Quando vira o fim do mundo?

Nunca! Pelo menos nas Escrituras eu nunca vi de Gênesis a Apocalipse que o mundo em si terá um fim, senão as gerações existentes nele. Mas vamos ignorar a mediocridade da pergunta e vamos dar um empurrão em entender que estejam falando da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O que os críticos querem insinuar nessa pergunta postada em vários lugares, e também encontrada no blog A Profetiza, é que Jesus disse duas coisas contraditórias escritas por Mateus.

Dessa vez eles entenderam que Jesus disse que viria antes dos discípulos percorrerem todas as cidades de Israel pregando o evangelho e em outra que ele disse que só viria o fim quando o evangelho fosse pregado em todo mundo. Será realmente uma contradição ou mais um erro fatal de má interpretação por falta de conhecimento bíblico? Estamos aqui com a ajuda do Santo Espírito para mostrar  nada mais do que a Verdade sem fanatismo.

Cena ilustrativa do fim do mundo
Podemos saber realmente quando virá o fim? Desde muito tempo, muitos tentam acertar esse dia. Imagem: Obvious


A cidades de Israel

Vamos ver qual é o texto usado pelos críticos para alegar que o fim do mundo aconteceria com a volta de Cristo antes que os discípulos percorressem as cidades de Israel:

"Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do homem." Mateus 14:23

 Nesse texto Jesus não fala sobre o fim do mundo, mas que eles não percorriam todas as cidades de Israel antes que Ele viesse. Onde se registra que os discípulos conseguiram pregar o Evangelho a todas as cidades de Israel? Isso nunca aconteceu...

Aliás, os discípulos que ouviram essa palavra do Mestre morreram sem conseguir percorrer todas as cidades de Israel pregando o Evangelho; pois o mesmo ainda é pregado em Israel até os dias de hoje e nem todos os israelitas reconhecem Jesus como o Messias, conforme a mensagem do Evangelho.

O erro reside no fato de ignorar que Jesus falou isso aos discípulos e os mesmos morreram antes mesmo de conseguirem evangelizar toda nação.




Todo o mundo

Esse é mais um dos trechos onde Jesus fala sobre coisas que aconteceriam no fim do mundo e destaca sua volta. Mas dessa vez ele cita que o evangelho seria pregado em todo mundo antes. Vamos conferir?

"Será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14

Aqui  Jesus esclarece que antes do fim o Evangelho seria pregado em todo mundo antes. É preciso certo conhecimento sobre escatologia para não fazer confusão nessas passagens citadas por Jesus.

Observe que esta não contradiz a anterior depois de interpretarmos corretamente a mesma. Aqui Jesus não falava dos seus discípulos que estavam ali, mas sim de uma pregação bem mais abrangente envolvendo a igreja de forma geral; uma pregação que em algum tempo alcançara as pessoas do mundo todo.

Isso é fato quando olhamos o andamento da evangelização pela Igreja hoje. Canais de televisão, internet, sites e blogs como este e evangelização pessoal. Sem contar as missões transculturais em outras nações que ainda não haviam ouvido sequer falar de quem era Jesus Cristo como Somália, Nigéria e outros países hostis ao evangelho.

A Igreja continua a obra de seu Mestre, pregando a Verdade e levando o amor de  Deus aos corações dos homens e quando todos chegarem ao menos ao conhecimento do Evangelho, independente de aceitarem ou não o mesmo, o fim virá.

Esclarecendo novamente que a vinda de Jesus Cristo ninguém pode calcular ou saber exatamente quando ocorrerá e o fim citado aqui não é a destruição do mundo em si, mas sim o cumprimento das profecias que foram proferidas desde o antigo testamento sobre a vinda de Cristo, manifestação do anticristo, as pragas, os juízos de Deus e os julgamentos. O fim citado por Jesus abrange muitos períodos e fatos apocalípticos e não um acontecimento isolado.

Alguma dúvida sobre o fim do mundo citado por Jesus Cristo?

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem