Terra Circular Plana - Duas Histórias; Dois Destinos

Infelizmente para os mais perdidos sobre a questão se a Terra é plana ou esférica isso se torna ou motivo de zombaria e no muito quando ficam sem defesas e argumentos dizem: "Que diferença faz a Terra ser plana ou redonda? Preciso trabalhar do mesmo jeito!". Diferente dessa afirmativa, temos do outro lado os cristãos dizendo: "Se a Terra for plana ou redonda não influi na salvação de ninguém!". Tem certeza crente? E principalmente para vocês eu contarei duas histórias que podem ficar um pouco longas mas vai valer a pena ler do modo como vou escrever para você entender se muda realmente alguma coisa na vida das pessoas e se este tema é ou não importante para a Igreja e para qualquer pessoa no mundo. Acredite, te mostrarei algo que nunca parou para pensar e se não concordar comigo, seu problema pode ser maior do que imaginava. Contarei duas histórias distintas e conclusivas em si mesmas com todas as suas diferenças entre elas e quero que preste atenção nos detalhes e depois faça uma observação final geral sobre ambas. Vamos começar por uma bem conhecida por muitos; mas antes eu recomendo a leitura de um artigo referente ao assunto.

Deus criou o mundo como uma bola?
Infelizmente eu mesmo acreditava que Deus havia criado a Terra como um globo. Imagem: Flagile Clay Heart



A Criação de Deus e Seu Propósito

NO COMEÇO, quando Deus criou os céus e a terra, a terra era vazia e sem forma definida. O Espírito de Deus estava em cima das águas. Disse Deus: "Haja luz". E a luz apareceu. Deus ficou satisfeito, e separou a luz da escuridão. Assim, Ele deixou a luz brilhar um pouco, e depois escureceu de novo. Deus chamou "dia" à luz, e à escuridão chamou "noite". O dia e a noite juntos formaram o primeiro dia. Disse Deus: "Que as águas se separem para formar a expansão do céu em cima e os oceanos embaixo". Deste modo, Deus fez o céu, separando as águas de cima das águas de baixo. Tudo isso aconteceu no segundo dia. E disse Deus: "Que as águas que estão embaixo do céu se juntem e formem os oceanos, de modo que apareça a parte seca". E foi assim. Deus deu o nome de "terra" à parte seca e de "mares" às águas. Deus ficou satisfeito, e disse: "Que a terra faça brotar toda espécie de ervas e de plantas que dão semente, e também árvores frutíferas que têm sementes nas frutas que elas dão. Isso para que as sementes façam nascer as espécies de plantas e de frutas que tinham produzido essas sementes". E foi assim, e Deus ficou satisfeito. Tudo isso aconteceu no terceiro dia.

Disse Deus: "Haja luzeiros na expansão do céu para iluminarem a terra e para fazerem diferença entre o dia e a noite. Eles servirão para dirigir as estações e para marcar os dias e anos". E foi assim. Deus fez dois enormes luzeiros para iluminarem a terra. O maior, que é o sol, para dirigir o dia, e o menor, que é a lua, é para dirigir a noite. Fez também as estrelas. Deus colocou os luzeiros na expansão do céu para iluminarem a terra e para fazerem separação entre a luz e a escuridão. E Deus ficou satisfeito. Tudo isso aconteceu no quarto dia. Então disse Deus: "Que as águas fiquem cheias de peixes e de outras formas de vida, e que os céus fiquem cheios de aves de toda espécie". Assim Deus criou os grandes animais marinhos e toda espécie de peixes e de aves. Deus ficou satisfeito e abençoou essas criaturas que fez. "Multipliquem, enchendo as águas dos mares, " falou. E às aves disse: "Sejam cada vez mais numerosas. Encham a terra!" Com isso o quinto dia terminou.

Disse Deus: "Que a terra produza os animais. Animais domésticos, répteis e animais do mato". E assim foi. Deus fez os animais, cada um de uma espécie. Os animais que vivem nas selvas e nos campos, incluindo os répteis, e os animais domésticos. E Deus ficou satisfeito com o que fez. Depois disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Tenha ele domínio sobre os animais marinhos, sobre as aves, sobre os animais domésticos e sobre os répteis. Domine a terra toda!". Assim Deus criou o homem à imagem do seu Criador. Deus fez o homem conforme a semelhança dele. Deus criou o homem e a mulher. Então Deus formou o corpo humano usando para isso o pó da terra. Depois soprou nele o sopro da vida, e ele veio a ser alma vivente.



Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus não enviou o Filho dEle para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Não há condenação eterna reservada para aqueles que confiam nEle como Salvador. Mas aqueles que não confiam nEle como Salvador, já foram julgados e condenados por não crerem no Filho único de Deus. A sentença deles está baseada neste fato: a Luz do céu veio ao mundo, porém eles amaram mais a escuridão do que a Luz, porque a obra deles eram más. Eles odiaram a Luz celeste porque queriam pecar na escuridão. Ficaram longe daquela Luz, com medo dos seus pecados serem revelados e eles castigados. Mas aqueles que se comportam bem, têm prazer em vir para a Luz, a fim de que todo mundo veja que eles estão fazendo o que Deus quer.

O HOMEM QUE DIZ: "Deus não existe!", é completamente tolo. O resultado dessa ideia errada é a perda da moral, seguida de uma longa série de atos vergonhosos. Quem acha que Deus não Se importa com nossa vida é incapaz de fazer coisas boas e certas. Lá do céu Deus olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus planos, procurando alguém que deseje obedecer a Ele. Mas, que adianta? A humanidade inteira se desviou do caminho certo e se perdeu. Todos os homens foram estragados pelo pecado. Não há um homem sequer que procure fazer o bem; não há nem um homem bom por natureza! Será que essa gente, vivendo em completo pecado, destruindo o meu povo como quem come um pedaço de pão, não percebe a existência de Deus, nem tenta falar com Ele em oração? O homem pecador, cheio de orgulho, não procura a Deus, nem se interessa por Ele. Todos os seus pensamentos se limitam ao seguinte: "Não existe Deus!" 

O homem pecador tem a boca cheia de ofensas, mentira e maldade. Suas palavras são puro engano e falsidade. [Jesus disse] Existem muitas moradas lá onde meu Pai mora, e eu vou preparar algumas para vocês. Quando tudo estiver pronto, então Eu virei buscar todos, para que possam sempre estar comigo, onde Eu estiver. Se fosse assim, Eu lhes diria. Não, Eu não abandonarei vocês nem os deixarei como órfãos - Eu voltarei para vocês. [Paulo disse] Tudo acontecerá num instante, num piscar de olhos, quando for tocada a última trombeta. Porque virá do céu um toque de trombeta, e todos os cristãos que já morreram, de repente voltarão à vida com novos corpos que nunca, jamais morrerão; e, então, nós que ainda estivermos vivos, também receberemos, de súbito, novos corpos. Porque os nossos corpos terrenos, os que temos agora e que são mortais, precisam ser transformados em corpos celestiais, que não podem perecer, mas viverão para todo o sempre.

Montagem do Arrebatamento
Infelizmente para muitos que acreditam na pseudociência seus destinos é desparecer sem esperança. Imagem: Advir Online


Portanto, meus queridos irmãos, já que é certa a vitória futura, sejam fortes e firmes, sempre produzindo muito no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que nada do que vocês fazem para o Senhor é desperdiçado, como aconteceria se não houvesse ressurreição.

A Criação dos Homens e Seu Propósito

Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (Quarks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo. Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.



Quando os pequenos pedaços começaram a se unir por causa da gravidade, formaram uma nuvem de pedras espaciais, que começou a girar. “Nesse processo, o material mais denso foi ficando no centro da nuvem e o restante, jogado para a periferia. A grande quantidade de matéria que ficou no centro originou o Sol, e a matéria que foi jogada para a periferia formou anéis. Cada anel deu origem a um planeta”, completa o geofísico Eder Molina, da Universidade de São Paulo. Resumindo, o planeta Terra – como os outros planetas do Sistema Solar – se formou a partir de pedaços de rocha que “sobraram” após a formação do Sol, graças à ação da força da gravidade. “Ela foi fundamental para a formação do universo e continua sendo muito importante na transformação dele”, encerra Tânia.

Atualmente, acredita-se que o primeiro ser vivo era autotrófico. Dois motivos justificam sua ampla aceitação: 1) até o surgimento da fotossíntese, o planeta provavelmente não apresentava moléculas orgânicas suficientes para sustentar as multiplicações dos primeiros seres vivos; 2) em razão da instabilidade do planeta, esses organismos só conseguiriam sobreviver se estivessem em locais mais protegidos, como fontes termais submarinas dos mares primitivos. Assim, a hipótese autotrófica sugere que os primeiros seres vivos surgiram primeiramente em ambientes mais extremos, nutrindo-se a partir da reação entre substâncias inorgânicas, tal como algumas archaeas atuais: processo esse denominado de quimiossíntese. Essa hipótese sugere ainda que, a partir desses primeiros seres vivos, surgiram aqueles capazes de realizar fermentação, depois os fotossintéticos e, por último, os seres heterotróficos.

Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos executados por cientistas, como Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes. Embora tenha respondido a uma grande questão, a biogênese não explica como ocorre o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, arranjo esse aliado a condições ambientais peculiares, o que resultou na formação de moléculas cada vez mais complexas até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese. Há trinta milhões de anos, em uma floresta tropical africana, os macacos lá existentes foram a raiz da evolução humana.


Briga entre criacionistas e evolucionistas
E como numa partida de futebol, crentes e ateus brigam por uma bola sem fundamento... Imagem: Islamicity


Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema solar com sete planetas do tamanho da Terra. É provável que h, com um tamanho mais parecido com os de Vênus e Marte, seja um mundo gelado por causa de sua distância da estrela. Os três planetas restantes estão dentro da chamada “zona habitável” e podem abrigar oceanos, segundo o estudo. Por isso esse achado deve ser um lembrete para os terráqueos de que não há razões objetivas para se sentirem especiais. Assertivo, como de costume, o famoso físico Stephen Hawking defendeu as leis da ciência frente à teoria criacionista, de que os seres humanos são “senhores da criação”, ressaltando que somos “produto das flutuações quânticas do Universo”“Antes de entendermos a ciência, o lógico era acreditar que Deus criou o Universo, mas, agora, a ciência oferece uma explicação mais convincente (...) Não há nenhum Deus. Sou ateu. A religião crê em milagres, mas esses não são compatíveis com a ciência”. A respeito disso, o cientista também se manifestou, confiante de que o homem, cedo ou tarde, vai entender a origem e a estrutura do universo: “Na verdade, agora mesmo, já estamos próximos de alcançar esse objetivo. Na minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana”.

Reflexão e Conclusão 

É nisso que você acredita? Deu para sentir a abismal diferença na certeza e precisão dos detalhes? E antes que algum ateu queira menosprezar os relatos da criação pelas Escrituras; você também vive de fé meu amigo! Mas o fato de ateus crerem nessa baboseira infundada toda não me incomoda tanto quanto os cristãos que aderem a pseudociência para justificar relatos e revelações nas Santas Escrituras! Pregadores apregoando uma teoria teológica de duas criações? Ensinadores crendo que o poder de Deus possa ter causado o Big Bang? Crentes se perguntando se Deus não poderia ter criado vida em outros planetas? O que virá agora? Céticos pentecostais? "Igreja Evangélica Ateísta dos Últimos Dias"? Acorda cristão! Pare de acreditar em fantasias! Pare de tentar corrigir a inerrante Palavra de Deus! Pastores, parem de misturar o santo com o profano com suas explicações esdrúxulas sem sentido real condizente com a Palavra! Ei cristão! Pare de achar que os homens de Deus e o próprio Deus era burro em suas revelações! Poesia? Metáfora? Simbologia? Estude com temor homem! Obedeça a linguagem do céu e consulte os originais! Deus não erra, nós sim!

Para mim é a gota d'água justificar as Escrituras com essas fantasias da cabeça de homens ateus e mesmo inimigos declarados de Deus! Não percebe que nos bastidores dessas doutrinas enganosas está o Diabo querendo minar a fé dos fracos? A evolução é um mito! O heliocentrismo um conjunto de doutrinas perigosas! A NASA uma das maiores agentes de propagação do engano e os homens que ocultam a ciência verdadeira, servos declarados de nosso Adversário! Acordem! Despertem! Deus criou o mundo como consta nas Escrituras e como o vemos todos os dias com provas cabais! Somo especiais e únicos em nosso reino e Deus há de julgar a todo homem sobre a face da Terra! Escolha o seu caminho e não misture as coisas adulterando a Palavra de Deus! Ou crê em Deus e se prepara para receber o destino eterno ou crê nessa loucura ateísta e se engana que vai parar na escuridão. Sem mais, oremos para que quem dorme, acorde e essa verdade leve mais perdidos a verdade de Deus e a Cristo. Sinta-se a vontade em tentar refutar, completar ou compartilhar o artigo.

"Em vez de crerem naquilo que eles próprios sabiam ser a verdade sobre Deus, escolheram de vontade própria crer em mentiras." Romanos 1.25

"Não entrem debaixo do mesmo jugo daqueles que não amam ao Senhor, pois que tem o povo de Deus em comum com o povo do pecado? Como pode a luz conviver com as trevas? E que harmonia pode haver entre Cristo e o diabo? Como pode um cristão ser companheiro de alguém que não crê?" 2 Coríntios 6.14,15

"Timóteo, não deixe de fazer estas coisas que Deus confiou a você. Evite as discussões ridículas com aqueles que se gabam de seu "conhecimento" e assim provam a sua própria falta dele." 1 Timóteo 6.

Fontes:
Bíblia Viva
Brasil Escola - Big Bang - A Teoria do Big Bang
Ciência Hoje - Como a Terra nasceu?
Ideias Fora da Caixa - Como aconteceu a evolução humana
Brasil Escola - Origem da vida
Mundo Hoje - Telescópio da NASA descobre um sistema solar com sete planetas como a Terra
Seu History - Stephen Hawking afirma: "não há qualquer Deus" e “milagres não são compatíveis com a ciência”


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem