Paulo machista? Verdade sobre mulheres nas igrejas

Mulher cristã
Será que realmente Paulo foi machista em suas cartas e ensinamentos? As mulheres viviam e vivem sob um regimento machista nas igrejas? São elas oprimidas na presença de Deus pelos líderes e maridos? Alguns críticos dizem que sim; como meu amigo Axel Bezerra Alves (ex-pastor batista e bacharel em teologia) em seu artigo republicado por +Paulo Lopes :
Segundo ele, Paulo foi machista em seus textos e que mesmo com tanta pressão machista sobre as mulheres, elas são sempre as mais fieis ao Senhor. Ele faz a rotineira mistura de costumes e doutrinas de várias seitas e movimentos se referindo como "religião".

Ele diz ainda que as mulheres apesar de terem cargos nas igrejas evangélicas ainda predomina os homens na linha de frente. Isso para ele também é machismo. Sem contar que ele toma as Assembleias de Deus com suas doutrinas para as mulheres como machistas também.

Vamos analisar os textos que digam respeito a nossa crenças, concepções e verdades bíblicas e refutá-los à luz da verdade. Se segura porque o assunto é extenso...

Refutando as afirmações de Axel Bezerra Alves



Vamos colar na íntegra aqui os textos desse cidadão e responder conforme a verdade:

1. "Em todas as religiões as mulheres são as maiores vítimas das doutrinas restritivas..."

R:  Por perder a noção do porque de tais restrições nosso caro "pastor" ficou cego e se esqueceu que muitas coisas foi Deus quem ordenou e outras passadas por homens de Deus. Mas de que restrições ele estaria falando mesmo? De Paulo? 
E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:3
2. "Algumas igrejas evangélicas ou protestantes já aceitam ordenar pastoras e missionárias, mas os principais líderes são homens — os famosos 'tele pastores'". 

R: Cegueira mesmo... Apesar de Deus ter levantado mulheres em certas ocasiões na linha de frente e as mesmas serem privilegiadas em vários episódios. Desde o ministério de Cristo que aos homens foi confiada a missão de liderar nas igrejas sendo eles mesmos submissos a Cristo. 
Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor. Romanos 16:12
3. "As duas principais religiões do mundo são extremamente machistas"

R: Ele cita o cristianismo e islamismo como as religiões mais machistas. Será mesmo? Acho que na igreja que esse camarada era pastor, as coitadas das mulheres sofriam na unha dele; porque até onde sei na minha igreja as mulheres não são tratadas assim e nem mesmo se sentem dessa maneira. Delírio ateísta da mente reprovada dele.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. 1 Coríntios 11:11 
Beleza da mulher cristã
A mulher cristã pelo menos, não precisa ser vulgar para ser linda e sua sensualidade guarda para seu marido.
4. "Na maior denominação evangélica brasileira, a Assembleia de Deus, as mulheres não podem vestir calças, usar maquiagem ou mesmo ajeitar o cabelo, enquanto os homens andam como querem."

R: Nem na maior chuva vi tanta precipitação assim! Sou um diácono da Assembleia de Deus e membro desde 1999 e nunca vi "mulheres escravas" de costumes em nosso meio. Todas são tratadas cordialmente pelos pastores e maridos e estão ali porque amam a Deus e gostam da doutrina, pois quem não gosta logo se manifesta ou sai fora por conta. Ninguém é acorrentado às doutrinas e costumes da igreja.

5. "No interior do Nordeste, é comum se dizer que religião é coisa de mulher, dada a frequência maior delas em cultos ou missas. Isso é notório."

R: A categorização foi meio tosca; mas quanto a afirmação de que as mulheres são as que mais frequentam as igrejas, isso é verdade. Mas porque é assim? A mulher por mais que queira; estrutural e psicologicamente em sua maioria nunca será como o homem e nem sempre reage semelhante as muitas adversidades da vida são as que mais estão propícias a buscar o auxílio e amparo do Deus dos desamparados, injustiçados e quebrantados de coração e as mulheres são mais suscetíveis a se inclinar a Deus que os homens.
Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7
Mulher Cristã em Destaque
Carrie Underwood se apresentou no especial de TV ACM Girls Night Out, dedicado às mulheres na música country, e apresentou a música gospel "How Great Thou Art"
6. "A religião, como um todo, tem sido um dos piores tropeços na conquista dos direitos femininos em todas as épocas regiões."

R: Concordo! A religiosidade cega realmente causa muitos problemas e até desgraças indo da hipocrisia ao assassinato como fizeram os religiosos que queriam matar aquela mulher adúltera escondendo o adultero entre eles e Jesus a perdoou e justificou. Mas generalizar cristianismo bíblico com religião já é outro papo; pois quem segue os ensinamentos bíblicos e conhece a história das mulheres na Bíblia; sabe que elas tiveram papéis importantes no desfecho do plano divino e principalmente na vida e ministério de Cristo até sua ressurreição como testemunhas oculares.

Esse "pastor" foi muito precipitado em suas afirmações e se fossemos falar em direito das mulheres; opções das mulheres; decisão de muitas e consequência de muitos direitos íamos longe, mas trataremos disso futuramente por aqui. Mas a conquista por direitos nem sempre produziu bons resultados...
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Efésios 5:22 
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 1 Pedro 3:1
A verdadeira mulher cristã que preza em fazer a vontade do Senhor sabe muito bem dos seus direitos e até onde pode ir sob direção do Espírito Santo e não vai sair por aí mostrando seu corpo por direitos feito uma louca (só para exemplo).

Mulheres sensualizando
Elas não querem ser estupradas e nem nós desejamos isso para elas. Mas um pervertido olhando essas coisas...
Bem diferente das mulheres cristãs na outra imagem não é mesmo?

7. "Pastores e padres se uniram para impedir o voto feminino, o trabalho fora do lar, descaradamente culpam as mulheres pelos estupros. A religião é condescendente com estupradores e pedófilos."

R: Seriam necessários muitos artigos só para rebater e comentar tantas asneiras contidas somente em duas linhas escritas por esse pastor! Mas na maioria delas fez afirmações generalizadas e sem fundamento.

Sempre vou citar exemplos dentro da igreja onde congrego porque não estarei falando asneira como ele:

a - Na nossa igreja há mulheres que não trabalham e mulheres que trabalham conforme cada caso e necessidade e ninguém prega ou ensina contra isso. Mas se possível fosse é preferível que elas rejam o lar com os filhos, pois são elas quem vão formar as bases sociais e morais de seus filhos com amor e educação.

b - Nos casos dos estupros ele foi agressivamente nojento! Entendemos que quem quer mostrar algum produto para venda o mostra, exibe e quer que todos vejam. Não todas, mas existem mulheres que apesar de não quererem ser estupradas, vivem exibindo seu corpo desprezando o quão sensuais são (por que isso é nato nelas) e inocentemente atraem esses criminosos que já possuem sua mente cheia de pensamentos maus lascivos. São ingredientes para uma mistura perigosa... Mulheres comportadas e com noção evitam esses inconvenientes andando devidamente para não chamar a atenção nas ruas e lugares onde for pelo menos.

c. Não apoiamos nem estupradores e nem pedófilos. Essa generalização nojenta ateísta e discriminatória me deixa indignado... Como vamos pregar que é pecado já pensar em adulterar com alguém e apoiar estupradores? Que as crianças são o futuro da nossa sociedade e devemos cuidar e ensinar elas e apoiar os pedófilos? Sem noção mesmo julgar casos isolados de homens corruptos e generalizá-los a todos que professam alguma religião.

Felicidade em Deus
Será mesmo que a mulher cristã chamaria a felicidade adquirida em Deus de jugo? 
8. "Espero que nossas companheiras de jornada tomem consciência disso e abandonem esse jugo."

R: Companheiras? Companheiras em que caro "pastor"? Companheiras no adultério, prostituição, lesbianismo e outras praticas que tem destruído a moral das mulheres? Quer ver nossas mulheres sem maridos e com família desestruturada pela traição fomentada por adultério? Nossas jovens dançando quadradinho de oito e enchendo a barriga para depois de nove meses estarem na casa dos pais e nas portas das UBS? Quer nossas mulheres cheias de arrogância enfrentando os maridos e sendo mal educadas e até criando coragem para matar quem pareça oprimir elas? Sobre o jugo que carregam; teve amnésia meu querido?
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:29-30
A verdadeiras servas de Deus não são covardes e dementes meu caro enganado e não deixarão o Senhor que as salvou da sua angústia; livrou da verdadeira opressão e com muito amor as sustenta. Elas estão servindo a Deus porque Ele as amou primeiro e assim O amam também.

Eu confesso que não consigo acreditar que tenha sido um pastor esse tal de Axel Bezerra Alves. Mas se  foi e realmente obteve todo o conhecimento que lhe é atribuído, acabou por perder as faculdades espirituais e ser enganado pelo espírito da mentira; visto que seus textos são longe da verdade, homogeneamente injustos e grosseiramente agressivos contra a Verdade que um dia seguiu. Se é que conheceu realmente a verdade de Deus em Cristo.

Mas só para concluir esse assunto sobre a posição das mulheres no plano divino geral. Elas foram criadas, segundo as Escrituras a parir da essência do homem e foi Eva quem no princípio pecou e por meio dela Adão também caiu em tentação. Mas o fato do homem ser o elemento chefe em vários lugares não implica machismo e intolerância com mulheres; muito menos nas igrejas. Isso é coisa de quem não sabe do que esta falando e baseados em artigos e notícias sensacionalistas permeadas de exageros e omissão divulgam o mais pesado possível algum inconveniente ocorrido.

Considerações sobre o assunto

Mais alguns textos sobre o assunto:
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 1 Coríntios 11:8-9 
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. 1 Coríntios 11:3 
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1 Coríntios 14:34, 35 
Os críticos da Bíblia mal conhecem Bíblia, costumes judaicos e do oriente médio e querem difundir mentiras; como afirmar que Paulo era machista. Mas ao invés de esparramarem mentiras sem noção; deveriam ler mais os textos adjacentes.

Apóstolo Paulo
O apóstolo Paulo foi um grande homem de Deus e todas as suas epístolas e conselhos eram baseados em Deus.
Olhando somente os textos acima, podemos julgar Paulo como machista; mas será mesmo que Paulo era machista? Vamos expor textos que esses críticos não costumam ler e nem fazer referência propositadamente:
Esclarecimentos: Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. 1 Coríntios 11:11 
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. 1 Coríntios 11:12 
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 1 Coríntios 7:3 
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 1 Coríntios 7:4
Tenho minhas dúvidas se Paulo era realmente machista... Calma, não me esqueci do texto áureo dos ateus sobre este assunto. Sobre as mulheres estarem caladas nas igrejas não é uma advertência machista, mas sim contra todo tipo de conversa que se faça nas igrejas. Pois se uma esposa começa questionar o marido sobre determinado assunto e o mesmo se põe a responder ali mesmo, para onde irá a atenção devida ao culto em adoração ao Senhor?

Porque ele citou as mulheres especificamente? Simples, as mulheres geralmente não são tão aplicadas quanto os homens nas Escrituras e por isso buscam nos maridos complementar o que sabem. Acredite eu sei bem disso... E sim, em toda criação que Deus fez incluindo o homem; Deus o fez diante dEle maior do que a mulher em responsabilidade; mas entre ambos ela mesma deve se submeter ao seu marido e superiores com temor e resignação como todos nós devemos com: juízes, delegados, prefeitos, presidente e outros que estão acima de nós em posicionamento.

 Este assunto foi bem resumido aqui e sem tanta profundidade, porque ficaria extenso demais; mas acredito que já ficou bem claro.

Algum comentário sobre o assunto? Você, serva do Senhor e mulher de Deus; esta na igreja por obrigação ou é tratada de modo machista? Por favor, dê graça a este artigo com seu testemunho pessoal.


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

12 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Não só são as mulheres que se vestem de forma indecente que são estupradas, eles não estão perdoando ninguém, vejam: https://www.youtube.com/watch?v=PUs1BZlT2UE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha amiga, infelizmente existem esses casos como estes e ainda grotescos... Não deveria, mas por isso sinto certa satisfação do fim desses caras dentro da cadeia... Merecem a morte mesmo! Mas claro que estes casos são bem mais raros que os demais onde há falta de pudor.

      Excluir
  2. Com certeza, a compostura da mulher cristão, a decência em se vestir e sua postura de seriedade, além de outros cuidados, de evitar andar desacompanhada à noite ou em lugares ermos, ajudam muito a evitar a ação de pessoas com essa índole criminosa. O estupro é um crime hediondo, é só um homem anormal e criminoso é capaz disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo plenamente Lindalva... O jeito é andar segundo a Palavra, tomando todos os cuidados possíveis e no demais confiar nos cuidados do Senhor...

      Excluir
  3. Segue um estudo complementar. Toda homem e toda mulher deveriam ler isso:
    http://www.celebrandodeus.com.br/uma-reflexao-sobre-a-mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno; a paz do Senhor Jesus Cristo! Excelente estudo sobre o papel da mulher meu irmão. Vou deixar aqui seu comentário para que outras pessoas possam se familiarizar ainda mais sobre este assunto tão discutido atualmente. Deus abençoe sua vida! Valeu pelo comentário!

      Excluir
  4. Com certeza você É OFENSIVO, machistas e desrespeitoso com o pastor que citou verdades, e não estava falando de roupa e vc introduziu isso para tirar o foco pra sua ideia. Não acredito que vc se presta a escrever tudo isso em um site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaby Muñoz! Primeiramente, obrigado por ter lido o artigo e por ter comentado! Acho que não entendeu quando escrevi que era apenas um exemplo no artigo não é mesmo? Se não leu completamente o artigo, recomendo que retorne e leia:

      4. "Na maior denominação evangélica brasileira, a Assembleia de Deus, as mulheres não podem vestir calças, usar maquiagem ou mesmo ajeitar o cabelo, enquanto os homens andam como querem."

      Quem falou sobre roupas foi ele minha cara! E como citei no artigo em uma das imagens:

      "Elas não querem ser estupradas e nem nós desejamos isso para elas. Mas um pervertido olhando essas coisas... Bem diferente das mulheres cristãs na outra imagem não é mesmo?"

      Não entendi quando disse que eu tentava tirar o foco no artigo com este assunto... Afinal; uma das lutas das mulheres não são andar semi-nuas por aí como direito delas sem serem estupradas? Acho que não leu corretamente as palavras dele no artigo também...

      7. "Pastores e padres se uniram para impedir o voto feminino, o trabalho fora do lar, descaradamente CULPAM AS MULHERES PELOS ESTUPROS. A religião é condescendente com estupradores e pedófilos."

      Se você acha que ser livre é andar despertando cobiça nos homens, garanto que as verdadeiras mulheres de Deus não veem assim e se acha que qualquer mulher que queira andar "livre" assim será impedida; está enganada; mas te garanto que não poderão impedir assédios, assovios, situações inconvenientes; incômodos e até mesmo em última instância, estupros... Há uma combinação química terrível entre o desejo de um homem e a sensualidade de uma mulher; então não há desvio de assunto minha querida...

      Espero ter sido claro e não; não sou machista... Você pensa isso lendo o artigo errado... Não apoio estupradores e muito menos mulheres que não sabem como se portar diante da sociedade... Acho que toda mulher que seguir os mandamentos do Senhor como escrito, serão abençoadas e bem tratadas sempre... Saca só:

      Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
      Provérbios 31:10

      A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.
      Provérbios 31:30

      Excluir
  5. Oh meu amigo, você realmente acredita nisso: "as mulheres geralmente não são tão aplicadas quanto os homens nas Escrituras e por isso buscam nos maridos complementar o que sabem." ??
    Você foi contra a generalização que o partor aí fez, e tá certo, concordo com você, generalizar é algo ruim. Mas não acha que está sendo hipócrita?
    "as mulheres geralmente não são tão aplicadas quanto os homens nas Escrituras e por isso buscam nos maridos complementar o que sabem."
    Geralmente... Generalizar... Geralmente...
    Não sei quais foram as suas experiências, mas eu conheço muitas mulheres mais aplicadas que muitos homens. Mulheres que conhecem não só a palavra, mas também a revelação contida nela, então sério, PF não generalize o mundo pelas suas experiências, dá mesma fora que não o farei dizendo que existem mais mulheres dedicadas que homens, apenas estou dizendo : Eu conheço, a minha experiência, que é algo limitado que não abrange o mundo,de igual modo a sua também é.
    *Estou comentando novamente porque acho que meu primeiro comentário deu erro*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor minha irmã. Primeiramente vamos ao significado da palavra geralmente... Seu sentido aplicado aqui é "na maior parte das vezes; em geral.
      'geralmente não saímos à noite'".

      Eu não menosprezei que existam mulheres mais aplicadas ao aprendizado das Escrituras; como bem sei eu que existem grandes mulheres de Deus pregadoras, ensinadoras e até pastoras que fazem um grande trabalho pelas mãos do Senhor; mas a par de todo machismo ou feminismo; sejamos franco em admitir que se fossemos contabilizar por mera pesquisa se existem mais homens do que mulheres que dominam as Escrituras Sagradas, não poderia ser hipócrita de negar que existem mais homens ok?

      O termo que usei no artigo esta correto; preciso e livre de machismo. Mas se minha resposta não te convencer, recomendo que faça algumas pesquisas sobre o assunto e verá que realmente são os homens que mais dominam o conhecimento nas Escrituras.

      Espero não se sentir menor com meu comentário e nem ofendida; porque não foi minha intenção. E como não usei de tom achista no artigo, não use um feminista nos comentários... No demais; muito obrigado por ler e comentar o artigo! Deus te abençoe minha irmã.

      Excluir
  6. Existe muitos pastores que falam que Paulo era machista
    Só Deus para ter misericórdia se cada pastor tivesse 5 % da unção do Apostolo Paulo seria uma Bênça , A doutrina ref.as mulheres foi mandamento do Senhor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o nível dos sujeitos de nosso tempo chamados de "pastores" meu irmão! Estes são os que conduzem as ovelhas para o meio dos lobos devoradores! Realmente Paulo foi um dos maiores exemplos depois de Cristo e nos convida até mesmo a ser seus imitadores! Como poderia ser machista?? Falta de entendimento mesmo e mergulho na história de Paulo e seu relacionamento no apostolado com mulheres o ajudando no ministério.

      No tocante aos ensinos e mandamentos que Paulo instrui as igrejas meu irmão, basta apenas ler todo o capítulo de cada doutrina e prestar atenção se ele faz referência a si ou ao Senhor. Abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem