Quando admitiremos a verdade?

Por Dave Hunt

Sem querer menosprezar nossos esforços, a verdade é que o tamanho do Cosmos encontra-se tão além da nossa mais lunática imaginação que nosso "programa espacial" se assemelha a uma formiga tentando chegar ao topo de uma folha de grama. Num estado de euforia por suas realizações, que serão honrados com as manchetes de jornais em todo o mundo das formigas, ela conclama outras formigas que lhe admiram no solo: "Estou explorando o mundo!". O fato é que ela mal começou a explorar a grama, muito menos a cidade, o estado, o país e, certamente , ainda menos o mundo.

Por maiores que tenham sido nossas façanhas em caminhar na lua e enviar robôs a outros planetas em nosso sistema solar, elas estão longe, bem mais longe de explorar o Cosmos do que uma formiga numa folha de grama em relação a explorar o planeta. Esta realidade diminuidora é difícil de aceitar, mas deve se tornar mais clara nas páginas seguintes, não apenas com relação ao programa espacial norte-americano, mas também com respeito a muitas outras coisas que são declaradas em nome da ciência e aceitas por um público crédulo.

Formiga Sonhadora

A desconfortável verdade é que muito tempo, esforço, dinheiro e muitas vidas seriam poupados se encarássemos a realidade de nossas tremendas limitações. As façanhas na exploração de nosso sistema solar são dignas de nota, contribuíram grandemente para o nosso conhecimento, e trouxeram grandes benefícios científicos. Mas, imaginar que somos capazes de enviar espaçonaves tripuladas para além das nossas fronteiras equivale a nos engajarmos numa auto ilusão que muito irá nos custar. Nesta obra não olharemos apenas para os fatos científicos; também conclamaremos os leitores a que voltem ao simples bom senso.

Parece que a partir dos nossos presidentes, persistimos na busca recente recebida e calorosamente aclamada pelos cientistas espaciais e outros envolvidos em 14 de Janeiro de 2004, o então presidente norte-americano George W. Bush disse:

Os Estados Unidos da América tem avançado no espaço... pois o desejo de explorar faz parte de nosso ser... Nossos programas e veículos atuais de exploração espacial nos levaram longe e têm nos servido muito bem... Exploradores robóticos encontraram evidência de água  - ingrediente chave para a vida - em Marte e nas luas de Júpiter... A Missão Mars Exploration Rover Spirit ( Sonda "Espírito" de Exploração de Marte) está procurando por evidência de vida fora da terra... 
Esperamos retornar à lua até 2020, com um ponto de lançamento para as missões mais distantes... A partir da experiência e do conhecimento obtidos na lua, estaremos preparados para os próximos passos na exploração do espaço: missões humanas a Marte e aos mundos mais distantes. (Aplausos) 
As missões robóticas servirão de pioneiros - a sentinela avançada rumo ao desconhecido. Sondas e outros veículos de solo continuarão provando o seu valor, enviando imagens espetaculares e muita informação para a Terra. A sede humana pelo conhecimento, todavia, não poder ser satisfeita até mesmo pelas fotos mais vívidas ou pelas medidas mais detalhadas. 
Nós mesmos precisamos ver, examinar e tocar. E somente os seres humanos são capazes de se adaptar às incertezas inevitáveis propostas pelas viagem espacial.
À medida que nosso conhecimento aumenta, desenvolveremos novas forças para a geração de propulsão, de apoio à vida e outros sistemas que possam suportar viagens mais distantes. Não sabemos onde esta jornada terminará. mas sabemos o seguinte: os seres humanos estão adentrando o Cosmos. (Aplausos)
Continua...

Fonte: Cosmos, Criador e o Destino Humano - Capítulo 1: Quando admitiremos a verdade?

Comentário: Falar é fácil como dizem por aí não é mesmo? Um discurso bem ousado e cheio de grandeza para seres humanos tão finitos diante da grandeza de todo o Cosmos... Cabe-lhes bem a ilustração da formiga na folha de grama... O problema é que nem sempre as palavras tem tanto poder assim e a medida que os anos se passam; por mais descobertas que os humanos façam, existem incontáveis perguntas sem respostas e mistérios não desvendados no corpo humano! E o que dizer da natureza? O planeta terra! O Cosmos! Infelizmente os homens mal encontram o caminho que Deus deseja que encontrem e querem se perder no espaço... Impossível...

Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". Gênesis 15:5 
Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome. Salmos 147:4 
Você pode amarrar as lindas Plêiades? Pode afrouxar as cordas do Órion?
Pode fazer surgir no tempo certo as constelações ou fazer sair a Ursa com os seus filhotes? Você conhece as leis dos céus? Você pode determinar o domínio de Deus sobre a terra? Jó 38:31-33
Você acredita mesmo que a humanidade nessa ou em qualquer geração futura pode explorar todo o Cosmos como crê George W. Bush ou realmente somos como a formiguinha na folha? Comente...



 

Comentários