Quem comprou o Campo do Oleiro?

Foi Judas ou os príncipes que compraram o Campo do Oleiro? Mais uma aparente contradição por parte de nossos amigos críticos que muito estudam a Bíblia procurando contradições. No evangelho de Mateus esta descrito que os príncipes compraram um campo com o dinheiro que Judas devolveu a eles e em Atos dos Apóstolos, Lucas descreve que Judas quem comprou um campo e não eles.

Parece uma verdadeira contradição não é mesmo? Mas vamos vamos analisar mais essa questão e apurar se temos uma contradição em mãos ou é mais um erro equivocado dos críticos e da profetisa em seu blog.

Localização atual do Campo de Sangue
Campo de Sangue atualmente em Jerusalém, Israel. Imagem: Google


Relato de Mateus

Veja agora o relato segundo escreveu Mateus em seu evangelho:

"E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue." Mateus 27:6-8

Os príncipes nesse relato, tomaram as moedas de Judas e compraram um campo para sepultura dos estrangeiros que não eram de Israel. Esse campo recebeu o nome de Campo de Sangue. E o relato de Atos?

Relato de Lucas 

Como muitos sabem, foi Lucas quem escreveu o livro de atos e por isso esse relato é de sua autoria. Vamos ver o que Lucas nos diz:

"Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue." Atos 1:18-19

Lucas já descreve o evento da morte de Judas e como o campo recebeu esse nome. Agora vamos às respostas sobre essa aparente contradição.





Dois campos em dois relatos

Exatamente isso. Embora Judas esteja envolvido nos dois relatos, são citados dois campos; sendo um comprado pelos príncipes para cemitério de estrangeiros e o outro possivelmente uma propriedade de Judas onde se matou. Repare bem nos relatos e verá que realmente as narrativas constam dois campos.

Campos no Original Grego: 

O "campo de sangue" adquirido pelos judeus, tem a mesma localização do citado por Jeremias : "Encontra-se em um nível terraço estreito na face sul do vale de Hinom. Seu nome moderno é Hak ed-damm ou Akeldamách

O vale de Hinom era um lugar de sacrifícios pagãos, crianças eram queimadas vivas no vale em oferenda a Maloque. Também chamado de "Tofete" ou "lugar alto" Jr 7:31

Akeldamách 

A terra nesse lugar é rica em barro e antigamente o lugar era preferido dos oleiros para ajuntar a matéria prima de suas peças. A argila da região tem uma coloração forte vermelha. O campo foi utilizado como cemitério para não judeus. Muito barro foi retirado de Akeldamách por Helena de Constantinopla e  proeminentes cristãos tanto para construção de casas como de sepulcros.

Atualmente no campo, existe um enorme sepulcro e um monastério, no centro uma larga coluna e um terraço que em seu lado sul fica o vale de Hinom (conforme descrito por Jeremias).

A palavra grega usada para descrever campo em Mateus 27 é "agros" = campo. No grego, o campo citado por Pedro em Atos é "chorion" = propriedade particular. A propriedade particular de Judas, pode ter sido comprada com dinheiro roubado, ele era tesoureiro e desonesto. O lugar ficou conhecido como "campo de sangue" por ter sido o local de seu suicídio.

Portanto, o campo adquirido por Judas, não é o mesmo descrito por Mateus. Mais alguma dúvida sobre este assunto?

Comentários

  1. Então dois campos diferentes são conhecidos como " Campo de sangue"? Pois ambos os textos chamam o campo assim, tanto Mateus quanto em Atos.

    Estranha essa explicação ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex! Obrigado por ler e comentar primeiramente! Só pra exemplificar; eu moro na cidade de Valparaíso e você sabia que eu descobri que existem até o momento 12 cidades com esse nome pelo mundo?! Caso você ainda duvide desse fato exemplar, pode conferir pessoalmente:

      Valparaíso:https://pt.wikipedia.org/wiki/Valpara%C3%ADso

      Dentro da minha vida, já vi sítios, chácaras e fazendas com o mesmo nome... E se fosse falar de pessoas então, nem se fala! Porque seria estranho haver dois campos com o mesmo nome?? Deus abençoe sua vida. Mas se tiver uma explicação mais plausível, sinta-se a vontade para expor aqui nos comentários.

      Excluir

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em comentar complementando o artigo; deixando suas perguntas ou mesmo apresentando seu ponto de vista para possíveis discussões amigáveis de ideias sem ofensas, fanatismos ou estupidez.

Os comentários serão avaliados e sendo aprovados; publicados imediatamente.