Enoque foi a sexta ou sétima geração desde Adão?

Navegando pela internet encontramos um blog bem interessante de uma advogada ateia que luta em favor do homossexualismo e é mais uma em combate contra a Verdade de Deus. Em seu blog intitulado "A Profetisa", ela escreve vários artigos procurando apoiar suas causas e desmentir ou invalidar a veracidade dos fatos bíblicos. Não pude deixar de ler um dos artigos que ela nomeou como "Erros da Bíblia Cristã!".

Claro que ela foi bem humilde em esclarecer que nem foi ela quem fez o estudo em questão no seu artigo, mas o que importa é que aceitei o desafio em Deus de averiguar sua lista de erros e conferir se realmente a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, ou quem inventou essa lista precisa estudar melhor seu conteúdo para aprender sobre ela primeiro.

Felizmente a bem da verdade, essa página já não existe mais; mas existem muito mais blogs e canais no YouTube espalhando essas mesmas supostas contradições que não se sustentam diante de uma análise acurada de cada passagem bíblica. Vamos conferir o primeiro erro citado nessa lista?

Ilustração de Adão, Eva e seus filhos
Enoque foi a sexta ou sétima geração desde Adão? Existe contradição nas genealogias? Imagem: Slide Player


Sexta ou Sétima Geração?

A Bíblia contém erros no registro sobre a genealogia de Enoque? Seria ele o sexto ou o sétimo depois de Adão? Segundo ela a Bíblia possui discrepância nesse sentido, sendo assim alvo de dúvidas.

Ainda que isso fosse verdade, não seria perigoso para o plano divino, não interferiria na salvação e nem desviaria a minha fé. Seria algo sem problema algum para mim; mas vamos mostrar que a Bíblia não tem discrepância nesse sentido.

Cabe aqui uma dica importante: Nunca critique algo que não tenha domínio e no caso da Bíblia, nunca use uma só versão. Veja como ficou a distorção:
  1. Enoque foi a sexta geração: Gn 5:3-18, I Cr 1:1-2
  2. Enoque foi a sétima geração: Judas 1:14
O erro na verdade não esta nos textos, mas mais uma vez nas interpretações dos mesmos. É preciso lembrar que se falamos de geração, estamos falando de quem foi gerado; que neste caso seria de Sete em diante e não de Adão. Sendo assim Enoque seria o sexto gerado, já que Adão não foi gerado.



Se analisarmos os textos os textos como contagem de cabeças de família apenas, Enoque seria então o sétimo depois de Adão. Não há controvérsia na Bíblia em nenhum dos textos citados no artigo.

Vamos analisar o verso que parece contradizer que Enoque foi o sétimo depois de Adão em várias traduções e veremos qual a ideia transmitida no final da leitura:


1. Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, Judas 1:14 (Nova Versão Internacional)

2. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Judas 1:14 (Almeida Revista Corrigida Fiel)

3. Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, Judas 1:14 (Almeida Revisada Instituto Bíblico)

4. A estes também é que profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, quando disse: Eis que o Senhor veio com miríades de seus santos Judas 1:14 (Sociedade Bíblica Britânica)

Onde esta o erro? Se Adão foi o primeiro a formar uma linhagem, logicamente que Enoque seria o sétimo depois dele! Mais uma vez as más interpretações causando confusão na cabeça dos incautos e leigos nas Sagradas Escrituras.

Resposta Conclusiva 

Para este caso não tem confusão ou erro literalmente detectado nas Escrituras. Como já esclarecido no princípio do artigo; basta saber o que perguntar antes de buscar uma resposta para desfazer essa confusão:
  • Enoque foi a sexta geração depois de Adão
  • Enoque foi o sétimo homem a partir de Adão nas gerações
Percebeu a diferença? No primeiro caso ele é contado como gerado e no segundo com os que geraram. Simples demais esclarecer esse suposto erro por má interpretação dos textos bíblicos.

Objetivamente respondendo a pergunta dos nossos amigos e usada no título deste artigo, Enoque foi a sexta geração depois de Adão. Alguma dúvida?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem