Supremo Tribunal Divinal: Justo Julgamento Infalível de Deus

Você já conhece o Supremo Tribunal Divinal? Sabia que esse Tribunal é maior que o STM (Supremo Tribunal Militar)? Conhece quem se assenta nele para julgar? Conhece o seu padrão de justiça? Pretendo falar um pouco desse Tribunal que conheço muito bem e certamente muitas pessoas não conhecem ou conhecendo, ignoram sua existência e potencial de julgar todas as causas complexas demais ou até impossíveis para todos os tribunais do mundo. Numa manhã de domingo na escola bíblica na igreja da qual orgulhosamente faço parte; o professor dando aula na classe dos jovens fez uma excelente analogia e gostei tanto que disse que escreveria algo sobre isso e aqui estou cumprindo o que disse. Antes de conhecer melhor este Tribunal, eu recomendo que leia outros artigos semelhantes a este e também ajude o blog Verdade Urgente a ficar entre as pesquisas populares do Google, como me tem dado o feedback, alguns leitores e amigos de todas as plataformas. Obrigado sempre pelo carinho e pelo apoio que cada um de vocês tem me dado e por me seguirem até aqui. Vamos para mais um conteúdo abençoado? 


Haverá um dia em que todos comparecerão ante o maior Tribunal de todos os tempos. Imagem: Estudiar la Biblia

As Corrupções Humanas e os Juízos de Deus

Não há como falar de julgamento sem antes abordar as transgressões humanas. As pessoas têm por costume, jogar a culpa na humanidade por problemas distantes que até são invencionices e estratégias para controle e dominação da mente e posteriormente dos recursos naturais; quando na verdade os maiores problemas desde papéis de bala jogados na rua, até as bombas terríveis que dizimam cidades inteiras são problemas ainda mais graves e reais. E tudo isso advém da nossa natureza quando descontrolada ou revestida de ternos e gravatas, amparada por bilhões e trilhões em recursos. Os homens começaram desobedecendo os mandamentos de Deus e até hoje fazem isso de forma ainda mais profunda; negando seu próprio Criador e desafiando seus limites estabelecidos por Deus. Eles se omitem de suas culpas, escondem seus crimes, maquiam seus crimes, burlam leis, deixam no passado ou sustentam ainda uma vida de transgressões progressivas, atropelando tudo que e sagrado, correto e justo. Não se importam com quem estão prejudicando ou quantas pessoas tenham que explorar para alcançarem seus objetivos egoístas. São cruéis e dissimulam o tempo todo diante das multidões, e nos bastidores destilam ódio e maldições contra pequenos e grandes. Desprezam autoridades e vivem dissolutamente, sendo expostos apenas quando flagrados por alguém. Enquanto ainda estão em sua ignorância animalesca, Deus não leva em consideração e até tenta alcançar os mesmos pelos seus enviados com a Palavra de Salvação; e vale salientar que os ignorantes profundos sobre as coisas de Deus não merecem a punição que os que já conhecem, como Ele mesmo esclarece a Jonas: 

E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? Jonas 4:10,11

Esse texto, ao mesmo tempo que escancara um Deus compreensivo, tolerante e misericordioso já no Antigo Testamento, ainda deixa claro que ele se preocupa sim com os animais. Se não fosse assim, não separava raças por casais para manter no novo mundo pela arca que livrou também Noé e sua família. Mas, essa verdade desmonta os argumentos raivosos e inocentes dos "ateus teólogos" de internet. Aqui, os ninivitas estavam já excedendo a quota de pecados diante de Deus e em sua benevolência enviou Jonas, o revoltado e contrariado profeta para avisar aquele povo para que se arrependesse. E depois de muita teimosia, tentativa de fugas e reclamações (por querer que eles se lascassem), eles se arrependeram ouvindo Jonas e se converteram a Deus, colocando até os animais para jejuarem. 

E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. Jonas 3:5-10





Os ninivitas eram terrivelmente cruéis em castigar e matar povos dominados por eles e por isso Jonas queria que eles se lascassem mesmo; mas eles ouviram o alerta de Deus e tomaram todas as atitudes necessárias para que Deus os perdoasse. Ou seja, eles ouviram o profeta, creram que ele falava em nome de Deus, reconheceram seus pecados de violência, se arrependeram praticando jejum (até os animais) e tomaram atitude de mudar de rota em suas vidas e Deus os perdoou. "Se arrependeu" não implica o mesmo sentimento humano na pessoa de Deus; mas no original, significa que ele resolveu agir em conformidade com as novas atitudes dos ninivitas. Entenda que Deus não condena ou destrói ninguém sem antes dar um alerta e instruir essa pessoa por meios dos seus "canais de transmissão" que são homens e mulheres de Deus. Ele também fala diretamente por meio do contato com Sua Palavra e ainda outros meios sobrenaturais por sonhos e visões (como também aconteceu comigo). Mas, ele trata cada caso de uma forma diferente, julgando pecadores sem instrução considerando sua ignorância e lhes concedendo tempo para arrependimento e os rebeldes ímpios e desviados com mais rigidez; visto que conheceram seus caminhos e se desviaram.

Mas eles [Israel] transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Oséias 6:7

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; e condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas); assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades; enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.

Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pedro 2:1-22

Note o tom e a seriedade com que Deus compara Israel a Adão no tocante a infidelidade à aliança com Deus de obedecer seus mandamentos. Pedro de forma profunda e explícita, expõe como são vistos os que se desviam do Caminho da Verdade, depois de conhecerem a Jesus Cristo e prosseguem falsamente se passando por homens de Deus e mensageiros, doutores, pastores e ensinando as pessoas a se afundarem ainda mais em um pseudo evangelho. É a corrupção contaminando também o meio cristão em pessoas sem firmeza e sem temor à Deus. Mas perceba que as sentenças de juízo de Deus tanto são lembradas do passado, quanto servem de alerta para o futuro dessas pessoas que permanecerem no caminho errado e arrastando outros consigo. O Deus que executou sentença mirabolante contra as cidades de Sodoma e Gomorra naqueles dias de Ló, e deixou vestígios de autenticidade de seus feitos, é o mesmo que cumprirá ainda todas as suas promessas referentes aos pecados dos homens! Deus não está morto! Sendo assim, atentemos para o que a Bíblia nos revela, o que a história confirmou por meio de muitas evidências e o que nela ainda contem sobre os juízos de Deus para com todos os homens. 

Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações. Salmos 82:1-8





O escritor desse Salmo, invoca o juízo de Deus sobre a terra e as nações e ao mesmo tempo profetiza, deixando que Deus mesmo alerte aos juízes de seu povo (deuses), que julguem de forma correta e não deem preferência aos ímpios e prejudicando os pobres. Nesse texto, Deus condena abertamente o comportamento dos juízes que julgavam injustamente em Israel! Faz um alerta para corrigirem seus caminhos e deixa claro que se prosseguissem, cairiam e morreriam como qualquer outro príncipe de qualquer povo, como ocorreu no Egito na ocasião dos juízos de Deus pela dureza do Faraó em desafiar a Deus. 

Assim diz o Senhor DEUS: Também destruirei os ídolos, e farei cessar as imagens de Nofe; e não haverá mais um príncipe da terra do Egito; e porei o temor na terra do Egito. E assolarei a Patros, e porei fogo a Zoã, e executarei juízos em Nô. E derramarei o meu furor sobre Sim, a fortaleza do Egito, e exterminarei a multidão de Nô. E porei fogo no Egito; Sim terá grande dor, e Nô será fendida, e Nofe terá angústias cotidianas. Os jovens de Áven e Pi-Besete cairão à espada, e as cidades irão em cativeiro. E em Tafnes se escurecerá o dia, quando eu quebrar ali os jugos do Egito, e nela cessar a soberba do seu poder; uma nuvem a cobrirá, e suas filhas irão em cativeiro. Assim executarei juízos no Egito, e saberão que eu sou o Senhor. Ezequiel 30:13-19

Os assírios, persas, macedônios e romanos invadiram e controlaram o Egito ao longo da Antiguidade. Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito. Quase dois séculos depois vieram os macedônicos, comandados por Alexandre Magno, e derrotaram os persas. Finalmente, retirando Cleópata do trono de faraó, o Egito foi dominado pelos romanos, que governaram por 600 anos, até a conquista Árabe. Assim se cumpriram os juízos de Deus sobre esta nação que outrora fora tão poderosa e admirada no mundo de então e hoje não mais tem sua glória e muito menos príncipes. O nosso Deus, fala e cumpre o que fala. Ele julga retamente sem injustiça e sem suborno. Ele sempre concede muito tempo para que os homens se arrependam de seus pecados em sua longanimidade, mas quando chega o momento de fazer justiça, Ele a executa com excelência! 

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros, de maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que creem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Tessalonicenses 1:3-10

Paulo esclarece que Ele é tão justo que mesmo nas mais ardentes perseguições à Igreja, existe um propósito, como esclarecido no texto, de provar a fé dos cristãos, como aconteceu com Jó em sua provação. Mas Deus sempre está acima de tudo e de todas as situações, permitindo situações e julgando excessos como mostrei anteriormente no seu ato de permitir o rei da Babilônia de invadir, destruir e levar cativos muitos de Israel; mas posteriormente, aniquilou os babilônios que cometeram excessos matando muitos do povo. Ainda no texto aos tessalonicenses, Paulo reforça que o juízo vindouro e futurístico é certo sobre os que nesse tempo e contexto, não quiseram conhecer a Deus e não obedeceram ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e que Ele mesmo paga aos inimigos da Igreja suas maldades e perseguições. Ninguém escapará do Justo Juiz de toda a terra. 

Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa. Portanto, assim diz o Senhor acerca dos homens de Anatote, que buscam a tua vida, dizendo: Não profetizes no nome do Senhor, para que não morras às nossas mãos. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis que eu os castigarei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e suas filhas morrerão de fome. E não haverá deles um remanescente, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua visitação. Jeremias 11:20-23

Embora existam textos pesados ao entendimento do incrédulo e desconhecedor do Deus Todo-Poderoso, Ele como diz Jeremias, é de fato o Justo Juiz e sabe como ninguém julgar as causas de todos os homens. Ele ouve o clamor dos aflitos, dos pobres, dos desesperados, dos encurralados, dos desgostosos, injustiçados e seus servos que clamam por justiça. Prova disso é o clamor de Jeremias quanto a conspiração de morte contra sua vida por falar em nome do Senhor. Deus prontamente pronunciou a sentença deles. Note o amor e cuidado de Deus para com aqueles à quem ele chama, incumbe em uma missão e são seus servos! 

Um dia, todos prestarão contas a Deus de seus atos conforme suas leis e mandamentos. Imagem: Upi.com



Considerações e Conclusão

Claro que o tema é profundo demais para expor em um artigo apenas; mas desejei esclarecer, principalmente no contexto em que vivemos com tantas injustiças, quebras da leis, atropelo aos direitos, censura explícita e hipocrisia de juízes; que Deus não cochila e está observando a todos os homens com olhos como chama de fogo e sonda o mais intimo de nós. E cedo ou tarde Ele julgará todos os excessos de homens pecadores; independente de se queiram ouvir Sua voz ou não. Se querem O conhecer ou ignorar. Se são pequenos ou poderosos. Todos serão, serão sondados, pesados em balança fiel, julgados e receberão o salário por seus pecados ocultos ou públicos como hoje vemos alguns de nossos juízes sacaneando geral o povo brasileiro de bem. Sei que certamente nem lerá esse aviso Xandão, mas Deus está de olho em você, e embora possa ser um completo ignorante e cego que nem creia na existência dele, sua hora chegará e todos saberemos que Ele te julga segundo sua reta justiça. Para tudo há um tempo determinado por Ele e tenho toda paciência em orações de que Ele fará o que lhe apraz com respeito ao destino do nosso país. Mas saibam que NINGUÉM escapa de comparecer ante o Supremo Tribunal Divinal de Cristo. Quem aparentemente não pagou aqui, pagará na eternidade, que é bem pior! 

Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:11,12

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:11-15

Todo ser humano é pecador, mas somente a graça de Cristo por meio de Seu sacrifício que diferencia, pecadores perdoados, regenerados e convertidos, de pecadores contumazes, rebeldes e viciados em suas práticas. Deus abençoe a sua vida; se renda a Cristo enquanto ainda há vida, se converta de seus maus caminhos, mude de vida e tenha esperança em nossa nação, clamando a Deus antes de tudo que os homens venham ao conhecimento da Verdade e ao arrependimento. Caso contrário, que Deus julgue os que oprimem a nação e atropelam as leis e adulteram os sagrados mandamentos de Deus que conservam toda sociedade que os observam. Compartilhe este artigo em seus grupos e redes sociais, ajude a conscientizar outras pessoas e assine as atualizações logo abaixo. 

Fontes:
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem