Dã ou Manassés nas 12 tribos de Israel?

Seria Dã ou Manassés contado entre as 12 tribos de Israel? Essa é mais uma pergunta encontrada no meio ateísta e que tenta desqualificar as Escrituras como literatura não inspirada por Deus e digna de menosprezo. Mas antes de qualquer explicação, é preciso esclarecer que para quem conhece bem as Escrituras a nível de sua mensagem central e o desfecho dos propósitos de Deus na história de Israel e de seu povo, essas coisas não devem e nem podem tirar a fé de ninguém que conhece a Palavra de Deus.

Afinal, isso nem mesmo chega a ser um erro ou contradição. Como na própria Bíblia está declarado:

"As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." Deuteronômio 29:29
Mas explicaremos sempre que estiver na medida da possibilidade humana. Mas cabe lembrar que Deus não é homem e nem nos deve explicações pormenorizadas de seus ideais e segredos mais profundos, somos só homens, criaturas e no muito filhos por sua misericórdia em Cristo que nos revela o que bem entender pelo seu Espírito Santo.


Bandeira da tribo de Dã
Quem realmente consta nas tribos de Israel? Dã ou Manassés? Contradição Bíblica? Imagem: Mercado Livre


Possíveis Explicações para as Diferentes Citações

Em Gn 49:3-27 esta listada as 12 tribos de Israel por seus representantes: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, , Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim. 

Já em Ap 7:4-8 é citada nas tribos de Israel os seguintes nomes: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Manassés, Gade, Aser, Naftali, José e Benjamim.

Fiz uma leitura e acompanhei a história da tribo de Dã nos registros bíblicos e pude notar que essa tribo foi quem pecou contra o Senhor grandemente em uma das maiores ofensas contra Ele, que seria a idolatria.

Deus em sua grandeza, poder e bondade não admite que suas criaturas a quem deu vida, criem outra criatura inerte e se prostrem ante a ela desprezando seu Criador e esse pode ter sido o motivo pelo qual em Apocalipse Dã não foi contado na lista das tribos de Israel. Vamos ler os textos que falam sobre esse pecado de Dã: 

"Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás." Gênesis 49:17

"Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro." 1 Reis 12:28-30



"Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã." 2 Reis 10:29

E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra.

"Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló." Juízes 18:30-31

Note que já desde a primeira profecia sobre Dã, ela é retratada como uma serpente traidora que ataca por trás e os versículos que se seguem mostram a idolatria entrando nessa tribo com um bezerro de ouro que seria como seu deus e só pararam com essa prática quando foram atacados e levados cativos pela Babilônia!

Até mesmo os reis consentiam nos pecados do povo e insistiam em servir a Deus e idolatrar ao bezerro de ouro. Para quem não conhece o trato de Deus quanto a idolatria, isso parece ser coisa simples; mas quando um servo seu o trai dessa forma conhecendo quem é o único Deus, a punição sempre será certa e consequências virão. E Dão foi desqualificado a ter seu nome entre as tribos de Israel e mais do que isso,  não foi mais achado entre eles na restauração...

Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens. Isaías 45:16 Uma outra hipótese foi aventada por Irineu, importante pai da igreja que viveu no final do segundo século, cuja proposição foi a de que o anticristo proviria dessa tribo (Contra heresias, v. 30.2), o que, aliás, já era cogitado em uma obra judaica pseudepígrafe (O testamento de Daniel 5.6). É possível que João tivesse consciência disso, embora esse fato em nada altere o valor de inspiração divina no texto em esclarecimento.