A Trindade em 1 Crônicas

Encontraríamos provas teológicas da Trindade Santa no livro de 1 Crônicas? É o que você irá descobrir lendo mais este artigo da série sobre o tema. Antes, porém, aquele resumo necessário sobre este livro para poder se localizar melhor nas histórias sem que eu necessite explicar demais cada citação com seu contexto. O livro de 1 Crônicas é uma obra rica em genealogia, história, teologia e adoração. Escrito em um estilo literário distinto, ele oferece uma visão abrangente da história de Israel desde o seu início até o final do reinado de Davi. O livro começa com uma genealogia de Adão, seguida por uma genealogia dos descendentes de Israel. Essas genealogias são importantes porque fornecem uma visão geral da história de Israel e mostram como os descendentes de Israel se espalharam por todo o mundo. Também inclui uma descrição da construção do templo de Salomão e da adoração no templo. O templo foi construído em Jerusalém e serviu como o centro da adoração de Israel. A adoração no templo era realizada pelos sacerdotes e levitas, que eram responsáveis por ministrar no templo e oferecer sacrifícios a Deus. É uma fonte importante de informação sobre a história de Israel e sobre a adoração no templo. Provavelmente encontramos aqui repetições de histórias lidas nos livros de Samuel e dos Reis também. 

Deus “Elohim” era com Davi desde antes de sua escolha para ser rei sobre Israel!
Imagem: Yandex



A Trindade no Primeiro Livro de Crônicas.

Alguns termos que ocorrem ao longo de toa a Bíblia é o nome de Deus como apresentado ao povo no Egito por Moisés que é “SENHOR” (YWHW, JEOVÁ, o Existente). Esse nome é profundo e revela a essência do Deus Eterno e Imutável. Encontramos o tetragrama também associado intimamente ao “Espírito do SENHOR”, “SENHOR Deus” e também ao “Anjo do SENHOR”. Tradução essa que sempre comentarei ter sido feita fora do contexto de algumas ocorrências da divindade em teofania humana. Mas tais conexões mantém a Trindade Divina unida em existência eternal. Devido as muitas citações a esse título, apenas deixarei uma para exposição. Este texto fala sobre os filhos de Judá e seus pecados em não querer suscitar filhos ao irmão mais velho que havia morrido e Deus viu isso como mau aos seus olhos. 

“Os filhos de Judá: Er, Onã e Selá; estes três lhe nasceram de Bate-Sua, a cananeia. Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do SENHOR, pelo que o matou.” 1Cr 2.3.

A palavra mais evidente que também revela o Deus Trino em 1 Crônicas, é “Deus” (Elohim). Também está presente por todo 2 Crônicas e com exceção sempre do uso de “Deus” ('El). Então, não será necessário citar mais do que uma delas para elucidar esse plural nos termos originais hebraicos. E como a Escritura é riquíssima no que se refere as citações a “Deus”, já temos duas delas na oração de Jabez, descendente de Judá. Em ambos os registros foi usado “Elohim” na forma plural para se referir a Deus. 

Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1Cr 4.10.

Olha o Maravilhoso Espírito Santo fazendo sua participação novamente em 1 Crônicas, além de atuar nos bastidores da história na vida de seus servos ungidos. Amasai, líder de trinta homens guerreiros, também teve a coragem de declarar a Davi que estava com ele e, dessa forma, outros guerreiros se uniam a ele na posse do reino e nas guerras contra os inimigos. E para completar, temos ainda “Elohim” nos bastidores de “Deus”. A Trindade era com Davi nessas batalhas! Só temos essa citação clara ao Espírito Santo aqui neste livro. 

“Então, entrou o Espírito em Amasai, cabeça de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que te ajudam! Porque o teu Deus te ajuda. Davi os recebeu e os fez capitães de tropas.” 1Cr 12.18.

Encontramos ainda em 1 Crônicas, aquela junção poderosa e reveladora em que é citado “SENHOR” (YWHW, JEOVÁ, o Existente) e junto a ela “Deus” (Elohim). Já vimos tais ocorrências em outros livros que incrivelmente citam a deidade em sua pluralidade em íntima associação ao nome Eterno que Deus se apresentou a Moisés no Sinai! Para quem tem a visão completa da Trindade em toda Bíblia, sabe que tanto, o Pai, quanto o Filho e o Espírito Santo, são de fato eternos! Leia a oração de Davi e o que ele diz sobre Deus. Ele repete esse título por diversas vezes em sua oração.

“Então, entrou o rei Davi na Casa do SENHOR, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?” 1Cr 17.16.

Infelizmente, existem muitas pessoas que mal notam os grandes detalhes nas Escrituras a esse respeito e quanto mais os menores! Ainda na oração de Davi, temos uma dessas sutis revelações num jogo de palavras que passam desapercebidos aos olhos corriqueiros. Ele falando sobre Deus duas vezes na mesma frase, usa diferentes modos de expressão. Primeiro, ele diz que o “SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel”. Artigo definido aplicado para “Elohim”. Indicando que alguém da divindade é Deus. Na segunda citação, ele diz ser “Deus para Israel”. Sem o artigo definido aqui, é como se fizesse menção ao todo de Deus. E aqui, sim, pensemos do Deus único, com visto externamente em sua divindade singular. Mas o profundo e misterioso está em ambas as expressões serem “Elohim” em clara citação a pluralidade de Deus! Quanto mistério! Quanta revelação! Confuso e perfeito ao mesmo tempo! 

“Estabeleça-se, e seja para sempre engrandecido o teu nome, e diga-se: O SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel, é Deus para Israel; e a casa de Davi, teu servo, será estabelecida diante de ti.” 1Cr 17.24.

Temos também em 1 Crônicas, um momento em que o “Anjo do SENHOR” aparece para destruir Jerusalém por conta do pecado de Davi em contar seu povo e exército, num ato semelhante aos reis orgulhosos que assim faziam. Esse episódio já foi abordado no livro dos Reis, mas quero elucidar outro detalhe interessante no tocante à tradução em português que de certa forma confunde nossa compreensão sobre quem era este ser. Já comentei que o termo nos permite, obedecendo ao contexto, traduzir por “Representante” o termo “mal-awk'”. Ficaria mais preciso e claro mediante as características com que se apresenta. Mas além desse termo “Anjo”, ainda temos aqui em 1 Crônicas, que “O SENHOR deu ordem ao Anjo” transmitindo ainda mais que esse ser teofânico seja apenas um anjo servindo e obedecendo ordens. As primeiras traduções no original “aw-mar'” em “ordem”, trazem “1. dizer, falar, pronunciar a.(Qal) dizer, responder, dizer em seu coração, pensar, ordenar, prometer, pretender b. (Niphal) ser contado, ser dito, ser chamado c. (Hithpael) gabar-se, agir com orgulho d. (Hiphil) afirmar, garantir.”

Infelizmente, na crença de que era apenas um anjo qualquer, traduziram forçosamente para “ordem” complicando ainda mais o entendimento sobre este ser que creio, por todas as evidências apresentadas aqui já, ser o Cristo. Por isso sempre recomendo que tenha uma leitura básica completa das Escrituras, um conhecimento mínimo que seja sobre hebraico, amparado por bons dicionários para conferir tais traduções. Isso não desqualifica as verdades divinas que por força maior se sustentam nas Escrituras, mas podem, sim, causar confusão e heresias nas mentes menos preparadas. Resumindo, o SENHOR teria enviado seu Representante para destruir Jerusalém e quando decidiu o impedir, falou ou disse ao seu Representante que cessasse com a destruição e ele assim recolheu sua espada. Ficaria bem melhor e mais lógico. Você pode ler o trecho e citações ao Representante do SENHOR em 1 Crônicas 21.7-30. Como são várias e já comentei sobre essa história no livro de Reis, dispenso repetir tudo novamente.

O SENHOR deu ordem ao Anjo, e ele meteu a sua espada na bainha.” 1Cr 21.27.

Aproveitarei uma citação íntima de Davi para com Deus necessária no entendimento sobre os títulos da Trindade. Um desses títulos se confunde com uma das pessoas de Deus, o Pai. Davi louva ao SENHOR e diz que ele é o Deus de Israel e pai deles. Não necessariamente algumas ocorrências como esta fazem menção direta ao Deus Pai, e sim, fala realmente de “Elohim” como pai da humanidade por nos criar, ou pai de Israel por também gerar essa nação milagrosamente em Abraão e Sara. Além desse esclarecimento, temos várias citações no Novo Testamento nesse sentido peculiar. No demais, temos aqui “SENHOR” (YWHW, JEOVÁ, o Existente) e também “Deus” (Elohim) em sua forma natural hebraica no plural. 

“Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.” 1Cr 29.10.

Considerações e Conclusões

Mais um livro repleto de citações claras, veladas e permeando toda a história que unidas aos demais livros que examinamos até aqui, apontam claramente para a pluralidade singular de Deus. É o único modo que encontro para falar da Trindade sem parecer confuso para as mentes menos preparadas. As pessoas entendem a maravilhosa essência de um ovo (casca, clara e gema); compreendem a doçura de muitas frutas (casca, polpa e semente); admiram a sonoridade musical (ritmo, harmonia e melodia); vislumbram a humanidade nas Escrituras (corpo, alma e espírito) e não conseguem conceber a Trindade Santa de Deus? Sempre deduzirei que nos casos mais críticos de resistência, isso seja deficiência intelectual profunda ou cegueira espiritual. Foleando as páginas sagradas com poucos recursos, além da graça bendita da abertura dos nossos olhos espirituais para enxergar, não tantas dificuldades assim para entender essa verdade. Mas aqui estamos, explicando novamente e demonstrando como sempre, que sim, Deus é plural em sua singularidade divina, tal como tudo quanto criou que nos servem de ilustração perfeita para essa unidade composta de três elementos. Compartilhe com seu amiguinho duvidoso, se inscreva através do seu e-mail aqui embaixo e comente sobre como interpreta tais versículos. 




Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem