Os homens com Paulo também ouviram a voz de Cristo?

Aos olhos de muitos militantes críticos, Lucas parece ter cometido a grande gafe de se contradizer em Atos dos Apóstolos quando ele afirma em uma passagem que os homens não ouviram a voz de Cristo e na outra que eles ouviram sim quando este falava com Paulo.

Para quem não se aprofunda em conhecer as Escrituras e nem as examina diligentemente como o fez os bereanos, acaba tropeçando na Palavra e cometendo esses foras que arrastam muitas outras pessoas néscias e outras sem o conhecimento nítido das Escrituras.

Em mais esse artigo responderemos a essa questão que foi também levantada em muitos blogs ateístas e comunidades também para causar confusão. Mas vamos à verdade?

Cristo aparece para Paulo no caminho para Damasco
Os homens que estavam com Paulo, ouviram a voz que Paulo ouviu ou não? Imagem: Apenas


A contradição de Lucas?

Lucas foi quem escreveu o livro de Atos e estranhamente se vê nos textos que disponibilizaremos aqui que ele parece realmente estrar em contradição em seu relato sobre o que aconteceu com Paulo no momento da aparição de Jesus Cristo para ele. Confira os textos usados pelos nossos críticos:

"E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém." Atos 9:7

"E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo." Atos 22:9

Note que no primeiro texto Lucas relata que os homens ouviram a voz de Cristo quando falava com Paulo e já no segundo ele relata que não ouviam a voz dele. Seria realmente uma contradição existente no livro de Atos dos Apóstolos?

Bom, vamos mostrar mais uma vez que esse povo precisa ler mais a Bíblia...




Entendendo melhor os textos

Vamos começar primeiramente comparando algumas traduções para ver se isso não é apenas problemas de má interpretação por leitura sem recursos. Estaremos analisando o segundo versículo onde aparentemente se consolida uma contradição. Confira o mesmo texto em algumas versões:

"Os que me acompanhavam viram a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo." Atos 22:9 - Nova Versão Internacional

"E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo." Atos 22:9 - Almeida Revisada Imprensa Bíblica

"Os que estavam comigo, viram, na verdade, a luz, mas não ouviram as palavras de quem falava comigo." Atos 22:9 - Sociedade Bíblica Britânica

Notou a variação nas traduções que revelam uma harmonia entre os dois textos? A partir dessas referências entendemos que os homens que estavam com Paulo ouviram sim o som da voz que falava com Paulo, mas não podiam entender o que era falado para ele. Simplesmente houve um trocadilho na tradução de João Ferreira de Almeida que causou confusão na mente dos menos estudiosos e desapercebidos. Buscamos na Wikipédia o termo palavra e veja o que conseguimos:



Na língua portuguesa, uma palavra (do latim parabola, que por sua vez deriva do grego parabolé) pode ser definida como sendo um conjunto de letras ou sons de uma língua, juntamente com a ideia associada a este conjunto. A função da palavra é representar partes do pensamento humano, e por isto ela constitui uma unidade da linguagem humana. Wikipédia

Então fica claro que Lucas nunca criou um contradição em seus relatos, mas ele apenas complementou as informações com ambos os textos como já explicado. Mesmo que algumas traduções tragam que eles "não ouviram o som das suas palavras"; isso já declara que eles não ouviam suas palavras, mas sua voz sim.

A Bíblia só é complicada de entender onde Deus realmente não quer que entendamos, mas existem coisas tão simples de se enxergar, basta apenas meditar e pedir entendimento à Deus. Não deixe de conferir os próximos artigos respondendo a essa falsas contradições e erros equivocados.

Comentários