Drogas - Situação da Holanda após anos de liberação

Drogas são benéficas? Podem até ser em seu estado de erva e não de DROGA. Alguém pode lutar pela etimologia da palavra mas eu ainda prefiro ficar com os resultados práticos da palavra. Não é de hoje mas desde a década de 60 (se não me engano) que lutam pela liberação do uso das drogas e esse movimento vem crescendo pelo mundo e infelizmente existem países que já se encurvaram a vontade da minoria e anos depois começam a ver os resultados fracassados de uma lei que ajuda ainda mais as pessoas se acabarem e perturbarem a paz da sociedade e destruir suas famílias. É preciso ser bem viciado ou lesado para não saber quais as consequências a longo prazo do uso demasiado dessas porcarias. E o fluxo é quase o mesmo: Bebidas alcoólicas; drogas leves; drogas pesadas e por fim, ou comete algum crime ou acaba morto por esses caminhos. Eu sou contra as drogas por muitos motivos e tento tirar aqueles que caem nesse "buraco". Alguém se lembra da liberação da maconha na Holanda? Vamos ver resumidamente como isso ficou por lá e depois as consequências.

Planta de Maconha
Na Holanda a maconha foi liberada sobre regras rígidas que não resolveram o problema de criminalidade. Imagem: Super Abril


Liberação da Maconha na Holanda

Todas as drogas são proibidas nos Países Baixos. É ilegal produzir, possuir, vender, importar e exportar drogas. No entanto, o governo criou uma política que tolera o uso de maconha em alguns termos e condições específicos.

Cafés

Cafés podem vender apenas drogas leves e não mais que cinco gramas de maconha por pessoa por dia. Os cafés são regulados por leis rígidas, que controlam a quantidade permitida de drogas leves e as condições nas quais podem ser vendidas e usadas. Os cafés não podem fazer publicidade das drogas. Pessoas com menos de 18 anos não podem comprar drogas e não podem entrar em cafés.

Política de drogas

A política de drogas nos Países Baixos visa: reduzir a demanda por drogas, o fornecimento de drogas e os riscos aos usuários, a seu ambiente e à sociedade.


Os holandeses reconhecem que é impossível proibir as pessoas de usarem drogas totalmente. Por isso, os cafés têm autorização para vender pequenas quantidades de drogas leves. Essa abordagem pragmática faz com que as autoridades possam se concentrar nos grandes criminosos, que lucram com o fornecimento de drogas pesadas.





Por que o sindicato da polícia da Holanda afirma que o país está virando um 'narcoestado'?

Um murmúrio corre entre os tranquilos canais de Amsterdã. São conversas sobre as declarações de que a Holanda está se convertendo em um "narco estado". "Este é o tema do momento entre os meus amigos. Acho que as pessoas estão muito confusas", diz Dany Lezcano, jovem mexicano que trabalha e vive há sete anos no país europeu. No início de fevereiro, o prefeito Jozias Johannes van Aartsen, a polícia e o Ministério Público de Amsterdã alertaram que o crime estava aumentando, fruto do crescimento de grupos criminosos. Agora, na semana passada, as acusações sobre a insegurança da Holanda foram adiante. A Sindicato da Polícia Holandesa (NPB, sigla para Nederlandse Politiebond) enviou para o Parlamento uma declaração controversa, afirmando que as autoridades são incapazes de combater o surgimento de uma "economia criminosa paralela". A Holanda, na opinião da NPB, "tem muitas características de um narco estado".

O documento reverberou no país. A população holandesa está dividida. Há quem acredite que as declarações buscam apenas chamar a atenção, para que a polícia receba mais recursos do governo, e também aqueles que consideram que há algo verdadeiro nas alegações. "É óbvio que as coisas mudaram. Aqui, o mais grave que podia ocorrer era roubo de carteira ou bicicleta, mas nos últimos tempos tem havido relatos de mortes, assaltos", conta Lezcano. "Mas se isso significa que a Holanda é um narco estado... Eu venho do México, assim, me custa aceitar que se diga algo assim de um país como este. Na minha opinião, estão exagerando", opina. Em nota enviada para a BBC Mundo, o ministro de Justiça da Holanda, Ferd Grapperhaus, rejeitou as críticas à política anti-drogas do seu governo. "Junto com nossos aliados, trabalhamos arduamente para combater o tráfico internacional de drogas. Por isso, o termo narco estado não é uma qualificação que eu usaria", afirmou. Porém, reconheceu ser necessário investir na força policial e no combate ao crime organizado.

Maconha sendo vendida liberalmente em comércio em Amsterdã
Enquanto em muitos lugares do mundo, pessoas conscientes ainda temem pela liberação das drogas; outros a comercializam legalmente! Imagem: Flickr


A visão da polícia

O informe da associação policial se baseia em entrevistas com 400 detetives. A conclusão é que o crime está aumentando em todo o país. A afirmação contrasta com os números do Ministério da Justiça da Holanda, que sugerem uma redução de 25% na criminalidade no país nos últimos nove anos. A NPB rebate, no entanto, afirmando que os dados oficiais são menores porque muitas vítimas não fazem denúncias. Segundo a NPB, a liberdade do consumo de maconha nos coffee shops e a legalidade da prostituição têm influenciado a proliferação de gangues e organizações criminosas, que a polícia não tem capacidade de combater. O texto afirma que o nível atual de crime no país não pode ser combatido com os recursos disponíveis e denuncia o aumento de ataques a idosos, crimes sexuais e cibernéticos.

Além disso, a associação também alerta sobre a existência de uma "economia paralela", baseada no tráfico de drogas. E não é a única. Nos últimos anos, várias organizações internacionais têm abordado o aumento de grupos ligados ao narcotráfico na Holanda. De acordo com uma investigação da Universidade de Groningen, um dos motivos é a política peculiar da Holanda em relação à maconha, cujo consumo é permitido, mas não sua produção e comercialização. Isso leva, segundo o estudo, à criação de um mercado paralelo de abastecimento. Um relatório de 2016 da Europol - a polícia da União Europeia - e do Observatório Europeu das Drogas e Dependência Química considerou que a Holanda era o principal núcleo do tráfico de entorpecentes do continente.

Ambas as organizações estimaram que a maioria do ecstasy consumido na Europa e Estados Unidos são produzidos em laboratórios clandestinos no sul da Holanda. Em uma entrevista publicada no começo do mês na imprensa holandesa, o chefe da polícia de Amsterdã, Pieter-Jaap Aalbersberg, denunciou um aumento do número de matadores de aluguel, que estariam dispostos a matar por cerca de US$ 3,6 mil.



A polêmica 

Pieter Tops, da Universidade de Tilburg, considera que o país cumpre os requisitos observados em um narco estado. "Um narco estado é um país onde se produz e/ou se comercializam drogas proibidas em grande escala. Esta definição, sem dúvida, se aplica à Holanda", afirmou em entrevista para o jornal de Volkskrant. "A escala da produção de maconha e drogas sintéticas é enorme. E também há a importação e o trânsito de cocaína através dos portos", acrescentou. Para Tops, as mesmas características da Holanda que a tornam um "país próspero e interessante para a economia legal" também podem ser utilizadas para o comércio e a produção de substâncias ilegais.

Porém, Tom Blickman, analista político especializado em narcotráfico do Instituto Transnacional, com sede em Amsterdã, não concorda. Segundo ele, em um narco estado, por definição, os grupos criminais influem fortemente no processo de tomada de decisões políticas, o que não é o caso da Holanda. Além disso, os grupos criminosos existentes na Holanda não disputam o poder do Estado. "Existem certos temores sobre a influência de grupos criminosos nas próximas eleições, mas são bastante exagerados", explica. De acordo com Blickman, a proliferação de grupos criminosos não é uma situação particular da Holanda. "Em todos os países do mundo, as gangues tentam criar uma economia paralela para facilitar suas oportunidades comerciais."

J. G. Brouwer, especialista em segurança e drogas da Universidade de Groningen, acrescenta que não existem estatísticas ou estudos disponíveis que indiquem que o narcotráfico seja mais grave na Holanda do que nos vizinhos. "É uma velha acusação, um parlamento francês uma vez tipificou a Holanda da mesma forma. Porém, falta terreno para isso".



Considerações e Conclusão

Antes de concluir o assunto, eu recomendo que veja um vídeo onde apresento 10 desculpas para a liberação das drogas e as refuto; apresento mais 10 razões para que as mesmas não sejam liberadas. Aproveite para se inscrever e receber as atualizações de nosso canal Verdade Urgente:


Como cristão e como ser humano inteligente eu não recomendo que ninguém use drogas; se aventure a conhecê-las ou mesmo venda para outras pessoas, pois além de serem auto destrutivas, ainda podem destruir outras vidas literalmente. Que política frágil quanto as drogas foi essa na Holanda? Tentando fazer uma espécie de controle e estratégia para irem atrás dos traficantes produtores; acabaram gerando um abismo ainda maior! Falta de inteligência básica! Óbvio que se a maconha foi liberada mesmo com tantas regras; as pessoas vão procurar mais na medida que sua necessidade aumentar; ao ponto que cinco gramas por dia não resolverão seu vontade de fumar mais! E assim para onde elas irão? Sim, para os traficantes para terem mais! O resultado não poderia ser outro! Assim, pessoas curiosas quanto ao mundo caótico da ilusão, poderão (amparadas por lei) experimentar sem problemas a maconha. Cabe a pergunta se a polícia imaginou de onde os donos dos cafés tirariam a droga para vender...

Essa praga esta em todo mundo... As maiores desculpas para se querer a liberação são argumentos sobre os benefícios da erva em si e seus efeitos benéficos, mas isso é história para boi dormir como dizem em alguns lugares! No fundo as pessoas querem a libertinagem! Fumarem até ficarem "brisando" e se atolando cada vez mais se prejudicarem ao ponto de perderem suas vidas ou atraírem diversos outros males como se tornar um criminoso e induzir outras pessoas ao mesmo erro. E não teime comigo porque tenho tempo na Terra suficiente para ver quanta desgraça as drogas trazem nas vidas das pessoas. Deus no livre e nos guarde de ficar como a Holanda ou outros países como o México onde a situação é ainda pior! Lembrando que suicidas não herdam o reino de Deus e se drogar é suicídio a prestação. Mas ao final de tudo como diz o artigo; você fuma se quiser; liberado ou proibido. A escolha será sempre sua; mas Deus não muda! Algum comentário? Acha que a liberação das drogas pode ser bom para o nosso país? Comente; compartilhe com outras pessoas e se inscreva para receber novas atualizações.

"Nesta vida boba, eu já vi de tudo, inclusive que algumas pessoas, boas morrem cedo e alguns homens maus têm vida bem longa. Por isso, não se esforce muito para ser bom ou sábio demais. Senão, você vai destruir a si mesmo. Por outro lado, você também não deve ser muito mau - não seja tolo! Senão, vai morrer antes da hora." Eclesiastes 7.15-17

Fontes: 
G1 - Por que o sindicato da polícia da Holanda afirma que o país está virando um 'narcoestado'?
Holland - Política holandesa sobre drogas


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem