Prêmio Million-Dollar Dada a cosmólogo Priest

Michael Heller
O Prêmio Templeton 1.600 mil dólares americanos de 2008, o prêmio mais rico feito a um indivíduo por uma organização filantrópica, foi dada quarta-feira para Michael Heller, 72, um padre polonês católico romano, cosmólogo e filósofo que passou a vida buscando  responder questões como: "Será que o universo precisa ter uma causa?"

A Fundação John Templeton, que concede bolsas para incentivar grandes descobertas científicas sobre "grandes questões" em ciência e filosofia, elogiou o professor Heller, que é da Polônia, por sua extensa obra que "possui consideráveis novas conclusões sobre muitas questões da vida".

Grande parte da carreira do Professor Heller tem se dedicado a reconciliar o mundo científico conhecido com as dimensões desconhecidas de Deus.



Ao fazer isso, ele argumentou contra um "deus das lacunas". Estratégia para relacionar a ciência e a religião, numa visão que usa Deus para explicar o que a ciência não pode explicar.

Professor Heller disse que acredita que, por exemplo, que a objeção religiosa para o ensino da evolução "é um dos maiores mal-entendidos", porque "introduz uma contradição ou oposição entre Deus e oportunidade."

Em entrevista por telefone, o professor Heller explicou a sua afinidade para os dois campos: "Eu sempre quis fazer as coisas mais importantes, e que pode ser mais importante do que a ciência e a religião? A ciência nos dá o conhecimento, e a religião nos dá o significado. Ambos são pré-requisitos para a existência decente ".

Professor Heller disse que pretende usar o prêmio para criar um centro para o estudo da ciência e teologia na Pontifícia Academia de Teologia, em Cracóvia, Polônia, onde ele é um membro do corpo docente.

Professor Heller nasceu em 1936 em Tarnow, Polônia, um dos cinco filhos de uma família profundamente religiosa dedicados a interesses intelectuais. Sua mãe, uma professora, e seu pai, um engenheiro mecânico e elétrico, fugiu para a Rússia em 1939, antes da ocupação nazista.




Ao retornar à Polônia anos mais tarde, onde as autoridades comunistas tentaram oprimir intelectuais e padres, Professor Heller encontraram abrigo para o seu trabalho na Igreja Católica. Foi ordenado aos 23 anos, mas passou apenas um ano ministrando a uma paróquia, antes que ele se sentiu obrigado a voltar para a academia.

"Foi um dos anos mais difíceis da minha vida", disse o professor Heller. "Esse confronto desta abordagem altamente idealista para a vida com a vida cotidiana é muito doloroso."

"Quando fui convidado para participar da morte de uma pessoa," ele disse, "Eu não estava preparado em minha própria vida , então eu tive um tempo difícil de preparar alguém para passar da vida para a morte. Quando você se depara com um fato tão imediato, você nunca pensa sobre os altos objetivos da sua vida. "

O prêmio será concedido oficialmente em Londres pelo príncipe Philip, o duque de Edimburgo, em uma cerimônia privada em 7 de maio no Palácio de Buckingham.

Comentário: É muito admirável a busca sensata desse padre por respostas usando os dois ângulos de visão como usou Isaac Newton; mas sempre deve-se tomar o cuidado de não exagerar na dose e querendo unir ciência e religião em conceitos que sejam totalmente compatíveis; criar um novo ramo científico ou religioso.

Particularmente, minha opinião se limita a crer realmente como ele que a ciência pode nos dar o conhecimento do que descobrimos e a Bíblia nos mostra justamente o que a ciência não tem condições de mostrar. Todos que consideram esse fator, tem menos tendência de defender teorias inexistentes; hipóteses loucas e revelações não condizentes. E você, qual a sua opinião?


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem