Boris Pahor: Se Deus vê o futuro e aceita o mal ele não é bom?

Boris Pahor
Um ateu lançou um assunto bem interessante e conflitante para mentes fechadas e sem o conhecimento necessário para uma compreensão básica da vontade, soberania e propósitos de Deus para os seres humanos.

Lendo esse artigo, achei que realmente seria uma questão profundamente difícil de compreender e complexa de se responder; mas foi só mais uma precipitação e confusão psicológica gerada na cabeça do ser humano; no caso o confuso sobre a pessoa de Deus agora é Boris Pahor, um grande escritor alemão segundo os homens.

Ele conta como chegou a se tornar um ateu passando meros 2 anos aprendendo do catolicismo e depois confuso com certas questões acabou tirando conclusões próprias de homens naturais e deixou de acreditar na existência de Deus e desprezar a religião.

No seu caso, o que confundiu sua mente foi a sua conclusão com base na seguinte conclusão:
"Se partirmos do pressuposto de que Deus, como ser divino, vê o futuro e aceita o mal que os seres humanos fazem, eu excluo que ele seja sumamente bom. Não pode ser bom um Deus que não renuncia criar um mundo assim. E se não pode renunciar a isso ele não é a suma autoridade, não é Deus."
Resumindo: Ele pela sua própria razão e falta de pesquisa nas Escrituras que são o livro de Deus; concluiu que se Deus conhece o futuro e permite todo mal que acontece na terra, ele não pode ser bom; ou não tem poder para impedir que isso aconteça. Mas será que é mesmo assim?

A onisciência de Deus

Deus como a própria Bíblia revela é tanto conhecedor de todas as coisas como pode se tornar limitado nesse mesmo conhecimento e da mesma forma é um Deus que tem todo poder como também não pode ser.  Foi bem confuso essa definição não é mesmo? Mas quem disse que Deus é totalmente compreensível a nossa mente limitada? Mas isso não é um grande mistério porque a Bíblia nos deixou esclarecimentos sobre o assunto.

Eu sou um ser humano com capacidade de aprender tudo quanto quiser e puder se minhas faculdades para isso me permitirem; mas da mesma forma posso me limitar no conhecimento e aprender somente o que eu bem quiser se possível for. Deus imensamente longe dessa comparação é conhecedor e sabedor de todas as coisas sendo ele a fonte de tudo; mas pode se limitar a ver o que bem entender tanto com relação aos seres humanos em suas práticas, quanto às consequências de suas atitudes.

Deus e seu poder

O mesmo não pode ser dito de seu poder; pois em comparação alguma temos poder para se comparar a Deus, senão força humana e fraca ainda. Mas Deus tem sim todo poder e é a fonte de todo poder existente.
Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele? Jó 36:22
O fato dele não usar esse poder para impedir certas coisas é falta de compreensão humana e não fraqueza de Deus. Deus tem todo poder, mas o usa como bem entende e nunca vai prestar explicações para meros humanos, obras de suas mãos. A própria história deixa claro a partir das Escrituras que ele interveio por diversas vezes em situações e mudou o rumo da história; como também houve momentos em que se manteve em silêncio por 400 anos e deixou seu povo como cegos caminhar no erro.

Isso se chama soberania e não fraqueza. Eu posso muito bem citar aqui o quanto a Lua é castigada por meteoros e outros planetas inabitados e a Terra estando situada no mesmo universo sofre poucos impactos com meteoros e ainda os que caem nunca causaram estrago como a bomba explodida em Hiroshima Nagazaki.

Deus e as catástrofes e maldade humana

E falando sobre isso... A maioria das catástrofes e cagadas são sempre ocasionadas por seres humanos. Por sua ganância por poder, domínio e riquezas; ou estou errado? Alguns desastres naturais são consequências do que o homem provocou no meio ambiente onde vive que Deus criou perfeito.

Existem outras ainda que nem Deus e nem o homem tem culpa, são coisas ocasionas involuntariamente como o mover de placas tectônicas, meteoros e outros elementos naturais. Mas ainda existem pessoas ateus e cristãos que insistem em culpar Deus ou o diabo.
Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Eclesiastes 11:5
Então, nem tudo é culpa, permissão ou omissão da parte de Deus. Ele simplesmente age primeiramente conforme seus ideais soberanos e as atitudes dos próprios homens.

Essas atitudes podem parecer mostrar que Deus é fraco e não tem poder para impedir que impeça tanta maldade na terra; mas muitos ignoram que como foi no dilúvio assim será futuramente. Um juízo pesado esta programada para cair sobre a geração que estará sobre a terra naquele tempo e os mortos de todas as gerações serão julgados segundo as suas obras pela justa lei de Deus.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:13
Deus e sua bondade

A bondade de Deus age em muitos âmbitos de nossas vidas: saúde, bens e salvação. E geralmente de acordo também com nossas ações; mas nem sempre pode ser assim.

Quem conhece bem a história de Jó sabe do que estou falando. Ele simplesmente era muito fiel a Deus e lhe sobrevieram muitas adversidades e percas sem precedentes de modo que ele só ficou com lepras pelo corpo e assentado em cinza sendo incriminado pelos seus "amigos".

Ilustração de Jó em seu sofrimento

Vamos dizer que Deus foi injusto ou maldoso com Jó? Não! Ele permitiu que o diabo fizesse isso para mostrar para ele que Jó realmente amava a Deus e não o servia apenas por suas riquezas e bens.

Note que foi o diabo quem causou as calamidades e não propriamente Deus. Mas vemos sua soberania e propósito quando o diabo lhe pede permissão para fazer estas coisas e no final de tudo Jó confirma aquilo que Deus esperava, sua fidelidade acima de tudo.
E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Jó 42:10
Resumindo e esclarecendo melhor: Deus tem sim todo poder e usa como bem entender; mas pode limitar o mesmo conforme sua soberana vontade. Ele conhece tudo e não se limita ao tempo; mas pode limitar seu conhecimento como bem entender e o fato das maldades dos homens não são culpa sua pois cada ser humano que mata, rouba, destrói ou comete qualquer atrocidade o faz por não obedecer a vontade de Deus e no final usa seu próprio direto de escolha. Nisso não podemos culpar Deus.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Muitos estão focados em culpar, criticar e invalidar Deus se esquecendo que eles mesmos são miseráveis pecadores, carentes de Deus e de perdão e ignoram que suas vidas caminham passo a passo para a ruína certa e um juízo vindouro que sem arrependimento e mudança de atitude não se pode escapar.

Isso não é ameaça é consequência... Seu futuro quem faz é você, mas pode mudá-lo mesmo se não encontrar forças, pois Deus ainda ouve a oração dos contritos e dos que pedem socorro. Quanto ao Boris, é mais um ateu formado de uma confusão causada por falta de conhecimento e meras conclusões racionais humanas.

Ele simplesmente se esqueceu, ou nem aprendeu que Deus criou um mundo perfeito com seres humanos perfeitos e na sua loucura ignora que eles caíram e desde então sua natureza passou a ser má e inclinada a caminhar contra sua vontade como aconteceu com Lúcifer.
Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus. Salmos 10:4


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem