Para que serve um microfone na igreja?

Gritaria nas Igrejas
Um problema sério que algumas igrejas tem tido é o de abusar no som dentro das igrejas. Som desregulado, técnicos desapercebidos, crentes não instruídos e vizinhos mau humorados são uma combinação explosiva para problemas com a sociedade, lei e assim por diante.

O pior é ouvir depois esses mesmos crentes falando que é o diabo perseguindo eles... Vamos ter mais ciência pessoal? Ninguém é obrigado a escutar qualquer som que seja nas maiores alturas. Não importa se é palestra política ou pregação santa do Evangelho; incomoda pra caramba se estiver alto demais.

Eu bem sei que as pessoas comuns por aí se embebedam e atolam a cara e tudo mais em carnavais, bailes e baladas que duram até altas horas da madrugada incomodando quase a cidade toda; mas quem disse que é para você seguir o exemplo deles ou ficar de pirracinha. Se coloque no seu lugar imitador de Cristo!

Cristo ensinava para que precisava e o ouvia e nunca precisou ficar empurrando nada nos ouvidos de ninguém. Ainda mais com gritaria. Eu não estou apoiando certos perseguidores reais do cristianismo e muito menos apoio baderna na igreja; mas tudo tem que ser feito com ordem e decência na medida do possível.

Usando um microfone

O microfone para quem ainda não caiu a ficha é um equipamento de som criado para captar sons. Ele conectado a outros aparelhos de som faz coisas inimagináveis; mas o que já vi crentes fazerem com isso também não é brincadeira...

Sendo mais direto, o microfone serve para amplificar o poder da sua voz para casos específicos em que se deseja falar a multidões ou mesmo a certo grupo de pessoas onde a voz possa sofrer percas e distorções sem o mesmo.

Então eu pergunto, para que gritar se falando normalmente o microfone já pode deixar minha voz nas alturas com o apoio da aparelhagem e do técnico de som? É realmente muita falta de conhecimento e instrução por parte da maioria que prega e fala ao microfone nas igrejas.

Eu curti muita balada com som estrondoso nos meus ouvidos e trabalhei por um longo período em uma usina no processo de moagem e sei o quanto é terrível e ruim para os ouvidos tanto barulho muito tempo nos tímpanos.

Eu bem sei que quando somos tomados da presença de Deus, isso acaba afetando a forma como nos expressamos no falar, mas realmente dá para controlar, pois ninguém fica totalmente paralisado com isso.

Na boa, quando tenho que ficar no som da minha igreja e começam a berrar eu já abaixo discretamente no mesmo instante. Se o sujeito ou sujeita me dá sinais para aumentar insistentemente eu aumento os retornos nas orelhas dele e deixo o pau torar como dizem por ai. É até engraçado, mas funciona...

Ninguém é obrigado a ouvir gritarias. A Palavra de Deus é uma benção sim, mas a gritaria pode acabar enjoando os ouvintes e ainda causar problemas de audição nos irmãos. Pare de gritar na igreja com microfone ou pelo menos grite sem usar o mesmo, esta pensando o que?

Sério mesmo? Muitos pastores deveriam apresentar nas igrejas um curso de como usar um microfone corretamente. Isso deveria fazer parte do currículo de muitos pastores, pregadores, professores e cantores; sem exceção.

Mas enquanto ninguém se toca, vamos salvar nossos ouvidos enquanto podemos!


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.