Quantos crentes haviam no momento da ascensão?

Saímos nós da confusão sobre a ascensão ter ocorrido em Betânia ou no Monte das Oliveiras para saber agora quantos crentes haviam na ocasião da ascensão. Essa é mais uma questão que ferve os miolos dos críticos e ateus militantes e querem usar a mesma para desqualificar a Bíblia como contendo erros.

Mas mais uma vez mostraremos que não há erro algum e que realmente eles tomam referência de pessoas imaturas no conhecimento da Palavra que se desviaram justamente por serem enganadas por Satanás e agora espalham a confusão para os que ainda não conhecem a Palavra e pervertem os conversos a se desviarem pela mentira.

Enquanto houver pessoas valentes, que amem a Deus e defendam sua Palavra; muitas pessoas conhecerão a Verdade que liberta! E hoje no Verdade Urgente você verá mais uma mentira de Satanás ser desfeita.

Ascensão de Jesus Cristo, Senhor nosso
Mais uma contradição no número de discípulos que viram Cristo subindo aos céus? Imagem: YouTube


Haviam 120 ou 500 na ocasião da ascensão?

Dessa vez eles afirmam que há contradição quanto ao número de irmãos que participaram da ascensão de Jesus. Lucas e Paulo se contradisseram em seus relatos? É o que vamos ver agora:

"E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:"  Atos 1:15

Segundo Lucas, após o evento da ascensão haviam quase 120 pessoas reunidas orando. Vou me segurar mais um pouco só para ver o que Paula relata...

"Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também." 1 Coríntios 15:6

Paulo diz que Jesus Cristo foi visto por mais de 500 irmãos (?). Não vejo a hora de responder essa questão.






Confusão generalizada!

Vamos começar logo pela pergunta que está uma anarquia! "Quantos crentes haviam no momento da ascensão?". Como os camaradas me formulam uma pergunta dessa e me lançam textos totalmente fora da pergunta?

Essa é mais uma pergunta que eu poderia nem me dar ao prazer de responder, mas como eles insistem em espalhar essas bobeiras por aí, por que não responder? Mas, sinceramente? Essa pergunta merecia o desprezo pela falta de inteligência na formulação dela.

Lucas está falando da ocasião da escolha do substituto de Judas e não da ascensão de Jesus Cristo! O que tem a ver esse relato com a ascensão ou com quem estava, ou não estava no momento? Note que já haviam se passado dias depois da ascensão e nada foi informado sobre quantos crentes haviam na ascensão em lugar algum da Bíblia!

"E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:" Atos 1:15

E Paulo? De onde esses ateus tiraram que Paulo estava falando da ocasião da ascensão ao citar sobre os mais de 500 irmãos que viram Jesus? Só na Bíblia deles... Paulo estava falando da veracidade da ressurreição de Jesus e listou as aparições que Jesus fez para confirmar sua ressurreição, mas não citou onde elas aconteceram.

Quer saber? Procure ler e meditar no que está maravilhosamente escrito no texto sobre a ascensão. Vai perceber que nosso Mestre venceu a morte e segundo havia dito, voltou para junto do Pai. Quer debater sobre o assunto ainda?
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

18 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Afinal... quantas pessoas o viram na ascensão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson! Obrigado por ler e comentar! Infelizmente não existe em canto algum informação precisa de quantos irmãos estavam no momento da ascensão de Cristo e podemos constatar isso no livro de Atos dos Apóstolos onde é narrado o fato histórico e não há números registrados lá. Mas o foco do artigo foi justamente mostrar a tolice ateísta de usar textos distantes do evento para tentar construir uma contradição.

      Resumindo; não há essa informação nas Escrituras; mas ela confirma que pessoas o viram ressuscitado sim. Espero ter ajudado e forte abraço!

      Excluir
    2. Podemos sim ao menos inferir que as quinhentas testemunhas mencionadas por Paulo em 1 Coríntios 15:6 são as mesmas que juntas testemunharam a ascensão de Jesus.

      Excluir
    3. Eu creio que estes 500 que Paulo menciona estavam lá no dia da acensâo do Senhor Jesus,mas nâo da para afirmar,mas o importante é que ele ressuscitou e vive para todo sempre e vem nós buscar

      Excluir
    4. Não dá pra afirmar o quê? De que não haviam muitas testemunhas por ocasião da ascensão pública do Senhor? Isso é um fato bíblico!

      Excluir
    5. Bem disse o Alexandre que podemos fazer uma inferência; mas foi justamente isso que evitei por não ter certeza se seriam as mesmas 500 pessoas que Paulo disse, já que além daquelas, muitas outras o viram depois desse dia. Mas como comentou também nosso irmão anônimo, o importante é que Ele ressuscitou e o que os nosso amiguinhos ateus tentam fazer é criar uma contradição que não existe. Existe na verdade é falta de compreensão por parte deles.

      Excluir
  2. Olá! Também fiquei com a mesma dúvida de quantas pessoas o viram na Ascensão Rsrs
    Li um artigo seu,sobre o Almirante Richard E. Byrd,gostei por demais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu nobre! Como eu deixei claro no texto; não tem como afirmar especificamente quantas pessoas haviam; mas Paulo cita que uns 500 irmãos viram Jesus ressuscitado. Mas isso é o de menos, já que o foco é a ressurreição dele amparada por centenas de pessoas que viram e testemunharam anos depois esse evento milagroso! Glória a Deus nas alturas! Nosso Cristo vive!

      Excluir
  3. Só acho desnecessário tanta arrogância e grosseria, pra responder essa pergunta.
    Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro sua intenção meu irmão, mas recomendo que leia a Bíblia toda sobre qualquer tema que intente levantar; ainda mais quando julgar qualquer irmão:

      "Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." Tito 1.11,12

      Não devemos ser mansos e doces com quem se arvora contra a verdade de Deus levando pessoas ao engano e até a condenação. Estou sendo enérgico, direto, rústico e sistemático; mas sem extravasar xingando ninguém ou desrespeitando qualquer pessoa. Estou combatendo ideias, pensamentos, doutrinas e qualquer coisa contra a Verdade. Simples assim meu irmão.

      E a arrogância que citou não se aplica ao contexto do que estou fazendo. O que pensa sobre nosso Mestre chegando o azorrague no lombo dos animais e expulsando os cambistas do tempo? Enérgico não? Porém quando sabemos da sua motivação, entendemos que era zelo ardente pela casa do Pai.

      Jamais sustentaria esse projeto com o nome VERDADE URGENTE para humilhar pessoas e ser um mero arrogante ofendendo gratuitamente ninguém. E ainda que isso aconteça, "cada um dará conta de si mesmo a Deus" e "responda ao tolo segundo a sua estultícia, para que não pareça sábio aos seus próprios olhos".

      Forte abraço meu irmão!

      Excluir
  4. Eu só acho q devia esplicar mais simples.e ñ ficar desabafando contra pessoas inguinorantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha calma meu irmão, eu tento ser o mais simples possível; mas infelizmente adversários se levantam o tempo todo me ofendendo das mais variadas formas e não creio ser pecado ser enérgico e forte com os mesmos. Já que estou zelando da verdade, como Cristo zelou da Casa de Deus com um chicote!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Na verdade meu irmão, o intuito do artigo foi apenas mostrar que não há contradição entre os relatos das quantidades narradas conforme a mente limitada dos ateus querem concluir entendeu? A soma que Paulo cita em sua carta aos Coríntios não tem nada a ver com os discípulos que o viram ascender aos céus. Na verdade os QUASE 120 são a contagem dos que estavam no cenáculo orando pela descida do Espírito Santo conforme Jesus prometeu e os ordenou.

      "E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:

      Atos 1:13,14,15"

      Não narra um número específico entendeu? ERAM QUASE 120 PESSOAS.

      Excluir
  6. A resposta é bem simples e está no próprio texto do início de Atos 1. O texto se refere desde o início aos apóstolos reunidos com Cristo até a Sua ascensão. Certamente poderia ter mais alguém, porém pelo texto, só podemos afirmar que os 11 estavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu irmão. Esses "ateus teólogos" infelizmente passam vexame na internet com seus questionamentos justamente por não conhecerem o que querem criticar; pois todo aquele que tentou se aproximar para tentar desmentir as Escrituras deu de cara com a muralha da fé e se converteu a Cristo! Abraço!

      Excluir
  7. Incrível texto! Muito sábio o escritor. Que cada dia mais transborde da Palavra e ajude pessoas a entender as escrituras 👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho e que bom ler tais palavras de ânimo e motivação! Ore pela minha vida e por esse trabalho! Deus abençoe sua vida!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem