Existem citações na Bíblia sobre o ateísmo?

Ateísmo
Já publiquei um artigo sobre quem são os ateus e sobre o  ateísmo, explicando mais detalhadamente sobre o assunto. Como é um assunto atual e tem se difundido bem na internet e nas redes sociais; achamos por bem tratar disso aqui no Verdade Urgente.

Os ateus militantes tem "desevangelizado" vidas através da internet que são crentes neófitos (novos convertidos) e mudado a cabeça de alguns religiosos. Tenta combater o cristianismo pela filosofia, teologia e pela ciência. Alguns vivem tranquilamente em sua descrença e não se importam com as religiões ou o cristianismo; já outros tem decretado guerra contra todos os religiosos por alegarem que a religião é um mal no mundo.

Caso queira saber mais detalhes sobre os ateus e o ateísmo, basta apenas ler nosso artigo já publicado aqui no blog Verdade Urgente:
E a Bíblia? Faz alguma referência aos ateus? A resposta é SIM, e estaremos mostrando os versículos mais claros sobre o assunto e explicando o significado dos mesmos. 

Textos sobre ateísmo nas Escrituras
Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos. Salmos 10:4
Lógica ateísta
Este texto escrito por Davi, fala de pessoas que já não criam em Deus mesmo naquele tempo. Na verdade ainda não se usava o termo "ateus"; mas na prática essas pessoas realmente eram ateus e como deixa claro o texto, elas não buscavam a Deus e não o incluíam em seus planos humanos.

Note que nesse texto conforme a definição, são tratados como "ímpios". Veja o significado mais abaixo.

Este texto usa o termo "ímpio" para os ateus. Para ficar mais claro o sentido dessa palavra, resolvi deixar o significado aqui para complemento desse verso do Salmo 10:

Ímpio: que despreza a religião, não tem fé; que caracteriza impiedade; que não perdoa; inexorável, insensível; que ofende a moral, justiça, etc; pessoa ímpia; incrédulo, herético.
Fonte: Wikitionary
Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. Salmos 14:1
Neste Salmo, Davi pega bem mais pesado chamando os ateus de tolos pelo fato de não reconhecerem a existência de Deus a partir de tudo quanto existe ao redor deles. Em um sentido mais restrito, ele se refere aqui aos ateus advindos da crença em Deus que por algum motivo se desviaram e passaram a negar seu Criador.

Estes são diferentes dos demais que apenas negam a existência de Deus por inocência, ignorância ou falta de conhecimento e experiência com o mesmo. Já os ateus desviados, forma homens ou mulheres que aprenderam sobre as Escrituras, conheceram a Deus e provaram do seu sobrenatural e caíram em cegueira espiritual por algum motivo. Para fins de peso e esclarecimento:

Tolo: sem inteligência ou sem juízo; ingênuo, simplório; tonto, idiota, pateta, bobo; templo circular; sem inteligência ou sem juízo; ingênuo, simplório; tonto, parvo, idiota, pateta, bobo
Fonte: Wiktionary


Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 
Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 
Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. 
Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Romanos 1:19-28
Esse é um dos textos mais longos e pesados nas Escrituras e inclui aqui todos os homens que não acreditam em Deus ou deixaram de acreditar e Deus os entregou aos seus próprios desejos mundanos pecaminosos. Aqui o escritor inclui os desviados, ateus, homossexuais e outras categorias que não acreditavam em Deus.

A Bíblia é enfática com respeito ao trato de Deus com essas pessoas que o menosprezam e não acreditam nEle, sendo o Criador e Pai de toda humanidade. Infelizmente ao ter conhecimento desses textos, muitos deles ainda não enxergam a verdade e nem se arrependem; mas preferem rejeitar a verdade e proclamar guerra de argumentos entendo que estes textos são ofensa contra eles.

Bíblia Sagrada

Este texto também mostra como essas pessoas se acham tão inteligentes e são como loucas diante de Deus por desprezarem o verdadeiro conhecimento que vem do alto. Eles não conseguem vislumbrar pela tamanha grandeza do universo e sua complexidade, um Criador Sábio e Inteligente que criou tudo e rege o universo a nossa volta.
Naquela época, vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Efésios 2:12 
 Este texto apesar de ser curto é bem revelador e mostra que realmente; todo aquele que não tem parte com Cristo não tem Deus nele e nem com ele. Muitos se revoltam ao ouvirem textos assim; mas é uma realidade que precisa ser dita para que pessoas que seguem uma religião, não se iludam com isso e venham estar separados de Deus pela ignorância e rebeldia.

A maioria de nós eramos assim e crendo ou não crendo estávamos separados de Deus por não se achegar a Cristo para uma nova aliança com Deus. Esta separado de Deus? Já consegue vislumbra e sentir nessa imensidão a presença de um Deus Poderoso que nos sonda a todo instante? Faça uma oração a Ele e se entregue aos seus cuidados e Ele se mostrará cada vez mais para você.





Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem