Como era o verdadeiro rosto de Jesus Cristo?

Sobre afeição verdadeira de Jesus Cristo como homem, existem poucas divergências; já que existem documentos históricos de imperadores romanos que descrevem com detalhes certas características de Jesus Cristo e muitos o retratam com base nelas.

Cabelos compridos, barba grande bipartida e de alta estatura. Mas se profundando mais nos detalhes temos certas discordâncias no que diz respeito a cor do cabelo, pele e olhos. Alguns o desenham com olhos azuis, outros castanhos e até preto. Aos cabelos atribuem o preto ou castanho; mas são detalhes complicados de se adivinhar.

Mas quem de nós não tem aquela curiosidade de saber como seria o verdadeiro rosto de Jesus Cristo? Não que isso tenha tanta importância porque sabemos que hoje o veríamos com um rosto que foi descrito por João; reluzente como o sol e olhos como de fogo.

Desenho de Jesus com mistura africana
Muitos tentam recriar o rosto de Jesus Cristo e quem não fica curioso para saber como ele era? Apelaram nessa... Imagem: YouTube

Cientistas britânicos e arqueólogos israelenses usaram a antropologia forense, o tipo tipicamente usado para resolver crimes, para recriar o que foi descrito como a imagem mais precisa do rosto mais famoso da história. Richard Neave, um artista anatômico britânico retirado da Universidade de Manchester, usou modelos de argila, raios-X computadorizados e desenhos de homens da região e o tempo de Jesus para reimaginar seu rosto, coloração e cabelo

"Nas últimas duas décadas, ele reconstruiu dezenas de rostos famosos, incluindo Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre o Grande e Rei Midas da Friggia", escreveu Mecânica popular em janeiro, quando publicou essas novas descobertas. Eu sinceramente não sei não se Jesus Cristo era realmente dessa forma como o desenho mostra. Você acredita?

Reconstrução do rosto de Jesus em 3D - Santo Sudário

E se eu disse que conseguiram reconstruir a face de Jesus Cristo com 95% de exatidão? Claro que isso não é biologicamente, mas sim virtualmente.

Cientistas a partir das marcas encontradas no Santo Sudário, usando um programa de criação em 3D, conseguiram criar o rosto de Jesus num processo longo, mas que ficou super realístico.

Eu peguei esse vídeo no YouTube no canal do Fernando Lima Ribeiro e os créditos pelo vídeo são totalmente dele. Assista com atenção; é um processo demorado, mas emocionante.


Eu não sei se assistiu ao vídeo até o fim, mas eu confesso que realmente causa um impacto no coração quando vemos a criação finalizada. Fiquei realmente impressionado com o que vi no final do vídeo.

É como se o próprio Jesus Cristo estivesse olhando para mim no vídeo... Muito interessante esse trabalho que realizaram. Mas deixo meu parecer que isso não quer dizer que realmente fosse assim o rosto de Jesus, mas devo admitir que chegou bem próximo com base no sudário. Existem mais trabalhos de reconstrução do rosto de Jesus pela internet; mas recomendo ver mais estas tentativas de outras pessoas que tentaram:


Quer ver mais coisas interessantes sobre a Bíblia em vídeo? Acompanhe nosso blog e não perca!

Fontes: 
Stltoday - Is this the face of Jesus?
YouTube - Verdadeiro Rosto de Jesus recriado por Cientistas em 3D

Comentários