Quem as mulheres viram na tumba?

Acerca dos anjos vistos na tumba de Jesus na ocasião da ressurreição os críticos parecem sugerir que encontraram alguma "contradição" nos relatos dos evangelistas. Será mesmo contradições ou mais falta de interpretação e análise correta desses fatos?

É o que vamos descobrir em mais este artigo composto justamente para trazer a verdade sobre estas contradições invetadas sem base forte. Dessa vez, segundo eles os escritores dos evangelhos, não sabiam se foram anjos ou moços que apareceram para as mulheres e se foram um ou dois. Analisaremos criteriosamente mais uma vez essa contradição e revelaremos a verdade pautados nas Escrituras. Vamos nessa?

Anjos foram vistos no sepulcro do Senhor
Será que foram realmente dois anjos ou apenas um só que as mulheres viram no sepulcro? Imagem: YouTube


Divergência na descrição?

Vamos analisar os textos usado por eles para supostamente montar as contradições:

"E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela." Mateus 28:2

Mateus relata sobre um anjo do Senhor que removeu a pedra e depois assentou-se sobre a mesma. Vamos ver o que Marcos nos diz sobre essa ocasião:

"E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas." Marcos 16:5

 Já Marcos nos diz que era um jovem assentado a direita no sepulcro. O que será que Lucas nos diz sobre este evento?



"E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes." Lucas 24:4

Lucas conta o fato de forma diferente, relatando que apareceram ali dois homens e falaram com as mulheres na ocasião. Vamos por fim, conferir o que João relatou sobre isso:

"E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés."
João 20:12

João enfatiza que eram dois anjos que apareceram para Maria e falaram com ela. Que relato estaria correto? Seria mesmo uma contradição esses relatos?

A verdade sobre os seres

Tentei, mas não consegui ver a contradição nos relatos; porque a resposta é muito simples para essa questão: Não existe contradição! Explicaremos porque.

O que vejo quanto às descrições é que pautado em muitos relatos das Escrituras é que aparentemente esses anjos se assemelhavam com homens de aparência jovem e se vestiam de vestes brancas compridas e resplandecentes. Isso já responderia a questão toda da aparente contradição. Apenas um texto para esclarecimento no Antigo Testamento:

"Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;" Gênesis 19:12


"E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade." Gênesis 19:15

Simplesmente o que um relatou o outro não relatou. Se dois deles tivesse dito que foram anjos e outros dois demônios, concordaria de imediato que seria uma contradição grotesca! Mas não foi isso que aconteceu.

E lendo os próprios fatos ocorridos, entendemos que um anjo foi visto retirando a pedra e outro dentro do sepulcro e depois os dois foram vistos juntos conforme esclarece dois evangelistas. Reúna quatro pessoas diferentes numa certa ocasião cheia de eventos impressionantes e depois grave como cada um irá contar o que aconteceu; com certeza ficarão diferentes os relatos, mas todos dentro do que aconteceu no geral e com detalhes peculiares que cada um deles observou, mas verdadeiros.

Não é diferente nesses acontecimentos narrados nos evangelhos... Alguma dúvida sobre quem as mulheres viram na ocasião da ressurreição?

Comentários