Curso Básico: Teologia Política 01 - O Cristão inserido na Sociedade na Terra

Você é cristão? Entendeu seu papel como tal em meio a sociedade onde está inserido? Um cristão deve se envolver com a política? O cristão deve se candidatar a cargos públicos? Como um cristão deve proceder em tempos de eleições? São perguntas que talvez muitos cristãos já tenham feito na vida e de repente não tiveram respostas e instrução a respeito até aqui. Alguns por seu interesse e intimidade com fontes de informação, possuem um conhecimento sólido ou ainda por partes. Depois de tudo que presenciei no ano de 2022 com relação a toda doutrinação esquematizada e propaganda doutrinaria comunista que levou muitos ao engano com fatos distorcidos e mentiras; incluindo cristãos despreparados a caírem em discursos mentirosos por falta de fontes confiáveis, eu resolvi me posicionar em prol da verdade mais uma vez e fazer minha parte com toda liberdade que ainda tenho. Infelizmente, via pastores tentando apaziguar os ânimos entre os irmãos sensatos e os tolos e de forma até prejudicial, respeitar as escolhas e opiniões destes que sucumbiam ao comunismo e suas ideologias nefastas. Não acho isso bom e tenho comigo que todos os líderes deveriam ensinar melhor os membros da igreja de forma sistemática e baseando-se na Palavra de Deus para que não aconteça o que aconteceu nesses dias. Irmãos defendendo corruptos, abortistas, ladrões, hipócritas, criminosos e perseguidores da Igreja de Cristo na terra, por sua falta de conhecimento sobre o tema. Antes de prosseguir, peço mais uma vez que me ajude nessa missão com uma mínima contribuição. E leia mais artigos sobre política para agregar mais conhecimento ao seu coração.


Todos, independente de cristãos ou não, estamos debaixo das leis e temos direitos do Estado. Imagem: YouTube



O Cristão como Cidadão na Terra

Entendo perfeitamente que somos em Cristo, nova criatura, ser espiritualmente renovado e mudando de glória em glória, como bem nos esclareceu o apóstolo Paulo em uma de suas cartas: 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13

Também sei como muitos que assim como todos os que morreram pela fé em Deus, crendo nas promessas de uma nova pátria celestial, nós também caminhamos crendo e esperando o grandioso dia de nos encontrar com nosso Salvador ali, com também revela o autor da carta aos Hebreus: 

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. João 14:2

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Hebreus 11:13-16

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:23-27





Cristo nos garantiu tal pátria celestial e isso é fato e devemos caminhar aqui aguardando suas promessas em toda verdade e justiça diante de Deus, mas não devemos viver de um modo tão radical espiritualmente que negligenciemos nossos deveres como cidadãos na terra enquanto aqui vivermos. Isso não é novidade e desde tempos remotos da história da Igreja, já se registrou casos em que os irmãos mais fervorosos aguardavam a vinda de Cristo como sendo um evento que aconteceria em seus dias e deixavam até mesmo de viver suas vidas aqui de tanta fé na promessa! Isso é lindo e admirável e quem dera, nossa geração hoje, vivesse nessa fé e expectativa; mas Paulo aconselhou os irmãos com respeito a isso e os recomendou viver suas vidas atentos, sem perder a fé e nem serem negligentes como seres humanos normais. 

Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:1,2

Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. Colossenses 3:22

Ele nos deixou vários ensinamentos claros no Espírito Santo de como sermos bons cidadãos diante dos homens como se andássemos diante de Deus. Sendo assim, não devemos ignorar nosso compromisso, enquanto vivos e servos de Cristo aqui de caminhar exercendo nosso papel praticando o amor, a bondade, a justiça e honrando com nossos compromissos no meio em que vivemos. Não importando nossa nacionalidade, estado ou cidade; fomos criados nesse mundo para a glória de Deus e esta deve ser manifesta em nós em meio à sociedade na medida do possível. Se alguém já comete erros nessa área da vida, está correndo o risco de ser reprovado como cidadão dos céus. Pois como viverá alguém em um lugar preparado por Deus sendo apoiador, conivente e praticante de ideologias diabólicas e prejudiciais? Mas entendo que muitos dentre nós, sofrem pela falta de instrução e nada sabem a esse respeito e são apenas enganados pelos discursos ardilosos dos que não temem a Deus e exploram a simplicidade e fé de pessoas de bom coração. Mas sim, somos cidadãos dessa terra e enquanto aqui vivermos, temos obrigações com nossa família, nossa vizinhança, nosso bairro, cidade, estado e país no que nos couber servir e obedecer. 
 
É-nos lícito dar tributo a César ou não? E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se. Lucas 20:22-26

Todo cristão deve pagar seus tributos, impostos, pedágios, contas, etc. Ser um cumpridor da lei. Imagem: Cont.ws



Jesus Cristo nunca foi um extremista político como creem alguns ateus que tentam atribuir a Ele essa inverdade. Ao contrário, Ele ensinou diante dos seus discípulos que eles deveriam pagar seus tributos e impostos devidamente, não deixando de fazer seu papel como servos de Deus em suas ofertas e contribuições. O contexto era justamente tributos cobrados do povo judeu pelos romanos; e seus adversários tentaram colocar Jesus numa situação polêmica, esperando que Ele criticasse o sistema de seu tempo, regido pelos imperadores. Sabiamente Ele separou as coisas e deixou claro que toda ordem devidamente constituída veio de Deus e não de homens. E devemos sim, cumprir com nossos deveres fielmente. 

E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. João 19:9-11

Embora nosso Cristo Bendito tivesse que passar por tudo que passou, Ele bem sabia que toda a autoridade na terra governamental, era estabelecida pela vontade direta de Deus ou mesmo permissiva. Não importando se fosse o governo de um justo, ou de um ímpio; Deus sempre esteve no comando e atento a tudo que acontece aqui na terra. E foi isso mesmo que Ele deixou claro até para o governador Pilatos! Baseando se nessas verdades; entendemos que nos relacionamos com autoridades o tempo todo. Desde juízes da corte suprema, até os policiais nas rodovias e nas cidades fazendo cumprir a lei. Temos que ter em mente que vivemos sob essa organização divina e que sim, podem acontecer de homens corruptos participando dessa organização, tentarem corromper ou fazer mal uso das leis e de suas atribuições; mas temos que dentro de todas as possiblidades, viver em paz com todos e cumprindo nossas obrigações dentro dos limites sensatos e que não transgridam primeiramente a vontade do nosso Deus e seus mandamentos santos. 





Considerações e Conclusão

Não quero me antecipar aos próximos capítulos desse mini curso de política e por isso, já quero resumir que somos homens como todos os outros no sentido de estarmos convivendo em sociedade; sob as mesmas leis e também deveres e não podemos ignorar isso para não incorrer em negligência ou sermos prejudicados por não conhecermos em detalhes as vantagens que temos como cidadãos. Mas mirando no assunto central desse curso, não tem como sermos aversos e críticos ferrenhos do sistema político como fazem alguns conspiracionistas extremistas que condenam todo o sistema que organiza, administra e trata de questões sociais como crimes, injustiças, ofensas, obras sociais em nosso país por recursos públicos e auxílio aos necessitados e mesmo garantias de liberdade de expressão, opinião e crenças. Se o Estado ruir, a sociedade se tornaria um completo caos pela desordem, libertinagem e imoralidade desenfreada por parte dos que caminham segundo sua carne e mentalidade corrupta. Reconheço que existem os hipócritas, mentirosos, corruptores das leis e censuradores dos direitos das pessoas de bem. Homens que trabalham nos bastidores contra o povo e tantos outros casos que já assistimos no cenário político do Brasil e em outros países; mas banalizar toda estrutura que tem suas origens desde o mais remoto da sociedade é loucura de desvario. 

Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 2 Pedro 2:9-11

Lembremos que o próprio Senhor Jesus Cristo estabelecerá na terra seu Reino sobre todos os reinos se valendo de uma estrutura organizada, com hierarquias e justiça funcionando como deveriam funcionar nos governos humanos. Sendo assim. concluo que vivemos aqui, temos deveres e direitos e devemos tanto cumprir os mesmos, quanto invocar direitos quando necessário. Devemos continuar vivendo em Cristo, obedecendo Sua Palavra, pregando o Evangelho e ensinando justiça aos homens. Entenda que você foi colocado aqui com um propósito além de somente pregar o Evangelho. Devemos estar em todas as esferas dentro do plano divino para nossas vidas, incluindo no cenário político se assim Deus quiser. 

Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43

Seja um crente abençoado e versado nas Escrituras para encaminhas as pessoas ao tão desejado Reino dos céus, mas tenha também postura de homem justo, correto e obediente às leis da terra e indo além do básico cumprimento delas. Se for a vontade de Deus, por que não ser voz dEle no topo do poder constituído? Deus abençoe sua vida e permaneça por aqui para enriquecer seu entendimento e conhecimento sobre nosso papel aqui na terra na esfera política do Estado. Compartilhe com outras pessoas e oremos pelo nosso Brasil e as autoridades legitimamente constituídas para que conduzam nossa nação com temor e justiça. 
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem