas e outro discípulo ou para Pedro? Será que agora encontraremos um contradição firme e consistente que tire a integridade das Escrituras?

Essa é mais uma das muitas sugeridas pelos críticos da Bíblia Sagrada e aceitamos mais esse desafio de buscar a verdade sobre esses relatos que eles acreditam contradizer uns aos outros sobre quem teria visto Jesus ressurreto primeiro.

Jesus apareceu primeiro para quem nos relatos bíblicos?
Obviamente que a confusão sempre parte ou de cristãos imaturos ou de ateus precipitados a respeito. Imagem: Google


Estaremos mais uma vez mergulhando em cada texto usado por eles e revelar qual o real sentido dos mesmos e suas reais interpretações.

Contradições nos relatos

Veja agora em sequência os textos que parecem estarem em conflitos nos evangelhos e carta de Paulo:

"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro." Mateus 28:1

"E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram." Mateus 28:9
  Lendo os demais versículos podemos ver que elas viram o sepulcro aberto e que Jesus não estava mais lá. Elas então correndo para avisar os demais discípulos, encontraram com Jesus que falou com elas e o adoraram. Vamos ao próximo?

"E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios."
Marcos 16:9

"E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus." João 20:11-14


Nos relatos de Marcos e João, quem está em eminência nas boas novas da ressurreição do Mestre é Maria Madalena, mas nos versículos que antecedem, Marcos também fala de Maria, mãe de Jesus; e João destaca ela como quem viu o Mestre. Mas vamos mais adiante...

"E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?


E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.

E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E
, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes."
Lucas 24:13-31
Já Lucas parece afirmar que dois discípulos a caminho de Emaús viram Jesus primeiro. Mas será que foi realmente assim? Vamos a mais textos contraditórios (segundo eles).

"E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze." 1 Coríntios 15:4-5

Paulo cita Pedro e na sequência os doze que viram Jesus Cristo ressurreto. Eu só gostaria de saber se esse pessoal faz umas boas aulas de hermenêutica e exegese bíblica para interpretar as Escrituras. Vamos a verdade?

Tomé duvidou da ressurreição de Cristo
Após ressuscitar, o Senhor apareceu também a Tomé para lhe mostrar suas feridas. Imagem: Construtores do Reino


Conclusão

Vamos responder calma e organizadamente para que você entenda claramente como foi a história segundo cada um deles narrou. É importante saber que os evangelhos jamais devem ser analisados isoladamente quando se trata de história; pois foram pessoas que escreveram, cujos fatos forma captados de maneira diferente e por ângulos diferentes e por isso se faz necessária uma análise mais abrangente para que se possa ter uma visão global dos fatos. Vamos ver:

1. As mulheres - Segundo os evangelhos, foram ao sepulcro: Maria Madalena; Maria mãe de Jesus; Salomé; Joana e outras. Não foram só as duas Marias que foram ao sepulcro.

2. O sepulcro vazio - As mulheres viram o sepulcro vazio e receberam as novas da ressurreição pelo anjo. Mas quem esteve a frente desses fatos foi Maria Madalena.

3. Anúncio da ressurreição - Maria Madalena e as demais anunciaram aos discípulos o que viram e não creram; mas Pedro com outro discípulo foram conferir os fatos e constataram que era verdade e foram para casa.

4. Aparição de Jesus - Depois que os discípulos foram para casa, Maria Madalena teve um encontro com Jesus ressurreto e foi anunciar aos discípulos que o tinha visto.



5. Dois discípulos - Nesse intervalo, Jesus aparece aos dois discípulos no caminho de Emaús. Eles não sabendo que Maria Madalena o tinha visto, disseram que sabiam do sepulcro vazio, mas ninguém o tinha visto. Eles só perceberam que era Jesus com eles depois que sumiu.

6. Os onze - Jesus aparece aos onze discípulos que estavam reunidos em casa escondidos depois que apareceu a Maria Madalena e aos dois discípulos. Nessa ocasião ele mostra a Tomé suas feridas e prova para eles que havia ressuscitado conforme anunciado por Maria Madalena.

7. Pedro - Depois de aparecer aos discípulos reunidos, Jesus também aparece a Pedro e outros discípulos que foram pescar com ele no mar da Galileia. Nessa ocasião Jesus cobra o amor de Pedro para com ele.

8. A multidão - Jesus segue aparecendo para seus discípulos num espaço de 40 dias e falando com respeito as coisas que haveriam de acontecer. E por fim, Jesus aparece novamente para a multidão de discípulos na sua partida para o céu.

Ficaria uma bagunça colocar aqui as referências da forma como narrei os acontecimentos, mas basta ler todas as passagens mostradas no início do artigo completamente e anotar os fatos ocorridos em todas elas e conseguirá perceber realmente como tudo aconteceu e quem viu Jesus primeiro na ressurreição.

Mas a resposta mais objetiva para nossos críticos confusos é: Maria Madalena viu Jesus primeiro que todo mundo! Examinem as Escrituras como tem que ser e não ficarão tão confusos...

Até porque a maravilha dos relatos não esta em quem viu primeiro, mas que o nosso amado Cristo ressuscitou soberanamente como havia predito. Alguma dúvida sobre quem viu Jesus primeiro em sua aparição?