O que Jesus fez depois de seu batismo?

Preparado para descobrir mais uma verdade sobre os fatos bíblicos mostrados até aqui? Com sucesso no Senhor e na infalibilidade das Escrituras, temos respondido a todas as investidas contra elas por parte dos críticos de plantão.

Deus não se deixa zombar por ninguém e se a Bíblia é realmente sua Palavra aqui na terra e em nossas mãos, não pode ser mentira, porque Deus é a Verdade! E conhecendo Deus como o conhecemos hoje, nos tornamos tanto pregadores como defensores de sua causa na terra.

E neste artigos desmontaremos mais um "contradição" sobre o que Jesus teria feito depois de seu batismo nas águas. Se teria ido ao casamento em Caná da Galileia ou teria sido levado pelo diabo ao deserto para ser tentado por ele. Segundo eles Marcos e João entram em conflito em seus relatos acerca dos eventos ocorridos.

Ilustração da transformação de água em vinho
O que realmente Jesus fez depois de ser batizado nas águas e com o Espírito Santo? Contradição? Imagem: Grupo Ruah


Deserto ou Casamento?

Mostraremos primeiramente os textos usados para forjar o tal conflito em o Novo Testamento e só depois mostraremos a resposta para o assunto em confusão. Alguns textos estão em Marcos e outros estão em João.

"E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam." Marcos 1:12-13

 Marcos relata que Jesus depois de ser batizado, foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado pelo diabo.

"No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;"
João 1:35

"No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me."
João 1:43

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus." João 2:1

Segundo eles, João declara que Jesus após seu batismo não teria ido para o deserto, mas sim para as bodas em Caná da Galileia. João não dá relato algum da tentação no deserto; contradição?



Harmonia dos Evangelhos

Só esse título daria um artigo especial sobre como analisar os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Porque os críticos não usaram os relatos dos demais evangelhos? Todos eles falam da tentação no deserto, exceto João. Confira nos evangelhos de Mateus e Lucas:

"E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; e quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome."
Lucas 4:1-2

Note que Lucas detalhadamente descreve que Jesus após seu batismo "volta do Jordão" e é levado pelo Espírito Santo ao deserto. E Mateus o que relatou sobre esse evento?

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."
Mateus 4:16

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." Mateus 4:1

Mateus também relata a tentação no deserto depois do batismo no Jordão. E em todos eles existem relatos do batismo, da tentação e depois da chamada dos discípulos. João não relata sobre o exato momento do batismo de Jesus e nem narra a tentação do deserto; mas destaca o primeiro milagre que Jesus realizou em Caná da Galileia, transformando a água em vinho. Repare alguns detalhes:

"E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus."
João 1:32-34



Reparou ou não? O evangelista João escreve que João Batista dava testemunho de que Jesus era o Filho de Deus e fala da ocasião do batismo quando viu o Espírito descer sobre ele como pomba. Após dar seu testemunho, Jesus aparece no Jordão a segunda vez após a tentação no deserto e só então seus discípulos começam a segui-lo.

"E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus." João 1:37

Na ordem cronológica correta dos fatos; Jesus prossegue convocando discípulos e então manifesta seu poder pela primeira vez nas bodas de Caná da Galileia como narra João:

"E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas." João 2:2

"Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele."
João 2:11

Vou no dito popular "passar a régua" nessa confusão: Jesus vai até o Rio Jordão e é batizado por João Batista > Jesus é levado para ser tentado no deserto pelo Espírito > Jesus após os 40 dias e noites volta ao Jordão onde João dá testemunho da ocasião do batismo > Jesus chama seus discípulos > Realiza seu primeiro milagre nas bodas em Caná da Galileia. Mais alguma dúvida sobre o que ele fez depois do batismo?

Comentários

  1. Olá Ricardo. Gostei da sua explanação. Mas temos outro problema aí: João não era para estar preso depois de Jesus ter volta do do deserto? Como ele apresentou Simão Pedro e André a Jesus durante a suposta segunda passagem no Jordão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado por ler e comentar o artigo Vinicius! Obviamente por estar vivo apresentou os discípulos a Jesus que estava pronto para começar seu ministério de pregação e milagres; mas vamos de testemunho das Escrituras:

      Segundo a Bíblia em Ordem Cronológica, João morto depois da TERCEIRA VIAGEM de Jesus de volta a Galileia e antes de sua ida a Cafarnaum; entre Fevereiro de 27 d.C e Abril de 28 d.C (Datas aproximadas segundo a cronologia de Klassen).

      Sua morte está citada nas seguintes passagens:

      Mateus 14.1-12
      Marcos 6.14-26
      Lucas 9.7-9

      O foco esta nas três viagens que Jesus fez a Galileia. Elas podem confundir os leitores por não estarem cronologicamente organizadas. Mas resumindo; João Batista foi morto depois que Jesus já estava com seus discípulos pregando e operando milagres e maravilhas. Deus abençoe sua vida!

      Excluir
  2. Quando eu estava lendo os quatros relatos sobre o evangelho eu tbm me deparei com esta dúvida e orando e estudado consegui compreender a sequencia dos fatos. Aí vim para net e este já é o segundo site que acho com a mesma conclusão que cheguei. Fiquem na Paz de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido irmão Luiz! Deus não é Deus de confusão! Ela reside apenas na mente dos que buscamo menos a verdade ou com um preconceito já formado em sua mente! Obrigado pelo comentário! Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Que benção cara, estava agora mesmo estudando sobre isso. Estava tentando entender essa questão das ordens cronológicas, me ajudou muito. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu querido irmão Gabriel! Deus abençoe sua vida em toda verdade e busque sempre a Verdade nas Escrituras como esta fazendo! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Estou estudando e estou com uma duvida.

    Depois que Jesus volta do deserto, passam 2 dias ate Jesus ir no 3 dia para Caná da Galiléia? (cf.João 1.29;1.35;4.43)

    E qual o terceiro momento que Jesus vai pra Galileia dps de partir para Carnafaum? Pois os discipulos de Joao segue Jesus depois que ele os chama no mar da galileia? (MT 3.18-22; JO 1.35-42)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Leeh Misaki! Muito obrigado por ler e comentar aqui no Verdade Urgente! Eu já respondi essa questão aqui nos comentários Leeh; mas vou repassar pra você ok?

      Segundo a Bíblia em Ordem Cronológica, João foi morto depois da TERCEIRA VIAGEM de Jesus de volta a Galileia e antes de sua ida a Cafarnaum; entre Fevereiro de 27 d.C e Abril de 28 d.C (Datas aproximadas segundo a cronologia de Klassen).

      Sua morte está citada nas seguintes passagens:

      Mateus 14.1-12
      Marcos 6.14-26
      Lucas 9.7-9

      O foco esta nas três viagens que Jesus fez a Galileia. Elas podem confundir os leitores por não estarem cronologicamente organizadas. Mas resumindo; João Batista foi morto depois que Jesus já estava com seus discípulos pregando e operando milagres e maravilhas. Deus abençoe sua vida!

      Excluir
    2. Caso queira mais detalhes, posso publicar um artigo sobre Jesus e sua estadia e passagens pela Galiléia. Mas de imediato, recomendo que pesquise um mapa biografico da vida e ministério de Jesus que encontrará todos os seus passos organizadamente e em detalhes! Espero ter ajudado Leeh. Abraço e Deus abençoe sua vida! Se quiser, pode ler este artigo muito bom também explicando todo ministério de Jesus na Galiléia: http://www.itf.org.br/a-caminhada-de-jesus-na-galileia-2.html

      Excluir
    3. Muito obrigado por responder.
      Irei olhar o link.

      E se puder poderia me indicar onde encontro esse mapa biográfico ?
      Desde já agradeço.

      E se me permite, deixo aqui meu blog, onde escrevo estudos bíblicos :D
      http://b-cristo.blogspot.com.br/

      Excluir
    4. A paz do Senhor Leeh Misaki! É um prazer responder aos meus leitores e eu quem agradeço sua visita aqui mais uma vez e dei uma olhada em seu trabalho e achei muito bem organizado! Parabéns e continue espalhando a semente da Palavra aos corações e que Deus seja contigo nesse seu trabalho! Quanto ao mapa, recomendo que dê uma olhada nessa imagem bem organizada:

      https://www.flickr.com/photos/aronmacedo/4481574698/sizes/o/

      Espero ter ajudado mais uma vez e que Deus te abençoe mais e mais!

      Excluir
  5. Respostas
    1. A paz meu querido Euclimar! Obrigado por ler nosso artigo e prestigiar o blog com seu comentário! Deus te abençoe!

      Excluir
  6. A mae de jesus estava com ele no dia do seu batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a); obrigado por ler o artigo e comentar! Segundo a narrativa dos evangelhos, ela não estava com Jesus... Segundo João, por exemplo; ela só aparece no terceiro dia depois da manifestação pública de Jesus (Ocasião do seu batismo):

      E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. João 2:1-1

      Espero ter ajudado...

      Excluir
  7. Então esse: três dias depois..., de João 2:1, é depois que Ele volta do deserto e aparece novamente no Jordão e chama alguns discípulos. Aí três depois de sua aparição no Jordão acontece a festa de casamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Denice Santiago! Primeiramente, muito obrigado por ler e comentar! Sim, exatamente isso que comentou! Deus abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em comentar complementando o artigo; deixando suas perguntas ou mesmo apresentando seu ponto de vista para possíveis discussões amigáveis de ideias sem ofensas, fanatismos ou estupidez.

Os comentários serão avaliados e sendo aprovados; publicados imediatamente.