Deus responde as orações!

Por que precisamos orar? Qual a finalidade da oração? Orar realmente é benéfico à saúde? Como faço orações? Posso orar para qualquer entidade? Existe um modelo de oração? Qual seria a postura correta para se fazer uma oração? Por que é tão complicado orar a Deus? Deus realmente ouve nossas orações? Por que Deus não responde todas as nossas orações se ele pode fazer tudo? Quais orações Deus responde e quais ele não responde? Como seria orar com sabedoria? São muitas as dúvidas, curiosidades e até contrariedades sobre essa prática que recua aos primórdios da humanidade e, por recomendação de um primo e irmão na fé em Cristo, resolvi me debruçar sobre ela e talvez ajude muito mais pessoas que necessitam sanar suas dúvidas. Não é minha intenção esgotar o tema num único artigo e, por isso, não espere que todas as respostas estejam aqui, e pretendo trazer apenas textos claros e reveladores sobre a oração. Citando exemplos de orações respondidas por Deus ao longo da história. 

Através de Jesus Cristo e na pessoa do Espírito Santo, que oramos a Deus com livre acesso hoje.
Imagem: Yandex



A Oração segundo as Escrituras

"Orai sem cessar." 1 Tessalonicenses 5:17

Todo cristão, assim que se rende a Cristo, passa a ter uma vida de intimidade com Deus em oração. Mas geralmente, do modo mais simples e inocente, fazemos nossas orações ainda antes de nos rendermos a ele; como aconteceu comigo e com tantas pessoas pela história e pelo mundo. Entreguei minha vida a Cristo ainda na minha adolescência, mas não permaneci, seguindo os desejos do meu coração em "curtir a vida" e anos depois, retornei, mais consciente da minha existência e fiz uma oração angustiada e solitária num ambiente inóspito que me isolei em pranto. Deus me ouviu e, a partir daquela oração sem tanta fé, começou a me buscar com mais intensidade e, mediante tantos sinais e pregações da Palavra que se chocavam com a minha vida toda cheia de pecados e angústias, me rendi a Cristo em 1999, na cidade de Valparaíso, São Paulo. Desde então, tive incontáveis experiências com Deus nesse sentido, fazendo orações o tempo todo, em todos os lugares e sendo respondido até por pensamentos que fazia perante ele! Não caberia neste artigo todas as orações marcantes que fiz e Deus me respondeu, e muito menos de pessoas que testemunhei! Milagres de salvação de almas, cura de enfermidades das mais diversas, batismo com o Espírito Santo, prosperidade financeira, etc.

"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" Colossenses 4:2

Eu só posso garantir que sim, Deus ouve as orações dos desesperados, tem prazer na oração de um justo e atende todos quantos pedidos sejam feitos segundo a sua vontade e planos. Não quero estragar o artigo dando informações sem base bíblica, então, vamos aos doces mistérios revelados sobre a oração? A princípio, temos que o primeiro homem criado por Deus, Adão, não fazia orações, mas era agraciado com a liberdade de falar com Deus cara a cara, por conta da sua posição de perfeição e comunhão plena com seu Criador. Sempre se manifestava de forma visível a ele e ambos se relacionavam abertamente; até o dia em que Adão quebrou esse ciclo, fazendo justamente o contrário à vontade de Deus e causou um abalo nas relações e em tudo na existência! Sentiu a culpa por estar nu, se escondeu envergonhado, tentou jogar a culpa em Deus e na sua companheira e foi amaldiçoado com a fadiga do trabalho, pelos espinhos na lavoura, a mulher com dores de parto e ambos foram expulsos do jardim maravilhoso que Deus havia plantado. Criou-se uma distância e dificuldade para a humanidade se relacionar com Deus por conta de sua condição pecaminosa e Deus já tinha um plano reserva para reatar a intimidade com suas criaturas que sempre amou. 

