Buscando a essência

Em nossos dias como antigamente e no futuro o Pai sempre buscará os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. E apesar de sabermos dessa verdade, nem sempre fazemos assim e negar isso é hipocrisia e fingimento.

Os fariseus eram peritos em hipocrisia e fingimento e Jesus bem conhecia eles por seus atos, palavras e fama. Jesus na verdade conhecia a essência que neles havia: Presunção, ganância, imoralidade, cobiça e tantas coisas reprováveis diante de Deus.

Buscar sempre a essência em tudo
Precisamos sempre buscar a essência de tudo que fizermos para Deus e para nosso próximo. Imagem: Esboço Estudos e Sermões


Enquanto eu orava na casa de Deus, recebi uma verdade de sua parte muito importante e aplicável em nossas vidas; de que Deus procura em nós a essência daquilo que produzimos diante dele e para ele.

Essa essência seria como o cheiro gostoso de qualquer perfume que usamos ou apreciamos. Se essa essência se for da composição desse perfume, só restará um líquido parecido com o álcool sem cheiro. Assim somos nós em tudo quanto fazemos sem essência perante Deus.

Praticando o essencial em nossas vidas

O que Deus me ensinou é que não devemos dar pão ao necessitado que nos pede; mas sim o nosso amor juntamente com esse pão. O que pesa mais, um pão quentinho com manteiga somente ou o mesmo acompanhado de um abraço sincero de amor?

Quem não ama ser amado? Isso é a essência do amor ao próximo. Porque brigamos com nossos irmãos? Não vamos com a cara de alguém e até marcamos alguém dentre eles? Mas subimos num altar e pregamos o amor. A essência não esta presente nessas palavras...

Não é diferente quando nos reunimos para adorar ao Senhor. Realmente é para adorar ao Senhor ou para mostrarmos o quanto cantamos; pregamos ou somente vamos porque nos acostumamos com a rotina?



As nossas contribuições como dízimos, ofertas, missões e alimentos são realmente de coração preocupados com a aplicação final desses recursos em auxiliar no crescimento da obra de Deus e ajudar o próximo ou só estamos preocupados em mostrar que contribuímos, somos bonzinhos e temos suficiência? Com que essência você realiza cada ato desses?

As vezes nos acostumamos em fazer as coisas de qualquer maneira e isso não é bom; pois os frutos que deveriam ser gerados não o são e esses que são gerados não contam pontos com Deus.

Se vai ajudar ao próximo, faça com amor e sinceridade; não reclamando em seu interior ou querendo se aparecer perante os homens. Se quer realmente fazer algo para Deus, faça com liberalidade e não como se o pastor fosse queimar seu filme ou querendo posições, mas visando a glória de Deus.

Quer buscar ministério na igreja? Busque se baseando na Palavra e não apenas para ter uma posição de privilégio como os fariseus e mais nada. Procure usar a capacidade que Deus te deu para crescimento do reino na terra.

Mesmo o ler as Escrituras se exige essência. Se você lê a Bíblia para poder dizer que já leu ela completa, já começou sem essência... Leia com intenção de aprender verdades de Deus, defender o evangelho e ser cada vez um homem mais transformado pelo poder da Palavra e do Espírito Santo.

Que Deus possa abençoar sua vida e que sempre você possa buscar em seu íntimo se o que esta fazendo é com essência ou não. Boa sorte nessa jornada e que esse artigo possa abençoar sua vida essencialmente como planejei escrevê-lo.


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem