Dã ou Manassés nas 12 tribos de Israel?

Seria Dã ou Manassés contado entre as 12 tribos de Israel? Essa é mais uma pergunta encontrada no meio ateísta e que tenta desqualificar as Escrituras como literatura não inspirada por Deus e digna de menosprezo. Mas antes de qualquer explicação, é preciso esclarecer que para quem conhece bem as Escrituras a nível de sua mensagem central e o desfecho dos propósitos de Deus na história de Israel e de seu povo, essas coisas não devem e nem podem tirar a fé de ninguém que conhece a Palavra de Deus.

Afinal, isso nem mesmo chega a ser um erro ou contradição. Como na própria Bíblia está declarado:

"As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." Deuteronômio 29:29
Mas explicaremos sempre que estiver na medida da possibilidade humana. Mas cabe lembrar que Deus não é homem e nem nos deve explicações pormenorizadas de seus ideais e segredos mais profundos, somos só homens, criaturas e no muito filhos por sua misericórdia em Cristo que nos revela o que bem entender pelo seu Espírito Santo.


Bandeira da tribo de Dã
Quem realmente consta nas tribos de Israel? Dã ou Manassés? Contradição Bíblica? Imagem: Mercado Livre


Possíveis Explicações para as Diferentes Citações

Em Gn 49:3-27 esta listada as 12 tribos de Israel por seus representantes: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, , Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. 

Já em Ap 7:4-8 é citada nas tribos de Israel os seguintes nomes: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Manassés, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim.

Fiz uma leitura e acompanhei a história da tribo de Dã nos registros bíblicos e pude notar que essa tribo foi quem pecou contra o Senhor grandemente em uma das maiores ofensas contra Ele, que seria a idolatria.

Deus em sua grandeza, poder e bondade não admite que suas criaturas a quem deu vida, criem outra criatura inerte e se prostrem ante a ela desprezando seu Criador e esse pode ter sido o motivo pelo qual em Apocalipse Dã não foi contado na lista das tribos de Israel. Vamos ler os textos que falam sobre esse pecado de Dã: 

"Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás." Gênesis 49:17

"Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro." 1 Reis 12:28-30



"Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã." 2 Reis 10:29

E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra.

"Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló." Juízes 18:30-31

Note que já desde a primeira profecia sobre Dã, ela é retratada como uma serpente traidora que ataca por trás e os versículos que se seguem mostram a idolatria entrando nessa tribo com um bezerro de ouro que seria como seu deus e só pararam com essa prática quando foram atacados e levados cativos pela Babilônia!

Até mesmo os reis consentiam nos pecados do povo e insistiam em servir a Deus e idolatrar ao bezerro de ouro. Para quem não conhece o trato de Deus quanto a idolatria, isso parece ser coisa simples; mas quando um servo seu o trai dessa forma conhecendo quem é o único Deus, a punição sempre será certa e consequências virão. E Dão foi desqualificado a ter seu nome entre as tribos de Israel e mais do que isso,  não foi mais achado entre eles na restauração...

Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens. Isaías 45:16 Uma outra hipótese foi aventada por Irineu, importante pai da igreja que viveu no final do segundo século, cuja proposição foi a de que o anticristo proviria dessa tribo (Contra heresias, v. 30.2), o que, aliás, já era cogitado em uma obra judaica pseudepígrafe (O testamento de Daniel 5.6). É possível que João tivesse consciência disso, embora esse fato em nada altere o valor de inspiração divina no texto em esclarecimento.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem