10 Provas da Inspiração Divina nas Escrituras

Será que a Bíblia realmente merece crédito? Ela foi escrita por meros homens? Quem foram os autores da Bíblia? A Bíblia contém em si as palavras de Deus mesmo? Estas e outras perguntas semelhantes passam e já passaram pela cabeça de muitas pessoas pelo mundo todo ao longo da história e me dispus a responder de uma forma inicialmente clara e objetiva se a Bíblia é ou não a inspirada Palavra de Deus com base em argumentos impactantes e textos bíblicos também. A Bíblia, basicamente é o livro de regra de fé e pratica dos cristãos (principalmente protestantes). Nela encontramos ensinamentos e revelações importantes tanto para hoje como para amanhã e é através dela que temos noção de com tudo foi criado; da existência de Deus e outros fatos excepcionais que podem até mesmo resolver problemas e questões ainda por serem resolvidos e respondidas. Mas como muitas pessoas ainda relutam em acreditar que ela seja a Palavra de Deus revelada a nós; vamos aos fatos! Que tal ler também alguns artigos relacionados ao tema?
Escrevendo pergaminho
Homens inspirados por Deus escreveram toda revelação que receberam da parte de Deus. Imagem: Answer Sinaction Passantino
10 Provas da Inspiração Divina nas Escrituras

Antes de começar a lista; vale destacar esse detalhe de português e uma verdade de suma importância. Não é tudo na Bíblia que é mandamento de Deus ou aprovado por Ele! "Mas como assim Ricardo?!".  A Bíblia é uma coletânea de escritos onde Deus se manifesta e se revela no decorrer da história ali descrita; sendo assim, ela contém as verdades que nos convém saber da parte de Deus; mas nem tudo é para ser seguido em seus relatos entendeu? Um exemplo? Quando Caim matou seu irmão Abel, não foi um exemplo de liberdade para matar porque Deus permitiu. No livro de Provérbios e Eclesiastes  há diversas referências aos prazeres da vida de uma perspectiva humana em alguns trechos que não são mandamentos divinos. As mortes pelas mãos de Davi e seu adultério não podem ser tomados como aprovados por Deus ou como exemplos de moral para nós; e assim por diante. Por isso é preciso tomar cuidado ao usar textos e passagens isoladas alegando que Deus disse, mandou ou fez. Dito isto, vamos as provas! 

1. Inspiração Divina e Sobrenatural - Nós cristãos, mesmo com essas explicações que dei, usamos dizer que a Bíblia foi inspirada por Deus; mas porque em seu impulso ou inspiração por parte de cada autor; Deus conduziu para que seus volumes fossem escritos. Por esse motivo não existem livros com tal atribuição divina com a Bíblia. É o único livro intitulado como "A Palavra de Deus". É o único livro que contém a expressão "Assim diz o Senhor..." registradas por 2.600 vezes ditas pelo próprio Deus. 

Jó 32.8 - A inspiração de Deus que dá entendimento aos homens.
2 Timóteo 3.16 - Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para a humanidade. 
2 Pedro 1.21 - Todas as profecias foram proferidas pelo Espírito Santo de Deus através dos profetas.





2. Harmonia e Unidade Singular - A Bíblia é o único volume contendo 66 livros que foram escritos por 40 autores de diferentes posições sociais e idiomas, morando e vivendo em locais e circunstâncias também diferentes e que foram  reunidos ao longo de 1.600 anos mantendo o plano e a revelação divina sempre numa só linha histórica! Ou seja, com tantos obstáculos e diferenças, o conteúdo não entrou em contradição ou mudou o tema. Como seria se fizéssemos isso com os melhores autores de livros best sellers da modernidade? Conseguiriam uma obra valiosa assim com tanta harmonia e precisão profética? Não creio... 

3. Autenticada por Jesus Cristo - Jesus Cristo, sendo o Filho de Deus aqui na Terra não somente leu as Escrituras desde a sua meninice como também as ensinou a todos quanto pode e as cumpriu fielmente nos mínimos detalhes; desde seus ensinamentos divinos até seus simbolismos. Foi Ele que a chamou de "A Palavra de Deus".

Lucas 4.16-21 - Jesus Cristo sempre lia as Escrituras durante sua vida desde a infância.
Lucas 24.27 - Jesus durante seu ministério ensinava a todos sobre as Escrituras e suas revelações.
Marcos 7.13 - Nosso Senhor Jesus Cristo a defendeu como a Palavra de Deus.
Lucas 24.44 - Ele cumpriu todas as profecias e verdades contidas das Escrituras.

4. Testemunho do Espírito Santo - Indiferente de tempo, localização no mundo; cor, raça e status; todo cristão admite que a Bíblia em seus respectivos idiomas é a Palavra inspirada de Deus. Se fosse perguntado a todo cristão genuíno sobre o que ele pensa sobre a Bíblia; a resposta de cada um deles sobre o tema seria única.



5. Cumprimento das Profecias - A Bíblia é um livro recheado de profecias de Gênesis a Apocalipse e todas as suas profecias se cumprem uma a uma no decorrer da história. Não somente profecias dentro dos registros forma confirmadas como também na história outras se cumpriram. São profecias individuais para personagens; para povos como os judeus e outros e universais que abrangem a todos até o fim dos tempos. E o que dizer da riqueza de detalhes nessas profecias como sobre o Cristo desde sua eternidade, nascimento, vida, crucificação e etc?

Mateus 11.13 - Um livro cheio de profecias cuja a fonte é o próprio Deus.
Profecias sobre Jesus Cristo: Gênesis 49.10, Salmos 22, Isaías 7.14, Isaías 53, Daniel 9.24-26, Miqueias 5.2, Zacarias 9.9.
Profecias referente aos judeus: Levítico 26.14,15, Levítico 26.32,33, Deuteronômio 4.25-27, Deuteronômio 28.15-64, Isaías 60.9, Isaías 61.6, Isaías 66.8, Jeremias 23.3, Jeremias 30.3, Ezequiel 11.17, Ezequiel 36, Ezequiel 37
Profecias pessoais:  Ciro, 150 antes do seu nascimento (Isaías 44.28); Josias, 300 anos antes do seu nascimento (1 Reis 13.2, 2 Reis 23.15-18).

6. Influência Transformadora -  Como ignorar todas as pessoas até aqui que entraram em contato com seu conteúdo de uma forma mais profunda e foram impactadas? Pessoas que mesmo a história secular registra que se converteram a Deus; se tornaram grandes pregadores de suas verdades e mesmo ateus testificam de seu poder transformador. A Bíblia se fosse lida e aceita em todo o mundo com seriedade, poderia mudar a história da humanidade. Prova disso? Eu sou uma dessas pessoas transformadas por essa influência poderosa inspirada por Deus!

Artigos sobre conversões pelas Escrituras

Cristão com sua Bíblia
A Bíblia é o maior manual de fé e prática que consegue guiar os homens a Deus num caminho moral excelente. Imagem: Pexels


7. Conteúdo Renovado e Inesgotável - Eu nunca conheci um livro tão lido e explorado no mundo e que nunca perdeu sua validade como acontece com a Bíblia Sagrada. São milênios de estudos, pregações, livros escritos baseados em seu conteúdo e suas verdades e revelações jamais se esgotam! Ela jamais envelhece e por mais de 120 séculos jamais necessitou de reedições com acréscimos ou descarte de qualquer verdade nela contida. Pelo contrário, ela permanece mais atual que os jornais ou periódicos de amanhã.

Os melhores livros produzidos a partir da Bíblia

8. Mundialmente Conhecida - Atualmente quase toda a população mundial já conhece a Bíblia Sagrada. E mesmo aqueles que a odeiam sabem muito sobre ela; como o caso de ateus que vivem se debruçando sobre suas páginas para tentar contradizer suas verdades. Até os inimigos da verdade conhecem a Bíblia Sagrada. Ela é a linguagem universal de todos os cristãos sinceros e tementes a Deus que buscam cumprir fielmente suas verdades. Nenhum outro livro alcançou tamanha publicidade e impacto.

Mateus 24.14 - A profecia sobre as Escrituras serem anunciadas a todo o mundo se cumpre a cada dia.

O livro mais vendido em todo mundo

9. Conhecimento Superior - Nenhum material escrito ou ensinamentos deixados por sábios e gurus tem a essência poderosa que os ensinamentos da Bíblia tem. São ensinamentos realmente inspirados por Deus e escritos por homens compromissados em dar suas próprias vidas pela verdade nela contida e foi justamente por meio do sangue de inocentes que esses escritos nos alcançaram. O próprio Deus teve o cuidado de preservar ao longo dos séculos sua revelação para os homens. Nenhum outro livro outorga para si tal essência como sendo divino, profético, sobrenatural e tão revelador. O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendido no mundo. O mais impressionante é que cada país possui uma Sociedade Bíblica, que garante que a tradução seja realizada com a verossimilhança necessária.

1 Pedro 1.24,25 - O conhecimento de Deus permanece para sempre.

O livro mais lido no mundo

10. Imparcialidade nas Verdades - Se a Bíblia fosse um livro escrito por homens sem compromisso com a verdade de Deus não encontraríamos tantas verdades sobre eles mesmos, sabendo que todo homem pecador é arrogante e dificilmente admite seus pecados diante de Deus. Pelo contrário, ela justamente por ser inspirada por Deus, denuncia os pecados da humanidade sem encobrir as condições dos pecadores e nem esconder mesmo os pecados dos servos de Deus como Davi e seu adultério com Bate Seba.

Jó 41, Jó 17.1, Jó 50.21,22, Salmos 51.5, 1 Coríntios 1.19-25  

Antes de concluir este tema eu te convido a assisti um vídeo sobre o assunto e a conhecer nosso canal no YouTube! Se inscreva, dê um like para ajudar o canal a crescer e compartilhe os vídeos com outras pessoas! Muito obrigado!




Considerações e Conclusões

Sempre haverão "crentes" depositando sua fé em argumentos de que a Bíblia foi escrita por algum enganador; pelos judeus e alegações do tipo que nunca subsistem diante das verdades expostas aqui; mas vale ressaltar diante dos distraídos que se a Bíblia tivesse sido escrita por ímpios (homens que não temem a Deus), ela seria apenas um livro qualquer e não conteria justamente a realidade sobre eles com pecadores diante de um Deus santo. E se ela tivesse sido escrita por algum cristão qualquer inventando história inexistentes também sofreria o mesmo desgaste com o tempo e logo seria constatado como sendo apenas invenção (o que não cola para um cristão genuíno segundo os moldes de Cristo). E para quem ainda queira atribuir essa obra incrível e magnífica aos judeus como engano da parte deles eu discordaria em parte. Porque? Porque realmente em sua totalidade ela foi escrita por esse povo que recebeu as revelações da parte de Deus como seu povo desde Moisés que foi o primeiro a registrar as revelações divinas acerca do princípio de tudo; mas no tocante a serem mentiras? Como explicaríamos que eles se difamariam nesses textos como adúlteros, idólatras, incrédulos e etc? Sem condições...

Essas provas são apenas superficiais para os inimigos das verdades de Deus que ainda não tiveram a experiência que muitos já tiveram ao realmente ler sem preconceito os ensinos contidos na Bíblia; mas eu recomendo que você no mínimo faça como os "ateus teólogos" e examine-a buscando mentiras e contradições e tenho certeza que num momento de sua vida pode ser surpreendido pela revelação de Deus e sua vida mudar para sempre. Deixe seus comentários sobre o tema deste artigo; compartilhe nas redes sociais essas verdades e não deixe de fazer o mesmo em nosso canal no You Tube. Se inscreva também para receber novos artigos. Deus abençoe sua vida! 

"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. Vejam! As profecias antigas aconteceram, e novas eu anuncio; antes de surgirem, eu as declaro a vocês". Isaías 42:8,9

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20,21

Fontes:
A voz da palavra profética - 10 provas irrefutáveis da veracidade da Bíblia
Bíblia Online
Saraiva - Saiba Quais São os Livros Mais Lidos do Mundo


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem