O que é o ateísmo e quem são os ateus?

Ateísmo
O ateu basicamente falando é uma pessoa que não acredita em coisas sobrenaturais, espirituais, milagrosas ou em deuses. Eles estão presentes em todo mundo e na modernidade se pronunciam nas redes sociais, programas de televisão e até mesmo pessoalmente na sociedade. Existem dois tipos de ateus mais conhecidos como agnósticos e militantes. Trouxe um texto explicativo do site Significado que deixa claro a origem e aplicação dessa palavra:

Ateu é quem não crê em Deus ou em qualquer ser superior. A palavra tem origem no Grego “atheos” que significa “sem Deus, que nega e abandona os deuses”. É formado pela partícula de negação “a” juntamente com o radical “theos” (deus).

O termo nasceu na Grécia Antiga para descrever aquelas pessoas que rejeitavam as divindades adoradas por grande parte da sociedade. Eram considerados ímpios por não acreditarem nos muitos deuses venerados.

Nas religiões teológicas (que envolvem a crença em um ser divino), um ateu é aquele que nega a existência de um ser supremo, onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que está ao mesmo tempo em todos os lugares).

Campanha Ateísta
Uma das imagens chamando ateus a se manifestarem dizendo que são ateus... 
O ateísmo é a doutrina dos ateus. É uma postura filosófica que rejeita a ideia de existência de quaisquer deuses. É uma atitude de descrença perante a afirmação religiosa de que existem divindades e de que elas exercem influência no universo e na conduta humana.

Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não haver provas que demonstrem a existência da divindade).

A atitude passiva é uma forma de agnosticismo, em que os ateus agnósticos não acreditam em Deus, mas ao mesmo tempo não descartam a possibilidade de existência.

Como podemos ver, alguns ateus são mais "light" e ponderam as coisas ao seu redor. Estes em seu grau mais dedicado, buscam a verdade a todo custo sem formar opinião a favor ou contra e procuram por diversos meios realmente saber se Deus existe ou não.

Já os demais ateus também conhecidos como ativos ou militantes, são aqueles que forma suas próprias opiniões que aprenderam dos pais ateus; no colégio entre amigos ateus; na internet com pesquisas em fontes ateístas ou mesmo cristãos mal formados advindos de má conversão ou compreensão das Escrituras.

O ateísmo



O ateísmo é um movimento filosófico ensinado e mantido por pessoas que não acreditam em seres divinos e coisas do tipo; ou que no mínimo não descartam as possibilidades de também possam existir. Mas enfim esse movimento não é novo no mundo e os primeiros sujeitos a ousarem se declarar ateus, surgiram por volta do ano de 1.700. Nesse tempo o livre pensamento já estava sendo praticado em alguns lugares da sociedade e estas pessoas tanto admitiam que não criam em deuses, como também se posicionavam contra essas crenças. Vamos ver uma breve definição sobre o ateísmo e alguns dados interessantes na Wikipedia:

Ateísmo, num sentido amplo, é a ausência de crença na existência de divindades. O ateísmo é oposto ao teísmo, que em sua forma mais geral é a crença de que existe ao menos uma divindade.

O termo ateísmo, proveniente do grego clássico ἄθεος (transl.: atheos), que significa "sem Deus", foi aplicado com uma conotação negativa àqueles que se pensava rejeitarem os deuses adorados pela maioria da sociedade. Com a difusão do pensamento livre, do ceticismo científico e do consequente aumento da crítica à religião, a abrangência da aplicação do termo foi reduzida. Os primeiros indivíduos a identificarem-se como "ateus" surgiram no século XVIII.

Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais, citando a falta de evidências empíricas que provem sua existência. Os ateus têm oferecido vários argumentos para não acreditar em qualquer tipo de divindade. O complexo ideológico ateísta inclui: o problema do mal, o argumento das revelações inconsistentes e o argumento da descrença. Outros argumentos do ateísmo são filosóficos, sociais e históricos.

Charles Darwin
Charles Darwin foi um dos ateus bem conhecidos que lançou a filosofia chamada atualmente como "darwinismo"
Embora alguns ateus adotem filosofias seculares, não há nenhuma ideologia ou conjunto de comportamentos que todos os ateus seguem. Na cultura ocidental, assume-se frequentemente que os ateus são irreligiosos, embora alguns ateus sejam espiritualistas. Ademais, o ateísmo também está presente em certos sistemas religiosos e crenças espirituais, como o jainismo, o budismo e o hinduísmo. O jainismo e algumas formas de budismo não defendem a crença em deuses, enquanto o hinduísmo mantém o ateísmo como um conceito válido, mas difícil de acompanhar espiritualmente.

Como os conceitos sobre a definição do ateísmo variam, é difícil determinar quantos ateus existem no mundo atualmente com precisão. Segundo uma estimativa, cerca de 2,3% da população mundial descreve-se como ateia, enquanto 11,9% descreve-se como não-religiosa. De acordo com outra estimativa, as taxas de pessoas que se auto-declaram como ateias são mais altas em países ocidentais, embora também varie bastante em grau — Estados Unidos (4%), Itália (7%), Espanha (11%), Reino Unido (17%), Alemanha (20%) e França (32%).

Minha conclusão

Sem fugir do original grego, para mim ateus são pessoas que existem porque Deus existe. Caso contrário não teriam razão de existir... Eles carregam o título "Deus" em seu título e nem se dão conta disso. Ou seja, sem Deus não teriam uma categoria... São loucos que combatem, brigam e ensinam contra Deus, um "ser imaginário"... São pessoas "sem Deus"; nada além disso: Desviadas.

Os ateus usam Bíblia para se defender e tentar provar que Deus é carrasco, opressor e tirano. Eles acusam Deus de crimes, mortes e catástrofes dentro e fora da Bíblia sem nem mesmo Ele existir. Eles vão a programas de televisão, criam fan pages, são ativos nas redes sociais e estão prontos para qualquer debate para criticar, acusar e tentar desacreditar o Deus que não existe (?).

Ateus são quem mesmo?
Pensando bem, ateus são apenas homens sem Deus no mundo, como sugere o grego.
E em muitos casos, são homens muito inteligentes que mergulham nessa questão de cabeça e se converte por se convencer da realidade que aponta para Deus em tudo ao seu redor. Outros porém se convertem mediante uma busca por mentiras nas Escrituras quando são impactados pela mensagem divina ao mundo. Alguns até mesmo sentem o dissabor da doença sem cura ou mesmo o sabor da morte quando Deus se manifesta em suas vidas e se rendem com fé aos seus pés.

Finalizando, ateus são seres humanos... Homens aprendendo a viver, descobrindo verdades e mentiras e que possuem um coração bom ou mau. São legais ou chatos; compreensivos ou extremistas; analíticos ou ignorantes; ativos ou passivos; agnósticos ou militantes. Mas tenho amigos e clientes ateus que são legais demais e outros que já me mandaram socar minha Bíblia lá atrás, dar todo meu dinheiro para o pastor e me bloqueou no Facebook de raiva simplesmente por argumentar; mas o amo ainda assim e sou constrangido pelo amor de Deus a amar a todos!

Algum comentário? Sinta-se a vontade com toda educação!



Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem