Isaías 40.22 - Fala da Terra Plana ou Esférica?

Ao longo de anos de aprendizado, desde a escola e mesmo na teologia; eu  tinha absoluta certeza de que a terra era um globo, esférica e que tanto cientificamente e teologicamente, segundo a verdade de Deus isso era o correto! Mas não! Esta tudo errado meu irmão e amigo! Até onde? O quanto? Ainda não sei, mas continuo a descobrir juntamente com muitos que a terra nunca foi um globo! Nem cientificamente falando e nem teologicamente falando! Porque priorizar tanto este assunto por aqui no Verdade Urgente? Porque é assunto do momento e há uma grande revelação nesse assunto, oculta a muito tempo pela falsa ciência e seus adeptos. E infelizmente a própria teologia esta eivada de mentiras inocentemente e alguém precisa ser chamado de "herege" como Martinho Lutero e mostrar isso teologicamente e cientificamente! E quer saber? Estou alistado na causa!

Livro do Profeta Isaías
Livro do Profeta Isaías 
Especificamente falando conforme o tema deste artigo, vou focar no texto de Isaías 40.22 que tem sido usado para interpretar que a terra é um globo ou estérica a muitos anos dentro de muitos campos teológicos denominacionais. Será mesmo que Isaías revelava uma terra plana desde o início? Eu pensava que sim; mas vamos analisar este texto em toda sua essência e provar que isto não é assim e que nossa teologia tem sido forçada a apoiar a ciência como se essa fosse a detentora da verdade final. Antes de começar a análise, é preciso porém que você como cristão (obviamente), acredite no que a própria Escritura contem sobre si mesma: A inspirada, inerrante e completa Palavra de Deus revelada ao mundo. Se sim, prossigamos...


Análise de Isaías 40.22 - Diversas Traduções

É Deus quem se senta acima do globo da Terra, cujos habitantes para ele fazem figura de minúsculos gafanhotos. É ele quem estende os céus como uma cortina, como se fizesse com ela a sua tenda.
Isaías 40:19 (O Livro)

Ele esta assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos. Ele estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar. (João Ferreira de Almeida Edição Contemporânea)

Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.
Isaías 40:22 (Nova Versão Internacional)

Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos. Ele é o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como tenda para nela morar.
Isaías 40:22 (King James Atualizada)

Textus Receptus
Textus Receptus usado por João Ferreira de Almeida para tradução em português
É ele o que está sentado sobre a redondeza da terra, cujos habitantes são como gafanhotos; é ele o que estende os céus como uma cortina, e os desenrola como uma tenda para neles habitar;
Isaías 40:22 (Sociedade Bíblica Britânica)

Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar,
Isaías 40:22 (Versão Católica)

Elie he o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para elle como gafanhotos: elle he o que estende os ceos como cortina, e os espraia como tenda, para habitar nelles. Isaías 40:22 ( Almeida Antiga 1848)

E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. Isaías 40:22 (Tradução Hebraica)

E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar. Isaías 40:22 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

E ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, e seus moradores são como gafanhotos; ele é aquele que estica os céus como cortina, e os estende como uma tenda para neles habitar. Isaías 40:22 (Bíblia Alfalit - Direto das Línguas Originais Hebraico e Grego)

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

Isaías 40:22 (Almeida Revista Corrigida Fiel)

Obs: As diversas traduções inglesas usam o termo "círculo da terra" em suas traduções; excetuando-se uma delas que usa "arco da terra".

Definições e Etimologia das Palavras nas Traduções

Vamos começar por uma análise de quantidade de traduções e  ver o que temos nas que escolhemos para apresentar aqui: 3 (Terra Esférica); 10 (Terra Plana) e 2 (Neutras). Considerando que algumas palavras podem indicar especificamente globo ou esfera e outras uma terra plana; ainda temos os termos que podem indicar tanto um como outro. Mas vamos buscar o significado dos termos traduzidos?

Esclarecendo que as definições são da ferramenta da Google e que focamos nas definições que mais se encaixaram no assunto. Logo abaixo se encontram as definições e a etimologia de cada palavra conforme o nosso português.

1. Globo: Qualquer coisa de forma esférica ou redonda; a Terra; representação esférica da Terra, de um corpo celestial ou do sistema planetário; esfera ou semiesfera de porcelana, vidro ou cristal, us. para tornar difusa a luz de uma lâmpada, de uma vela etc.

Origem
⊙ ETIM lat. globus,ī 'bola, esfera, globo'

Diferença das formas geométricas
Diferença das formas geométricas


2. Círculo: Superfície plana limitada por uma circunferência; circunferência ('linha curva').

Origem
⊙ ETIM lat. circŭlus,i 'roda, anel, área plana limitada pela circunferência etc.'

3. Cúpula: Parte interior e côncava de uma abóbada hemisférica ou esferoide; parte exterior e convexa desse tipo de abóbada; domo, zimbório; qualquer abóbada ou arremate superior com essa forma.

Origem
⊙ ETIM it. cupola 'abóbada que cobre um edifício'

4. Redondeza: Qualidade de redondo, esférico, circular ou cilíndrico; redondez; o globo terrestre; qualquer região da esfera terrestre; a superfície ou circunferência de algo; o espaço redondo.

Origem
⊙ ETIM redondo + -eza

5. Disco: qualquer objeto redondo e chato.

Origem
⊙ ETIM lat. discus,i adp. do gr. dískos,ou 'peso, prato, objeto de lançamento em exercícios de força', der. do v. gr. dikō 'atirar, lançar'
6. Arco: objeto ou figura arqueada (p.ex., um arco de cabelo, guirlanda de flores etc.); trecho de uma curva limitado por dois pontos; segmento de uma curva; em uma circunferência, arco que subtende um ângulo central que lhe define a medida; medida linear de um segmento de curva; forma arquitetônica ornamental, constituída por pilares ou colunas e pela estrutura curva (arco) ou semicurva que se encontra em sua parte superior externa ou interna; Elemento quase sempre estrutural quase sempre curvo, ger. constituído de tijolos ou pedras, montado conforme o processo de construção de abóbadas, us. para cobrir um vão; a forma recurva de uma abóbada.

Origem
⊙ ETIM lat. arcus ou arquus,us 'peça longa e curva us. como arma para atirar setas, qualquer objeto em forma de arco etc.'

Conclusão sobre Isaías 40.22

Se tão somente nos limitássemos nos estudos e análises até aqui, já concluiríamos que a passagem em estudo realmente indica que a terra é plana; mas para uma conclusão mais definitiva; focaremos na versão mais indicada como fiél aos textos originais (Textus Receptus) usados por João Ferreira de Almeida para criar a primeira tradução das Escrituras em português: Almeida Corrigida e Revisada Fiel. Sendo recomendado estritamente pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil. Dúvidas? Clique aqui

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
Isaías 40:22 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Modelo da Terra Plana
Modelo da Terra Plana
E segundo esta e outras traduções que concordam; munidas da definição do termo; a terra é redonda e circular como um disco! Mas aos mais teimosos podemos apelar ainda para uma pergunta. Se a terra fosse realmente uma esfera, onde estaria Deus assentado sobre ela? Já que sobre indica sempre no alto ou em cima de algo. Numa terra esférica é impossível se definir onde fica a parte de cima! Mas numa terra plana e circular sim! Porque todo círculo é plano e tem sua face! Seu lado para cima! Entendeu? Caso não tenha entendido, recomendamos que leia um artigo explicativo do site Original e Exclusivo clicando aqui para entender as diferenças entre um círculo e uma esfera.

O texto de Isaías 40:22 no original em hebraico traz:

הישׁב על־חוג הארץ וישׁביה כחגבים הנוטה כדק שׁמים וימתחם כאהל
 לשׁבת׃

A palavra em destaque, חוּג, possui vários significados, mas nenhum deles é de “globo”. Concluímos que mesmo no hebraico original, não encontramos base para uma terra esférica. Os textos originais concordam com nossas traduções mais fiéis.

Se você quiser comentar sua opinião, complementar o artigo ou contestar, sinta-se a vontade!










Comentários