Segundo livro dos Reis e exporemos mais detalhes e verdades sobre a Trindade. O livro de 2 Reis abrange um período de aproximadamente 300 anos, começando com a morte de Salomão e terminando com a queda de Jerusalém para os babilônios em 586 a.C. Ele narra a história do reino de Israel e Judá antes e depois da queda de Israel. O livro narra as vidas dos reis de Judá e de Israel, bem como os profetas que os serviram. Ele também relata as conquistas militares e as calamidades que caíram sobre os dois reinos. O livro de 2 Reis é uma fonte importante de informação sobre a história do antigo Israel e Judá. Ele também fornece informações sobre a história da religião israelita e da relação entre o povo de Israel e Deus. Vem comigo conferir o que encontrei neste livro também precioso.
Elias, tinha intimidade com o Deus de Israel. Viu o Anjo do SENHOR e falou pelo Espírito Santo. Imagem: Yandex |
A Trindade no Segundo Livro dos Reis
Logo de início, temos profundas citações no segundo livro dos reis! O rei Acazias se machucou gravemente e queria consultar deuses estranhos sobre se sararia de sua doença e o Anjo do SENHOR entra em cena novamente para enviar a Elias e chamar sua atenção, o repreendendo. Como sempre, deixo minha humilde e sincera opinião sobre traduzir “mal-awk'” como “Representante” ao invés de “Anjo”. Além da confusão em cima do termo angelical, ainda temos as crendices dos anjos com asas na mente das pessoas. Some essas duas coisas e você terá alguém com um anjo de asas falando por Deus. Quando, na verdade, temos todas as fortes evidências teológicas de que esse ser, na verdade, é uma manifestação teofânica do Verbo, Filho ou Cristo como queria intitular aqui no Antigo Testamento.
E atente para os detalhes de sempre, em como ele ordena diretamente a Elias o que fazer, fala na primeira pessoa como o “SENHOR” (JEOVÁ, YWHW, o Existente), e ainda cita “Deus” (Elohim) na forma hebraica plural. Acredite, “Elohim” não erra! E como bônus, temos já neste texto, o termo mais utilizado em todo o segundo livro dos reis. Nem vou me ater a postar as demais, por ecoarem a mesma verdade, a pluralidade de Deus.
“Mas o Anjo do SENHOR disse a Elias, o tesbita: Dispõe-te, e sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso, assim diz o SENHOR: Da cama a que subiste, não descerás, mas, sem falta, morrerás. Então, Elias partiu” 2Rs 1.3–4.
“Então, o Anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. Levantou-se e desceu com ele ao rei. E disse a este: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Será, acaso, por não haver Deus em Israel, cuja palavra se consultasse? Portanto, desta cama a que subiste, não descerás, mas, sem falta, morrerás.” 2Rs 1.15–16.
“Pelo que assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela. Pelo caminho por de onde vier, por esse voltará; mas, nesta cidade, não entrará, diz o SENHOR. Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor de meu servo Davi. Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.” 2Rs 19.32–35.
Temos também uma citação bombástica na oração do rei Ezequias que clamava ao SENHOR por livramento das ameaças de Senaqueribe. Ele chama o “SENHOR” (YWHW, JEOVÁ, o Existente) de “Deus” (Elohim) deles e no final do texto, usa ambos os termos sequencialmente em “SENHOR Deus” (YWHW Elohim). Agora considere quão valiosa e reveladora é essas citações de Ezequias! Ele não deixa em momento algum de citar “Elohim” como Deus e SENHOR deles! A mais impactante é chamar “Elohim” de “SENHOR” no tetragrama sagrado!
“Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus.” 2Rs 19.19.
Além das citações incríveis ao “SENHOR”, “Deus” e “Anjo do SENHOR”, ainda encontramos também uma citação ao Espírito Santo com respeito a pessoa de Elias. Os discípulos dos profetas, esperançosos, queriam encontrar Elias e criam que o Espírito do SENHOR o havia trasladado para outro lugar nas regiões. Eliseu, viu ele sendo arrebatado aos céus e disse que não fossem procurar por ele. Insistiram tanto que ele permitiu e procurando três dias, não o encontraram. Novamente, temos aqui, já naqueles dias, a crença entre eles de que o Espírito Santo poderia fazer isso com os profetas. Eliseu também esperava que isso acontecesse com Elias em 1 Reis. E isso me leva a crer piamente que muitos tinham, sim, discernimento de quem era “Deus” (Elohim) e seu Espírito. Claro que nas avaliações que estou fazendo, nem estou entrando no fato de que muitos dos juízes, reis, profetas e até sacerdotes foram usados por Deus na pessoa do seu Espírito Santo.
“E lhe disseram: Eis que entre os teus servos há cinquenta homens valentes; ora, deixa-os ir em procura do teu senhor; pode ser que o Espírito do SENHOR o tenha levado e lançado nalgum dos montes ou nalgum dos vales. Porém ele respondeu: Não os envieis.” 2Rs 2.16.
Considerações e Conclusão
Repetirei para que ninguém se iluda com o tamanho do artigo. Resumi o mesmo sem amontoar aqui todas as referências “SENHOR” e “Deus”. Somente essas duas encheriam esta página. Mas como possuem sempre a mesma verdade, não é necessário. Basta cada leitor se apossar de um aplicativo ou dicionário bíblico com Strong de referência e poderá conferir pessoalmente cada uma delas nas Escrituras no hebraico. A Verdade é que quanto mais caminhamos pelas Escrituras, mas evidente fica que a Trindade não só é um fato teológico, com também é harmonioso ao longo de toda a história bíblica! Restando aos contradizentes, apenas ostentar orgulhosamente sua fraude por mera conveniência a ver se também conseguem enganar os incautos que ainda possam. Mas auxilie na causa do Reino de Deus (Elohim), espalhando estes artigos para as pessoas compreenderem melhor a verdade sobre a Trindade e os hereges possam ter uma percepção real e despertar dessas heresias unicistas e antibíblicas. Já é inscrito no Verdade Urgente? Aconselho não perder mais nossos artigos sempre bem preparados e fundamentados. Deus abençoe sua vida e gostaria de saber sua opinião sobre o tema até aqui.
Tags:
Trindade