Após todo esse problema, o homem passou a oferecer sacrifícios a Deus, a fim de agradar e também agradecer por suas bençãos. Vemos Deus, falando depois disso, com Caim, advertindo-o contra o sentimento que florescia no coração contra seu irmão e, no final, ele o matou. Marcado por Deus e vagueando errante pelo mundo, Caim deu início a um povo ímpio que traria mais adiante corrupção aos filhos de Deus, a linhagem piedosa de Sete. Somente em Enos, vemos oficialmente os homens invocando ao Senhor. Temos Enoque, que vivia com Deus, à semelhança de Adão. E seu testemunho foi tão forte e profundo que Deus para si o tomou! Eis aí um antítipo da igreja, que se viver em constante comunhão com Deus, será levada por Cristo um dia desses qualquer. A oração é imprescindível na vida de quem professa fé nele e diz andar com Deus. Sem oração, somos carnais e vivemos segundo os desejos dessa vida corrupta, andando pela natureza carnal. Sem oração, não veremos Deus agir em nossas vidas ou nas de outras pessoas. Orar é uma recomendação divina e um santo propósito para santificação. Toda oração feita dentro dos planos e vontade de Deus, com certeza ele responderá. 

"E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis." Mateus 21:22

A Oração de Abraão

Abraão sempre manteve relacionamento com Deus em sua jornada.
Imagem: Yandex



Abraão fora escolhido dentre seus familiares para ser o pai da nação de Israel e, pela fé, atendeu ao chamado de Deus sem nem mesmo saber para onde ia! Depois, durante toda sua vida, apesar das falhas como qualquer humano comete, ele até mesmo ofereceu o seu único filho em sacrifício a Deus, conforme o Senhor lhe havia pedido como teste. Ao longo de sua jornada de peregrinação, ocorreu um episódio em que, temendo ter sua mulher Sara tomada e ele ser morto, mentiu que ela era sua irmã. E por meio dessa meia verdade, já que Sara de fato era sua meia irmã, Abimeleque almejou tomar ela como sua mulher e Deus amaldiçoou sua família com esterilidade para não gerar filhos. Depois que tudo ficou às claras, Deus intercede por ele e sua casa e ficaram sarados! 

"E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos; porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão." Gênesis 20:17,18

A primeira lição foi a falta de Abraão em não confiar no Senhor e em o proteger de Abimeleque, e convenhamos; Deus mostrou seu cuidado na maldição que liberou contra ele. Então, devemos confiar cegamente em Deus, ainda que nos custe a morte! Ainda assim, temos Deus respondendo à oração intercessora de Abraão e sarando aquele povo! Deus conhecia onde estava o coração de Abraão e, compreendendo sua humanidade, não levou em consideração sua fraqueza e ouviu sua oração. Devemos orar por todos com fé e confiança, mesmo pelos nossos adversários voluntários.   

A Oração de Isaque

Isaque também contou com Deus em suas causas e foi respondido em oração.
Imagem: Yandex



Isaque se casou com Rebeca e ela também foi fruto de uma resposta da oração de Eliezer, mordomo de Abraão, seu pai. Deus, ouvindo a oração do mordomo que zelava em escolher alguém abençoada para seu senhor, orou ao Senhor e por sinais claríssimos obteve respostas! Porém, ela era estéril e não podia ter filhos e vemos Isaque, insistindo em oração diante do Senhor, para que sua esposa pudesse lhe gerar filhos e Deus não somente atendeu seu pedido, como também deu a ela gêmeos! 

"E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu." Gênesis 25:21

Rebeca gerou a Esaú e Jacó de uma só vez. Isso nos ensina que mesmo quando não vemos solução nenhuma, até por parte da medicina dos homens, Deus é capaz de se inclinar para nós e atender nossas orações persistentes feitas com fé e real desejo pelo que queremos. Porém, não irei alimentar orações egoístas de ninguém! Mais uma vez, note que eles estavam num plano maior de Deus que era levantar uma grande nação dos lombos de Abraão! Você está no centro da vontade de Deus? Quais as intenções envolvendo suas persistentes orações? Realização de meros desejos carnais ou atingir objetivos mais grandiosos? 

A Oração de Jacó

Jacó contou com Deus em sua fuga de seu irmão e foi ouvido. Imagem: Yandex



Jacó teve experiências ruins na vida e, tomando a benção de seu irmão, teve que sair fugindo do seu irmão Esaú. Nessa jornada, passando medo e temendo lhe faltar recursos, orou a Deus fazendo um voto. Ele se comprometeu a servir a Deus e lhe dar o dízimo de tudo quanto lhe desse, se o Senhor o guardasse na viagem, o sustentasse com comida e vestes e pudesse retornar em paz para casa de seu pai Isaque. Honrando Deus seu pedido, ele foi muito abençoado, guardado em vida e pode retornar à casa de seu pai e ver seu irmão, que já estava com saudades dele! 

"E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." Gênesis 28:20-22

Deus realmente nos ouve quando queremos de coração servir e reconhecemos necessitar de seu auxílio em qualquer circunstância da vida dentro de seus planos. Podemos clamar a ele, fazer nosso voto e testemunharemos que ele é Deus dos milagres, como aconteceu com Jacó. Basta reconhecer que precisamos dele e clamarmos pelo seu socorro poderoso. Só ele pode nos ajudar nos momentos mais difíceis de nossa caminhada aqui. 

A Oração de Ana

Ana, orou ao Senhor por um filho e Deus atendeu suas orações em aflição. Imagem: Yandex



Ana, foi mais um exemplo incrível de como Deus trata as orações dos quebrantados de espírito, necessitados e aflitos de coração. Ela passava por um período terrível como mulher. Deus havia lhe bloqueado a madre, de modo que não gerava filhos, e Penina, segunda mulher de Elcana, gerava normalmente e isso gerava nela um sentimento de frustração; além da zombaria que ela suportava todos os dias. De tanto ela insistir em lágrimas perante o Senhor, através do Sacerdote Eli, ela teve suas orações respondidas! 

¹ Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
² E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
³ Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.
⁴ E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
⁵ Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.
⁶ E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
⁷ E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
⁸ Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
⁹ Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
¹⁰ Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
¹¹ E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
¹² E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
¹³ Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
¹⁴ E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
¹⁵ Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
¹⁶ Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
¹⁷ Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
¹⁸ E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
¹⁹ E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. 

1 Samuel 1:1-19

Temos em Ana, belíssimos exemplos de resignação, resistência em humildade e persistência na oração. Através de seu filho Samuel, a quem lhe deu o Senhor, Israel teve um grande juiz, sacerdote e profeta que conduziu o povo em todos os seus anos de vida no temor do Senhor. E nem estou focando no mais importante para Ana: sua felicidade de gerar um filho! Nota-se que ela passou por essa tristeza um bom tempo, até que o Senhor atentou para ela. Devemos realmente nos quebrantar perante o Senhor e entregar tudo em suas mãos, para que atenda nosso clamor. Ana não se incomodou com as pirraças de sua rival, apenas focou em apresentar perante o Senhor seu desejo de ter um filho e Deus a atendeu! 

A Oração de Davi

Davi sempre esteve em comunhão com Deus e orou pedindo sua misericórdia.
Imagem: Yandex



Davi é chamado nas Escrituras, pelo próprio Deus, de "homem segundo o meu coração". E realmente ele era! Porém, como todo pecador é propenso a errar, ele cometeu pecados assustadores e terríveis em sua vida, nos dias em que era rei de Israel e derramou muito sangue em suas batalhas, além de cobiçar e engravidar a mulher de um de seus soldados mais leais. Ele armou uma emboscada de morte para Urias, e depois ficou com a mulher dele. Permaneceu ocultando seu pecado, até que Deus envia o profeta Natã e o chama à responsabilidade e conscientização pelos seus atos. Ele reconheceu rapidamente o que faz, mas teve que pagar um alto preço por isso! Este salmo foi provavelmente escrito nos piores dias da vida de Davi, que foram estes em que arriscava ter a presença de Deus retirada de sua vida, como aconteceu com Saul, o rei antecessor a ele. 

¹ Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
² Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
³ Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
⁴ Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
⁵ Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
⁶ Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
⁷ Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
⁸ Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
⁹ Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
¹¹ Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
¹² Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
¹³ Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
¹⁴ Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
¹⁵ Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
¹⁶ Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
¹⁷ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. 

Salmos 51:1-17

Aprendemos com a oração de Davi que, mesmo que pequemos tão aleivosamente contra o Senhor, ele estará sempre nos esperando, arrependidos e dispostos a seguir em frente, porém, atentemos para o preço que Davi pagou, mesmo sendo perdoado e o Espírito Santo permanecendo com ele. Deus nos livre desses ciclos e preserve nosso coração, conforme ele se agrade! 

A Oração de Salomão

Salomão, desde sua mocidade já pedia ajuda do Senhor para governar Israel.
Imagem: Yandex



Um dos casos mais incríveis, históricos, que perdurou o resultado durante milênios, foi o desejo de Davi e sua oração para edificar uma casa para Deus. Deus deixa claro que não há lugar onde ele possa morar no nosso mundo, porém se agrada do desejo de Davi, permitindo que seu filho edifique a casa para ele. Como ele havia matado muitas pessoas e pecado muito no caso de Urias e sua mulher, Deus apenas entregou o projeto do templo. Logo mais adiante, vemos Salomão fazendo uma oração cheia de temor e humildade perante o Senhor, pedindo sabedoria para conduzir o povo de Israel, e Deus lhe enche de sabedoria e de riquezas também! 

"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.2 Crônicas 1:10-12

Temos lições maravilhosas aqui! Temor do Senhor que gera humildade, reconhecimento de incapacidade, estar dentro do plano maior de Deus e fazer orações livres de intenções egoístas e avarentas! Foi assim que Deus honrou a Salomão de tal forma que, mesmo nos dias de Cristo, ainda se testificava da grandiosidade de sua sabedoria! Cristo testificou de quão tamanha foi a glória dele naqueles dias! Com pessoas vindo de longe para apreciar de perto seu reino, riquezas e sabedoria! 

"A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão." Mateus 12:42

Este mesmo Salomão construiu o templo de Deus que, na inauguração, foi derramada uma glória e se manifestou o Senhor de uma forma tão sobrenatural que os ministros mal conseguiam estar de pé! Isso foi também resultado da oração de Salomão ao pedir que os olhos e ouvidos de Deus estivessem sempre atentos àquele lugar e a todas as orações que o povo fizesse, estendendo as mãos mesmo de longe para lá. Observe que tem um detalhe muito importante nesses diálogos, sobre o povo fazer isso, reconhecendo primeiramente seus pecados mais íntimos.

"De noite, apareceu o SENHOR a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício." Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 2Cr 7.12.

 

"Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar." Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 2Cr 7.15.

 

"...toda oração e súplica que qualquer homem ou todo o teu povo de Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração e estendendo as mãos para o rumo desta casa," Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 1Rs 8.38.

Sendo assim, se alguém, estando todo em pecados e sem nenhum compromisso real com Deus em arrependimento, perder sua voz fazendo orações por horas, estará fadado a não ser ouvido. Mesmo o pecador arrebentado e em lágrimas, que clama a Deus sem nenhuma instrução sobre como falar com Deus, será ouvido pela humildade! É sempre nessas condições primárias que temos toda a atenção de Deus a nosso favor para nos ouvir e socorrer! 

"Então, os sacerdotes e os levitas se levantaram para abençoar o povo; a sua voz foi ouvida, e a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus." Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), 2Cr 30.27.

A Oração de Elias

Elias sempre foi um exemplo tremendo de resposta divina das orações.
Imagem: Yandex



Elias foi um profeta do Senhor na terra que foi levantado no período histórico da divisão dos reinos em Israel e, nos seus dias, repreendia Acaba por seus pecados contra Deus. Acabe não só se aliou com uma mulher estrangeira, como também praticou e motivou, entre o povo, idolatria a Baal. Elias, por diversas vezes, orou ao Senhor e foi ouvido. Ele orando, Deus derramou fogo sobre dois capitães da guarda de Acabe que foram em sua busca; desafiou os profetas de Baal e Deus respondeu com fogo consumidor; também alimentou uma viúva com a provisão de Deus em abundância, entre outros milagres incríveis registrados nas Escrituras.  

¹⁶ Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
¹⁷ Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
¹⁸ E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 

Tiago 5:16-18

Note essa brilhante observação de Tiago com relação a Elias. Ele de fato era como nós! Tanto que sua fraqueza como homem que sentiu medo e fugiu, desejando a morte, está registrada no livro dos Reis! Temos, então, que, se formos leais ao nosso chamado e mantermos uma vida de comunhão com Deus em oração, Deus sempre nos ouvirá e honrará todos os nossos desafios envolvendo sua obra na terra. Basta que confessemos nossos pecados, oremos em favor de uns, pelos outros e evitemos, ao máximo que pudermos, ser conduzidos pelas nossas paixões. As orações de Elias em muitos casos foram tremendamente ousadas e determinantes para o destino de uma nação inteira! Quem sabe Deus não queira te usar assim. 

A Oração de Jesus Cristo

Jesus Cristo, como homem e Filho, viveu em comunhão constante com o Pai.
Imagem: Yandex



Muitas foram as orações registradas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas quero dar foco à chamada oração modelo que ele passou para os seus discípulos, quando os ensinava a orar. Claro que Cristo não queria que ficássemos fazendo repetições cansativas baseadas nesse modelo, mas que seguíssemos uma estrutura ao orar. Infelizmente, muitas pessoas interpretaram literalmente esse modelo e até hoje repetem incansavelmente essa oração, sem nem ao menos orar com o coração, refletindo no que estão dizendo! 

⁹ Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
¹⁰ Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
¹¹ O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
¹² E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
¹³ E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 

Mateus 6:9-13

O objetivo desse modelo que Cristo nos deixou é demonstrar que devemos orar, reconhecendo primeiramente a grandiosidade da intimidade e paternidade de Deus como nosso Pai (se é que agimos como filhos de Deus); considerar sempre que ele está soberano acima de toda a terra nos céus; que seu nome sempre deve ser engrandecido, santificado e reverenciado em nossas orações; que seu reino sempre seja desejado em nossos corações e vidas; sua vontade deve sempre ser exclusivamente respeitada e buscada sobre nossas vidas; devemos sempre buscar dele nossas provisões mais essenciais e sempre agradecer por elas; contar com seu perdão, mantendo sempre uma vida isenta de mágoas e impedimentos dessa natureza que retenham nosso perdão da parte dele; suplicar para que não nos deixe a mercê de tentações, das quais estamos sempre sujeitos a cair; que ele sempre nos livre de todo mal ao nosso redor, seja dos homens ou do Adversário de nossas almas; reconhecer tudo que Deus é e tem em seus atributos pessoais, divindade e autoridade. Jesus Cristo sempre recomendou a oração na vida dos seus servos. 

As Orações do Ricardo

Ainda na conclusão deste artigo, Deus havia respondido minhas orações num problema grave.
Imagem: Yandex



Claro que não seria completo se eu propriamente não tivesse experiências nesse sentido para relatar. E, como bem disse o apóstolo João, se todas as obras que Cristo realizou fossem registradas, nem todos os livros do mundo caberiam! Como eu poderia registrar todas as orações que Deus respondeu aqui neste espaço tão finito? Mas eu quero deixar aqui, a oração mais importante que eu já fiz em toda a minha vida e que dela dependeu meu destino, meu estado de espírito, de alma e tudo que tenho vivido até aqui. Foi a partir dessa oração que a minha vida mudou completamente e meu destino tomou novos rumos desde 1999 até aqui. 

Eu andava cansado da vida, desgostoso por minha família destruída, minha vida tão pobre e sofrida e sem satisfação no meu coração com as coisas que tanto gostava de fazer. Minha mãe era alcoólatra, meus irmãos mais velhos também, eu era um filho bastardo, rebelde e não dava o devido amor e atenção à minha mãe, vivendo dissolutamente em meus desejos e pecados pelas baladas e madrugadas da vida. Me prostituía, furtava e até me envolvi em casos de violência e risco de morte contra minha vida. Era solitário e sem perspectiva de vida, transmitindo ao mundo uma imagem de quem eu realmente era por dentro, um pecador cheio de arrogância, traumas, necessidades e desgostos por ser pobre e levar uma vida sofrida nas roças e dias quentes da vida. 

Num certo dia, quando meu fardo se tornou pesado demais e eu já me perdia nas bebidas e mágoas; comecei a refletir profundamente nas minhas tristezas e condições de vida e me isolando em um pequeno resto de quintal numa propriedade afastada da cidade, chorei muito perante o Senhor, perguntando porque vivia daquela forma e desejando a morte. Eu estava cansado e oprimido e mal sabia eu que Deus estava naquele exato momento me ouvindo! Desde então, ele começou a se aproximar ainda mais de mim e colocar pessoas no meu caminho para me despertar a fé legítima nele. Ele me incomodou por canções que falavam dele, folhetos evangelísticos e situações inusitadas, como sonhos sobre os dias finais do juízo e respostas a desafios que fiz para comprovar se era ele querendo algo comigo. Enfim, eu acabei numa igreja, entregando minha existência ao meu Criador e Senhor, que não sentia prazer no meu sofrimento! 

"Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca." Salmos 54:1,2

Desde 1999, ele me abraçou, apagou meus pecados, escreveu meu nome no seu livro da vida, encheu meu coração de paz e alegria e tornou minha vida completamente outra! Deus ouve orações! Ele ouve! Não importa o quanto pareça estar demorando como se não ouvisse! E ainda que as respostas não sejam as que você esperava, ele ouviu, mas sabe sempre o que é melhor para nós! Confie nele e faça uma oração hoje mesmo, apresentando sua vida! E mesmo que não consiga orar, peça forças para orar! Mesmo com isso, ele te ajuda! Sou testemunha viva! Hoje eu tenho um salmo como minha base de testemunho quanto à minha salvação em Cristo:

"Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu." Salmos 120:1

Considerações e Conclusão

Orar é bater um papo com Deus! Orar é viver! Quem não ora, não vive com Deus, não tem comunhão com ele e muito menos demonstra interesse! Quando estamos distantes do Senhor, oramos por conveniência, quando mais precisamos dele, nos sufocos e desesperos da vida. Bem diz, quem afirma na hora do perigo, até o ateu lembra de Deus, porque de fato, somos assim, autossuficientes e prepotentes. Só clamamos a Deus nas misérias, extrema necessidade ou quando todo nosso mundinho seguro se desfaz diante dos nossos olhos. Mas quando nos tornamos seus filhos, temos intimidade com ele e mesmo quando não estamos nas casas de oração ou no nosso quarto orando, estamos trabalhando, dirigindo e fazendo todas as coisas do dia a dia, falando com ele, o adorando e agradecendo pelo que fez e faz em nossas vidas! Ao menos é assim que procedo diariamente e é vida! A oração é sinal de comunhão restaurada com Deus em Cristo! Só quem passou pela cruz, arrependido, tomou o fardo e jugo do Mestre e tem o Espírito Santo permanente em sua vida, consegue levar uma realidade de comunhão com ele. Você tem comunhão com Deus ou apenas diz que faz suas orações para transmitir uma vida justa? Sua vida é de santidade e condiz com a vida de um adorador? Se sim, se alegre e faça uma oração nesse exato momento agradecendo por isso! 

Para quem já serve ao Senhor e entra em ciclos que não conseguem orar, isso acontece sempre em meio à abundância de recursos, correrias do dia a dia, vícios pecaminosos e apatia espiritual. São razões pelas quais perdemos o desejo de orar e isso não é bom. Precisamos nos lembrar de onde deixamos de orar e por quais razões, e voltar a praticar as primeiras obras novamente. Deus, mais do que nós, quer relacionamento conosco e nos espera para conversar e ouvir nossas orações. Insista em consertar o que está errado, receber dele forças para orar novamente e preservar esse ato essencial para todo cristão praticar. Mas jamais permita se esvaziar da essência de Deus. Deixe sua participação especial nos comentários, se inscreva para receber novos artigos e compartilhe com outras pessoas. 

"O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará." Provérbios 15:29

"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;" Romanos 12:11,12



Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem