Réplica da arca de Noé por Johan Huibers

Reprodução real da Arca de Noé
Dordrecht - A construção da arca, na Bíblia, foi destinada a salvar Noé, sua família e os animais do dilúvio; uma outra, projetada por um empresário holandês protestante, realiza o sonho de uma vida: construir uma réplica exata da primeira.
Com 150 metros de comprimento, a embarcação de madeira coberta nasce, pouco a pouco, de um pequeno estaleiro ao longo do rio Merwede em Dordrecht (sul da Holanda). Sua construção foi iniciada em 2008 e terminada em 2010.

"Queremos falar de Deus às pessoas", explica à AFP Johan Huibers, 52 anos: "Queria construir alguma coisa de concreto para explicar melhor a Bíblia".

O barco, levantado por 50 pessoas, entre assalariados e voluntários, é da dimensão exata do evocado no Antigo Testamento: 300 côvados (antiga unidade de medida) de comprimento, 30 de altura e 50 de largura. Aberta à visitação após dois anos de construção, deixou o público boquiaberto.

"A madeira escolhida foi o pinheiro da Suécia, que se aproxima muito da 'resinosa' que Deus pediu a Noé para usar", destaca Johan Huibers.

No total, 1.600 animais de plástico, no tamanho natural e importados das Filipinas, vão ser embarcados logo a bordo do navio que pesa cerca de 3.000 toneladas. Animais que há perto de 4 mil anos fizeram a viagem, que os salvou do dilúvio e de uma mais do que provável extinção.

O "museu da Bíblia" deverá abrir suas portas até o final do ano. A bordo desta réplica (70 metros de comprimento; 9,5 metros de largura e quase 14 metros de altura), os visitantes encontrarão uma simulação da enchente, os animais em tamanho real de poliéster e informação científica interessante sobre o dilúvio de Noé. A esposa de Huibers, embora relutante, ajudou o marido, especialmente na parte do desenho e imagem do barco, ou arca, como lhe chamaria Noé.

O Livro de Gênesis, aliás, não deixa margens para qualquer tipo de dúvidas e relembra que Noé teve de “arranjar sete casais de todos os animais domesticados e um casal de todos os animais selvagens”. O convés será um pequeno jardim zoológico, habitado por animais domésticos vivos, como carneiros, camelos e galinhas. O esforço e a dedicação de Johan conseguiram ainda arranjar espaço para um pequeno cinema na popa (retaguarda) do barco, onde será exibido o filme “Fantasia” da Disney, que relata a epopeia de Noé contra o castigo divino.

Uma cópia do quarto de dormir de Noé será instalada no navio, assim como um teatro, um restaurante e uma sala de conferência para até 1.500 pessoas. Uma mó de pedra moerá a farinha para fazer o "pão bíblico". Nas paredes, afrescos murais contam a história da arca e de outras passagens do Antigo Testamento.

A ideia nasceu em 1992 de um pesadelo de Johan Huibers de que a Holanda teria sido engolida pelo Mar do Norte. "No dia seguinte, comprei um livro sobre a arca de Noé e nessa noite mesmo, sentado na poltrona com os meus filhos, disse a eles: 'Olhem o que vamos fazer'".

Johan Huibers construiu em 1992 uma primeira arca, de 70 metros de comprimento, que usou para levar turistas pelos canais holandeses. Os lucros obtidos com o empreendimento, permitiram a ele lançar-se à aventura atual. O empresário disse ter tomado um empréstimo bancário de 3 milhões de euros, beneficiando-se, também, de 500 euros cedidos pela igreja de sua comunidade, além de um "donativo de 100 euros" ofertado por sua mãe, de 93 anos.

"No começo, achei o projeto de meu pai um pouco estranho, mas agora, vejo que é super", disse Roy, o filho de Johan Huibers, de 23 anos, que trabalha em horário integral na construção. Outros, como Dennis Langeveld, 30 anos, operário de um estaleiro vizinho, estão menos convencidos. "Talvez ele saiba alguma coisa que ignoramos".

Logo, logo, Johan Huibers pretende atravessar o canal da Mancha com sua arca, levando-a, em seguida, através do Tâmisa, até Londres, onde ficará atracada durante os Jogos Olímpicos de 2012, "para falar de Deus às pessoas".

Fontes: Jóias da Vida e AFP

Comentário: Apesar das informações serem mais antigas, o projeto ainda impressiona. Sei que a motivação do irmão Johan Huibers foi mais pelo sonho que teve; mas sejamos francos que esse projeto não somente impressiona pela grandeza como também dá um peso e tanto as narrativas bíblicas sobre a arca original construída por Noé e seus parentes. Impossível não olhar para uma obra dessas e não se maravilhar! Mas o mais maravilhoso em tudo isso é o propósito que o irmão colocou em seu coração: "Falar de Deus as pessoas...". Que muitas vidas cheguem a Deus por esse projeto grandioso!

Quer saber onde está relatado sobre a arca de Noé nas Escrituras? O relato completo se encontra nos capítulos 6,7,8 de Gênesis; começando da corrupção da humanidade à aliança de Deus com Noé.

Para quem quiser conhecer o irmão Johan Huibers, deixaremos aqui o link para o seu perfil no Facebook: Johan Huibers. O que achou dessa réplica da arca de Noé? Comente sobre sua reação; compartilhe com outras pessoas e assine as atualizações para receber mais informações como estas.

Logo abaixo você confere fotos da réplica da arca de Noé em minha galeria de fotos no Flickr.