10 Razões porque Deus não cura amputados

Homem com membros amputados
Essa é uma das perguntas que recebo constantemente de ateus querendo diminuir o poder de Deus ou mesmo lançar seus milagres em descrédito. Confesso que por muitas vezes me perguntei no meu íntimo porque realmente esses tipos de milagres não acontecem. Não porque não creio ou porque a incredulidade estaria dominando meu coração; mas porque realmente os milagres neste sentido são realmente raros.

Não tenho os mínimos motivos para duvidar do meu Deus e do seu poder. Afinal, o Deus que curou tantos enfermos e ressuscitou mortos não só nas Escrituras como fora delas ainda é o mesmo. O meu problema é entender os motivos dele não curar os amputados... E isso é um problema meu por falta de não conhecer os mistérios de Deus.

Mas sempre guardando as perguntas em meu coração e raciocinando com base nos demais fatos que corroboram seu grandioso poder. Cheguei a conclusão que Deus tem seus motivos para não curar quando prefere assim e vou citar os que descobri até aqui. Não são todas as respostas; mas já dá pra deixar muito ateu quietinho e sem muita euforia como se essa questão fosse uma grande parede ou arma contra nossa fé em Deus e no seu poder.

Não somos tolos e sabemos que não sabemos nem metade do poder, conhecimento e vontade divinos. Seria loucura tentar entender tudo isso e saber todas as respostas se não damos conta de responder certas perguntas nem pelo conhecimento comum. Vamos lá então?

Razões do porque Deus não cura amputados

Já adianto que se a Bíblia não vale nada para você, seu conteúdo não é invalidado por causa disso. Então, SIM, ela será uma fonte de informação para estudarmos o assunto em pauta.


1. Soberania de Deus - Basicamente cabe lembrar que Deus é soberano. Ele é o Criador e nós as criaturas; por isso faz o que bem quer e como bem entender. Ele é DEUS. Vejamos alguns textos bíblicos:

"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia." Salmos 139:16

"E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?" Êxodo 4:11

Quem entende que Deus criou todas as coisas perfeitas ou imperfeitas por assim dizer; não quebra a cabeça com questões loucas sem respostas. Mas entende que Ele fez ou permitiu assim e algum propósito tem com o que criou aparentemente ruim ou defeituoso.

"Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho." Lucas 7:22

Jesus, sendo Deus curou aleijados e tantos outros problemas como cegos de nascença; surdos; ressuscitou mortos! Como não poderia nosso Deus curar amputados? Precisamos entender onde esta a incapacidade; nEle de não poder curar ou em nós de não compreender o porque dEle não curar...

Cristão com membro amputado

2. Propósito Divino - Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo quanto Ele faz, tem geralmente um propósito; embora não saibamos qual e nem nos convém saber as vezes. Mas em muitos casos acabamos entendendo seus propósitos com paciência e com o passar do tempo. Vejamos alguns exemplos bíblicos:

"Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno." Mateus 18:8

"E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga," Marcos 9:45

"E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga," Marcos 9:43

Atenção! Caros leigos e mal interpretes das Escrituras! Cristo não mandou literalmente que se amputasse os membros do corpo; mas que se mortificasse esses membros; caso os mesmos atrapalhassem no ganhar a vida eterna. Mas vale ressaltar que se um amputado, coxo ou aleijado herdar a vida eterna; é muito mais importante que ganhar a cura do seu membro amputado. Mas Deus também cura quando tem um propósito:

"E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.

Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou." Atos 14:8-10

Não importa se são membros lesados ou amputados. Deus tem poder para curar quando quiser. Nós que não entendemos seus propósitos e verdadeiro objetivo em nossa vida. Note que ao curar esse coxo que nunca andou; Paulo e Barnabé despertaram fé naquele povo para ouvir e alguns crerem posteriormente em sua pregação sobre o Deus Desconhecido.

Caso isso não acontecesse; eles não teriam crédito com o povo idólatra daquele lugar e o evangelho não seria anunciado para que fossem salvos os que cressem.

"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." João 9:1-3

O caso do cego de nascença foi bem explicado por Jesus Cristo que ele havia nascido assim para que justamente naquele dia fosse curado por Ele e Deus fosse glorificado nesse milagre.

Homem com deficiência praticando hipismo
Homem pratica hipismo com deficiência nas mãos
3. Salvação da Alma - Somente um inocente com relação aos propósitos divinos acusaria Deus de mal por não curar as pessoas de qualquer mal, enfermidade ou defeito que tenham. O principal ideal de Deus para nós é a vida eterna sem doenças, mortes, tristezas e mal algum que nos assole como aqui nessa vida. Então; se preocupar desesperadamente com isso seria sem sentido para alguém que acredita que do outro lado da existência tudo será compensado e melhor. Deus não quer que nos prendamos a uma vida maravilhosa aqui; mas sim na eterna com Ele.

"Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno." Mateus 18:8

"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." Hebreus 10:39

Deus tem interesse maior na salvação de nossas almas que é eterna e sofrerá muito mais numa eternidade separada dele do que no corpo que perece no envelhecimento e esta suscetível a ser destruído facilmente.



4. Deus Nunca Curou Amputados? - Afirmar que Deus nunca curou ou que não pode curar amputados é afirmar sem provas o que realmente não se conhece. Além dos relatos bíblicos das obras que Jesus realizou que nenhum homem fez no mundo; quem garante que não houveram mais curas nesse sentido? Pode alegar com toda certeza que um coelho ou tatu nunca habitou no quintal da sua casa por exemplo? Como comprovaria isso ou desabonaria se alguém afirmasse?

Com certeza ficaria a questão no ar sem resposta. Mas ainda assim, temos os registros históricos das Escrituras que realmente mostram Cristo curando milagrosamente como nenhum homem jamais curou; inclusive aleijados.

"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." João 21:25

Quem pode afirmar com toda certeza de que não forma curados mais aleijados, coxos e amputados por Deus e por Jesus Cristo? Eu não ousaria...


5. Consequências Comuns - O que pensar se Deus se visse obrigado a curar todo amputado só para que crêssemos em sua existência e poder? Já desafiar o poder de Deus sem crer em sua existência já meio louco para quem diz não crer nele.

Mas raciocine comigo se Deus se preocupasse extremamente em cuidar da saúde do corpo das pessoas ao invés da salvação da alma delas. Quantas pessoas sofrem amputações por ano no mundo? Já parrou para pensar nisso? Amputações por crueldade; insanidade; acidentes de trânsito, de trabalho, em casa e problemas de doenças. Muitas dessas mutilações causadas pelos próprios humanos em sua distração; desobediência e teimosia com as leis e com o cuidado com a saúde e segurança.

Ainda que considerássemos os casos de acidentes realmente inevitáveis que levaram a amputação; seria ridículo Deus curar essas pessoas. Porque? E se o caso se repetisse novamente? Deus teria que curá-los novamente? Para que? Para que cada ateu que não cresse pudesse acreditar nele é isso? Ou quem sabe porque Ele é obrigado a mostrar que tem poder para isso? Ridículo isso...

Menino teve braço amputado
Caso de imprudência humana que gerou amputação de um braço do menino.
Agora imagine um cidadão que sofre de diabetes e não se cuidando tem que sofrer uma amputação de parte do pé; e clama a Deus e Ele o restaura. Depois o cara relaxadamente dirige bêbado e sofre um grave acidente e tem uma perna estraçalhada que deve ser amputada; clama a Deus e é restaurado. Então ele arranja um emprego numa fábrica de açúcar e álcool e trabalhando na moenda sem a devida proteção, tem seu braço esmagado e posteriormente amputado. Mais uma vez Ele cobra Deus que tem que curá-lo.

A vida passa e depois de muitas amputações dolorosas e curas fabulosas; ele é atropelado drasticamente e como já havia deixado em depósito uma oração para este caso. Deus para não se mostrar fraco e sem condições; ressuscita o sujeito o restaurando deixando 0 km. Cabe no seu raciocínio isso? Como e quando terminaria isso? O que seriam dos cientistas que criaram as próteses e dos médicos?

"E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jezreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete." 2 Samuel 4:4

Mefibosete ficou coxo de ambos os pés por um acidente ocorrido por descuido de sua ama e nem por isso blasfemou contra Deus ou ficou torrando Deus para ser curado do seu problema.


7. Esperança de Vida Eterna - Que sentido teria crer em Deus e nas suas promessas de vida eterna se não houvessem esperanças para se acreditar nessa vida que fossem melhores do que tudo que sofremos ou vivenciamos aqui? Como no exemplo anterior, não haveria necessidade de esperança de um lugar melhor; com condições melhores e até mesmo um corpo melhor se Deus fizesse tudo por nós aqui nesta vida e neste mundo.

Não importa qual doença aflija seu corpo nesta vida; se é um câncer, diabetes, AIDS ou mesmo uma amputação. Para quem conhece a salvação e experimenta na alma o alívio de ser liberto das enfermidades da alma; já tem um imenso alívio em seu existir e sobre esses problemas físicos tem ainda uma esperança na eternidade de que tudo será restaurado e aperfeiçoado para nosso eterno bem estar como esclarece Paulo em sua epístola:

"Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.

E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.

Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.

E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção."1 Coríntios 15:35-42

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Romanos 8:18

"Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo." Isaías 35:6

Fica claro portanto que a esperança futura suplantará eternamente qualquer tipo de sofrimento nessa vida que passa... Nunca mais teremos limitações ou defeitos como aqui!

Acampamento para amputados
Trabalho de assistência feito por cristãos missionários para auxiliar pessoas que sofreram amputações.
8. Caso das Orações - Deus realmente é obrigado a responder todas as nossas orações como pedimos e nos deu abertura total para curar quando bem quisesse e quem quisesse? NÃO! Infelizmente já vi tantas pessoas isolando textos e usando os mesmo para tentar justificar que Deus tem obrigação de curar ou que os  cristão deveriam orar e tais milagres acontecerem e isso é realmente muito contraditório e sem sentido quando se lê devidamente as Escrituras sobre o assunto.

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis." Mateus 21:21-22

Esse texto parece bem definitivo sobre orar crendo não é mesmo? Mas vamos complementar melhor o que Jesus disse?

"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." 1 João 5:14

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." Filipenses 2:13

Nem tudo é da vontade de Deus... Estejamos preparados para um "não" dEle. Não podemos isolar textos e desprezar a soberania de Deus sobre nossas vidas. Por mais que isso doa; Ele sempre será nosso Criador, Pai e Senhor. Outrossim:

"Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve." João 9:31

Ainda que Deus realizasse milagres ouvindo orações de pedidos de cura; não são todos que ele ouve; mas apenas aqueles que creem nEle e fazem a sua vontade. Mas, mesmo assim permanece a sua soberania sobre nossas vontades e orações. Se não foi curado; procure de Deus entender o porque. Isso não é adaptação, mas sim compreensão da vontade de Deus sobre sua vida.

9. Justiça de Deus - Apesar de alguns julgarem Deus como injusto por algumas pessoas sofrerem nesse caso da mutilação. Elas ignoram que muitos desses casos como já citados, são consequências dos próprios atos humanos e mesmo quando alguém nasce dessa maneira; Deus não é injusto, pois sempre haverão muitas razões em favor de Deus.

"Não tenho um braço...". Existem pessoas que não tem os dois. "Não tenho dois braços...". Existem pessoas que não possuem nem braços e nem pernas. "Não tenho braços e nem pernas...". Pois bem, existem pessoas que tem dificuldades piores como deficiência mental e não podem usar todos os seus membros. E assim podemos concluir racionalmente que enquanto alguns se acham em desvantagem com esse tipo de problema; outras estão em condições piores e ainda glorificam a Deus mesmo estando assim.

Existem centenas de pessoas amputadas em nossos dias que estão vivenciando isso e ainda assim vivem agradecendo a Deus por terem forças para viver e fazem mais do que pessoas normais e sadias fazem. Estes mesmo justificam Deus em seu estado e calam outros que só murmuram, blasfemam e maldizem Deus por não compreenderem que estão vivos; respiram e podem mais do que pensam se tiverem fé e quiserem!

Quando olhamos para nossa história e para o Calvário; entendemos que na verdade merecíamos morrer pelos nossos muitos  pecados e que viver, ainda que amputado já é uma dádiva divina...

"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." Deuteronômio 32:4

"Seria porventura o homem mais justo do que Deus? Seria porventura o homem mais puro do que o seu Criador?" Jó 4:17

Arrazoemos; seria o homem mais justo ou inteligente do que Deus?

10. Grandes Exemplos de Superação - A começar da Bíblia Sagrada com Paulo e Timóteo que tinham suas enfermidades que não eram curadas inexplicavelmente; sendo eles usados para curar outras pessoas; temos ainda exemplos cotidianos de pessoas que servem a Deus e são felizes com seus problemas. Mesmo que sejam amputados; causam espanto ao expressar sua felicidade e impressionam o mundo com sua fé, determinação e façanhas mesmo com membros ausentes. Vamos ver alguns?


Essa garotinha tem um grave problema que atrofia cada vez mais seus membros lhe causando muitas dores no dia a dia e sofrimento constante. Esse vídeo bastaria para mostrar como Deus é maravilhoso mesmo num caso como este dessa garotinha que usa sua vida como exemplo de superação incrível. Eu me emocionei... Chorei... Mas se esse exemplo não bastar; existem muitos outros...
Para os que quiserem um contato mais direto com pessoas que enfrentam esses problemas e servem a Deus com muita alegria; podem acessar o perfil no Facebook de uma irmã em Cristo de minha cidade que tem  seus dois braços atrofiados e se expressa feliz por tudo que Deus faz em sua vida. 
Quer realmente saber se nós cristãos só oramos por essas pessoas? Não só oramos, como agimos ajudando elas e também entendemos que essas pessoas nessas condições mostram quem somos nós quanto ao que Deus ordenou a todo homem: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". 
Alguns ousarão ignorar os exemplos de determinação e superação e focarão cegamente nos métodos científicos para justificar sua ideias, conceitos e ainda querer ser um mediador numa briga armada entre Deus e a ciência. Mas o que seria uma prótese por exemplo se não houvesse o ânimo do amputado? Qual a vantagem de uma perna ou braço artificial se toda vontade de viver e vencer não habitasse no ser humano nessas condições? Isso a ciência não pode fazer no ser humano: Dar sentido para se viver...

De qualquer forma; a maior esperança para quem sofreu amputação ou nasceu sem qualquer dos seus membros é a de que Deus não só pode encher sua alma de alegria e satisfação para vencer aqui; como há uma esperança de restauração eterna na outra vida; basta apenas crer e compreender as verdades de Deus e um dia...

"Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo." Isaías 35:6

"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." Apocalipse 21:4

Sintam-se a vontade para contradizer; complementar o assunto ou corrigir erros. E assine as atualizações e fique de olho nos próximos artigos. Deus abençoe a todos!



Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.