Existem citações na Bíblia sobre o ateísmo?

Ateísmo
Já publiquei um artigo sobre quem são os ateus e sobre o  ateísmo, explicando mais detalhadamente sobre o assunto. Como é um assunto atual e tem se difundido bem na internet e nas redes sociais; achamos por bem tratar disso aqui no Verdade Urgente.

Os ateus militantes tem "desevangelizado" vidas através da internet que são crentes neófitos (novos convertidos) e mudado a cabeça de alguns religiosos. Tenta combater o cristianismo pela filosofia, teologia e pela ciência. Alguns vivem tranquilamente em sua descrença e não se importam com as religiões ou o cristianismo; já outros tem decretado guerra contra todos os religiosos por alegarem que a religião é um mal no mundo.

Caso queira saber mais detalhes sobre os ateus e o ateísmo, basta apenas ler nosso artigo já publicado aqui no blog Verdade Urgente:
E a Bíblia? Faz alguma referência aos ateus? A resposta é SIM, e estaremos mostrando os versículos mais claros sobre o assunto e explicando o significado dos mesmos. 

Textos sobre ateísmo nas Escrituras
Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos. Salmos 10:4
Lógica ateísta
Este texto escrito por Davi, fala de pessoas que já não criam em Deus mesmo naquele tempo. Na verdade ainda não se usava o termo "ateus"; mas na prática essas pessoas realmente eram ateus e como deixa claro o texto, elas não buscavam a Deus e não o incluíam em seus planos humanos.

Note que nesse texto conforme a definição, são tratados como "ímpios". Veja o significado mais abaixo.

Este texto usa o termo "ímpio" para os ateus. Para ficar mais claro o sentido dessa palavra, resolvi deixar o significado aqui para complemento desse verso do Salmo 10:

Ímpio: que despreza a religião, não tem fé; que caracteriza impiedade; que não perdoa; inexorável, insensível; que ofende a moral, justiça, etc; pessoa ímpia; incrédulo, herético.
Fonte: Wikitionary
Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. Salmos 14:1
Neste Salmo, Davi pega bem mais pesado chamando os ateus de tolos pelo fato de não reconhecerem a existência de Deus a partir de tudo quanto existe ao redor deles. Em um sentido mais restrito, ele se refere aqui aos ateus advindos da crença em Deus que por algum motivo se desviaram e passaram a negar seu Criador.

Estes são diferentes dos demais que apenas negam a existência de Deus por inocência, ignorância ou falta de conhecimento e experiência com o mesmo. Já os ateus desviados, forma homens ou mulheres que aprenderam sobre as Escrituras, conheceram a Deus e provaram do seu sobrenatural e caíram em cegueira espiritual por algum motivo. Para fins de peso e esclarecimento:

Tolo: sem inteligência ou sem juízo; ingênuo, simplório; tonto, idiota, pateta, bobo; templo circular; sem inteligência ou sem juízo; ingênuo, simplório; tonto, parvo, idiota, pateta, bobo
Fonte: Wiktionary


Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 
Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 
Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. 
Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Romanos 1:19-28
Esse é um dos textos mais longos e pesados nas Escrituras e inclui aqui todos os homens que não acreditam em Deus ou deixaram de acreditar e Deus os entregou aos seus próprios desejos mundanos pecaminosos. Aqui o escritor inclui os desviados, ateus, homossexuais e outras categorias que não acreditavam em Deus.

A Bíblia é enfática com respeito ao trato de Deus com essas pessoas que o menosprezam e não acreditam nEle, sendo o Criador e Pai de toda humanidade. Infelizmente ao ter conhecimento desses textos, muitos deles ainda não enxergam a verdade e nem se arrependem; mas preferem rejeitar a verdade e proclamar guerra de argumentos entendo que estes textos são ofensa contra eles.

Bíblia Sagrada

Este texto também mostra como essas pessoas se acham tão inteligentes e são como loucas diante de Deus por desprezarem o verdadeiro conhecimento que vem do alto. Eles não conseguem vislumbrar pela tamanha grandeza do universo e sua complexidade, um Criador Sábio e Inteligente que criou tudo e rege o universo a nossa volta.
Naquela época, vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Efésios 2:12 
 Este texto apesar de ser curto é bem revelador e mostra que realmente; todo aquele que não tem parte com Cristo não tem Deus nele e nem com ele. Muitos se revoltam ao ouvirem textos assim; mas é uma realidade que precisa ser dita para que pessoas que seguem uma religião, não se iludam com isso e venham estar separados de Deus pela ignorância e rebeldia.

A maioria de nós eramos assim e crendo ou não crendo estávamos separados de Deus por não se achegar a Cristo para uma nova aliança com Deus. Esta separado de Deus? Já consegue vislumbra e sentir nessa imensidão a presença de um Deus Poderoso que nos sonda a todo instante? Faça uma oração a Ele e se entregue aos seus cuidados e Ele se mostrará cada vez mais para você.





Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.