Evo Morales ameaça pregação do Evangelho

Goste de estar bem informado na medida do possível e por esses dias iniciais de Janeiro, do ano de 2018; uma novidade nada boa para muitos moradores da Bolívia. Evo Morales com seu pensamento esquerdista e no poder, resolveu barrar com uma lei em tramita a pregação do Evangelho e quaisquer movimentos relacionados a religião. Porque será hein? Muito devem estar por dentro da triste notícia da lei que foi aprovada legalizando casamentos homossexuais no país e muitos não só oravam pelo país como protestavam também pela revogação da lei; mas infelizmente esses ditadores esquerdistas ainda existem e estão no poder em alguns países como Coreia do Norte; Cuba e Bolívia e por conta disso, essas coisas acontecem. Pesquisei o suficiente e trouxe estas notícias na íntegra de sites do país.

Evo Morales e Lula
Evo Morales e Lula compartilhavam as mesmas ideias de esquerda. Imagem: PT.org


Leis Bolivianas em Conflito 

O presidente Evo Morales criou uma nova lei criminal (ainda não aprovada), que trata de um ataque à liberdade religiosa (consagrado na Constituição da Bolívia art.4) com base no artigo 88.1, que estabelece sentenças de prisão para aqueles que fazem "proselitismo" por organizações religiosas ou de adoração. A nova lei prejudicaria a liberdade religiosa proposta pelo atual presidente da Bolívia, que poderia aprisionar com 12 anos e reparações econômicas qualquer pessoa que evangelize na rua. "Será punível com pena de prisão de 7 a 12 anos e compensação econômica para a pessoa que, por ele próprio ou por terceiros, capture, transporte, transfere, prive de liberdade, acolha ou receba pessoas com o objetivo de recrutar pessoas para sua participação em conflitos armados ou em organizações religiosas ou de culto", lê o artigo.

O artigo compara ao recrutamento para "terroristas" a evangelização dos cristãos. Se a lei é aplicada com rigor como esta escrita, na Bolívia não poderá pregar o Evangelho ou convidar alguém a participar de um culto. A Constituição boliviana declara em seu art. 4: "O Estado respeita e garante a liberdade de religião e as crenças espirituais, de acordo com suas visões do mundo. O Estado é independente da religião". Mas a verdade é que isso é violado através deste novo Código Penal que compromete seriamente a Constituição da Bolívia. Pois bem, a Bolívia do ditador Morales inventou uma nova figura penal: o "apostolado criminal" com o qual poderá aprisionar bispos católicos ou pastores evangélicos por pregarem. É o que diz o artigo 88.11 do novo Código Penal. Você ousará aplicá-lo?



O ditador boliviano é conhecido por suas frases absurdas, impróprias para um governador: desde "Na Europa, quase todos são carecas, e isso é porque eles comem frangos" na defesa dos "direitos da Mãe Terra" em relação aos "direitos humanos". "Quando algum jurista me diz: Evo, você está equivocado judicialmente, eu acabei de colocá-lo. Então eu digo aos advogados: 'Se é ilegal, legalize vocês, por que vocês estudaram?'. Eu ordeno e mando acima da lei, e se é necessário legalizar o ilegal, deixe os advogados contratados fazê-lo."  Esse estilo ditatorial de governo pode explicar o ataque a liberdade religiosa. Este tipo de texto coloca o apostolado religioso ao mesmo nível do recrutamento de pessoas para conflitos armados (terroristas?); o que é chocante e é uma afronta contra a liberdade religiosa.

Mas, além disso, a ameaça de prisão significa que, na Bolívia, o Evangelho não pode ser pregado. Como na China de Mao ou na Rússia de Stalin. Uma vez que considera criminosas as organizações religiosas ou de culto, inclusive - claro - a Igreja Católica e o resto das igrejas. Isso prejudica seriamente a Carta Magna. Mas esta é pura teoria, porque o Código Penal leva à catacumba dos católicos (credo maioritário na Bolívia) e evangélicos (representando 16% dos 10 milhões de bolivianos). Morales já tentou limitar a liberdade religiosa na Bolívia, um país que governa com conhecimentos ditatoriais desde 2006. Em 2010, ele anunciou que pretendia expropriar imóveis para a Igreja Católica. Então ele impôs o secularismo na prática, restringindo a liberdade de religião dos católicos e evangélicos.



Embora Morales presuma respeitar a religião, ao mesmo tempo a coloca em cheque com as leis seculares laicistas. Pessoalmente, ele diz que ele reza por seus pais, mas ele faz isso apelando para o paganismo indigenista (ele diz que ele reza para a Mãe Terra: "Eu acredito na Mãe Terra e nossos deuses"). A verdade é que através de leis como 351, o Estado tenta controlar a Igreja Católica e os evangélicos, forçando-os a pagar altos impostos. Os protestantes, em particular, temem que suas associações acabem dissolvidas pela pressão ferrenha a que o governo de Morales os sujeita. A palha que encheu o vidro já foi o controverso artigo 88.11 do Código Penal. Por que a plataforma CitizenGO lançou uma campanha de assinaturas solicitando ao presidente Morales para revogar esse artigo e respeitar a liberdade religiosa, lembrando-lhe que "pregar a Boa Nova não é um crime".

Os cristãos não são os únicos que protestam contra o novo Código Penal de Morales. Os jornalistas também fazem isso, porque quatro artigos violam a Lei de Imprensa e a própria Constituição. "Não permitiremos, sob nenhum pretexto, ações que afetariam diretamente as liberdades e os princípios em que a imprensa nacional é governada", disseram em um comunicado. Afirmam que a liberdade de expressão não é uma concessão do Estado, mas um direito humano, através do qual os cidadãos exercem seu direito de receber, disseminar e buscar informações, de modo que a censura prévia, a obstrução, a ditadura direta ou indireta sobre qualquer expressão, opinião ou informação disseminada, deve ser proibida. Esses protestos são complementares ao dos profissionais de saúde, a Central Obrera Boliviana, transportadores de longa distância, empresas de combustíveis, sindicatos, associações de advogados, associações profissionais, etc.

Para o líder boliviano, esses protestos não são senão manobras conspiradoras, oposição, "contra o governo e o processo de mudança", e advertiu os setores que conspiram que não podem vencer, porque tem o apoio das pessoas organizadas.

Conclusão

Não conhecia Evo Morales tão bem quanto agora conheço pelas poucas linhas que li e pude perceber que ele é um ignorante religioso que tenta barrar outras religiões de se propagarem por ainda pregarem a moralidade saudável e correta e munido de poder; ignora a voz do povo, se impondo sobre os resistentes como se fossem rebeldes ou criminosos, ignorando a razão mundial e mesmo as leis maiores sancionadas pela ONU quanto a liberdade religiosa e defendo o errado faz guerra contra o povo de Deus que ainda luta por ser sal da Terra e luz do mundo. Mas que tristeza para Evo Morales e para os demais que tiverem que conhecer a Deus pela sua força e poder. Acho que ele ainda não conhece bem o Deus dos crentes que Paulo perseguia e nem o Cristo que disse que o inferno não prevaleceria contra sua igreja. Mas que independente de qualquer indignação; possamos orar pelos nosso irmãos e pessoas de bem da Bolívia para que isso possa ser mudado e não seja aprovada essa lei. Deixe seus comentários e compartilhe este artigo com outras pessoas para que possam se compadecer dos bolivianos e orar por este país. Jesus ama todos eles... Mesmo que não entendam ainda.

21/01/2018 - Evo Morales revoga a lei que poderia prejudicar os cristãos no país. A decisão de Morales foi tomada um dia antes de fazer seu relatório de gestão à Assembleia Legislativa Plurinacional. “Para evitar tal confusão, com o medo baseado nas mentiras das redes sociais, eu decidi revogar (o Código)”, ele alegou. Algumas pessoas dizem ter sido um erro precipitado de quem não interpretou corretamente o texto; mas porque Evo revogaria uma lei simplesmente por pressão pautada na mentira?

Fontes:
Impacto - Evo Morales Amenaza con la cárcel por predicar el Evangelio
Actuall - Evo Morales pretende meter en la cárcel a obispos y curas por predicar el Evangelio
Guiame - Evo Morales suspende criminalização do evangelismo na Bolívia

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem