Terra Plana - Gênesis 1.3,4 - Luz e Trevas ou Rotação?

Após muito ler e analisar alguns fatos e detalhes no quesito dia e noite; acabei concluindo que até neste sentido Terra esférica e Terra Plana se diferem e a Bíblia revela alguns detalhes interessantes que quero compartilhar em mais este artigo que visa buscar referências e inferências bíblicas que provem realmente que a Terra é plana e que este assunto tem não só respaldo científico como também teológico; já que em pouco tempo de pesquisa e conversa acerca do assunto já encontrei até mesmo pastores contrários aos ensinamentos bíblicos alegando que este assunto nada acrescenta e que a Bíblia já revelava muitas coisas antes mesmo que a ciência descobrisse. Falta de conhecimento sobre o assunto e ignorância teológica. Mas eu também fui assim neste assunto e agora, topei o desafio de provar que sim, a Terra Plana se encontra implícita ou explícita nas páginas sagradas. E neste artigo vamos falar um pouco sobre o dia e noite.

Dia e Noite no Heliocentrismo

"A Terra realiza movimentos no espaço, como o de rotação. Durante esse movimento a Terra gira em torno de si mesma no sentido oeste para leste, dando-nos a impressão de que o Sol se movimenta, mas na verdade o planeta é que se move.Para a conclusão completa do movimento são necessárias 24 horas, ou seja, um dia.

A sucessão de dias e noites acontecem devido a influência do eixo de inclinação terrestre no movimento de rotação.


Dia e noite segundo o modelo do heliocentrismo
É assim que acontecem a luz e as trevas; dia e noite no globo. 
Imagem: Geografia Mazucheli

A vida das pessoas e de outros seres vivos é influenciada diretamente pelo movimento de rotação. Se porventura não houvesse esse movimento, provavelmente não existiria vida no planeta, pois a parte iluminada da Terra teria temperaturas bastante elevadas e a porção não iluminada apresentaria temperaturas muitos baixas. Fator que certamente inibiria a proliferação de vida."  Ciência à Mão

Deu pra entender o pensamento globalista? Você achou que este assunto não daria muito o que falar não é mesmo? Pois vai dar sim meu amigo (a)! Segundo o modelo do heliocentrismo; os dias e noites acontecem justamente por conta do movimento de rotação da Terra em conjunto com a luz do sol que ilumina um lado do globo enquanto a outra fica sombreada. Segundo eles ainda, não viveríamos ou multiplicaríamos se esse movimento mágico parasse. Morreríamos muitos de nós de frio e outros de calor... Será? Agora vamos analisar os textos selecionados para hoje?

Dia e Noite nas Escrituras
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:3,4
Vamos analisar estes versos em detalhes como temos feito em nossos artigos e ver o que encontramos de interessante. Mas antes, quero apenas esclarecer rapidamente para não sair do tema; que a questão acerca de ter havido luz ou não antes do sol ser criado; se resolve quando entendemos que o próprio Deus é luz e que tem o poder para criar luz sem necessidade de um sol. Não me aterei a essa questão agora para não sair do foco; mas estudaremos essa questão com mais textos de apoio em outra ocasião. Vamos lá então!

1. "Haja luz; e houve luz" - Simples assim... Porque tudo se fez pela sua Palavra poderosa! Lembrando que nos textos anteriores, o ambiente da criação se encontrava em plena escuridão!

"yôm (יוֹם ): "luz do dia, dia, tempo, momento, ano". Esta palavra também aparece no ugarítico, hebraico extrabíblico ou cananeu (por exemplo, a inscrição de Siloé), acadiano, fenício e árabe. Também aparece no hebraico pós bíblico. Atestada em todas as eras do hebraico pós-bíblico, yôm ocorre por volta de 2.304 vezes. A palavra yôm tem vários significados. Representa o período da "luz do dia" em contraste com o período da noite: "Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão" (Gn 8.22." Dicionário Vine 

"havia trevas sobre a face do abismo" Gênesis 1:2. É importante ressaltar que segundo as Escrituras, as trevas (ou escuridão) já existiam antes da luz, do sol, da lua e das estrelas. Como ela foi criada não nos foi revelada... Realizando uma breve pesquisa sobre a origem das trevas, segundo a ciência; mas não encontrei nada... Temos apenas alguns chutes na "escuridão"; como afirmar que ela é apenas ausência de luz (discordo) e energia escura (nome bonito). Mas apenas especulações na verdade... Mas as trevas já existiam...

Deus fez surgir a luz em meio as trevas!
As trevas não são apenas sombra; mas realmente uma matéria que existia antes da luz.
Imagem: Mosheby 23

"Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz" 2 Coríntios 4:6. Paulo reforça a narrativa da criação da luz para dar um ensino espiritual para a igreja em Corinto e enfatiza mais uma vez esse milagre com um detalhe interessante... Deus criou a luz do meio das trevas! Ao menos é o que ele complementou! Para mim não há contradição com o texto de Gênesis! Concluímos que SIM; Deus criou a luz independente do sol!

2. "fez Deus separação entre a luz e as trevas" - Não há mistérios no hebraico usado aqui para separação... Deus realmente criou uma espécie de divisão entre luz e trevas. Ratificando que aqui não estamos vendo sol e lua certo? Realmente houve uma espécie de organização de luz e trevas, cada um em seu devido lugar. O que já aleija em muito o heliocentrismo com sua explicação e vou complementar porque...

"laylâh (לַיְלָה): "noite". Os cognatos deste substantivo aparecem no ugarítico, moabita, acadiano, aramaico, sírio, árabe e etiópico. A palavra ocorre cerca de 227 vezes no hebraico bíblico e em todos os períodos. O termo laylâh quer dizer "noite", o período de tempo durante o qual está escuro: "E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite" (Gn 1.5, primeira ocorrência bíblica bíblica)." Dicionário Vine

Note que antes mesmo que os luminares fossem criados, Deus denominou a luz como "dia" e as trevas como "noite". Deixando claro que dia e noite não se resumem apenas aos luminares em cada período.  "E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro." Gênesis 1:5. Essas verdades da criação confrontam fortemente com o sistema de explicação do heliocentrismo referente a como ocorre dia e noite.

Dia e Noite na Terra Plana

Não tem como afirmarmos muita coisa com o sol brilhando em nossos dias; mas se olharmos pelas lentes terra planistas; entenderemos que a narrativa da criação da luz teria melhor sentido sobre uma Terra plana. A mesma não depende de rotação imaginária para ser iluminada e seu dia e noite se mantém cada qual no seu lugar durante as 24 horas de qualquer lugar do mundo. E de uma forma ou de outra; sempre há um limite entre trevas e luz sobre a Terra Plana. Dia e noite perfazem seu percurso sobre a Terra sempre; mas nunca um traspassa os limites do outro.

Como já dito não tem como alegar com firmeza a existência de luz sem o sol com o mesmo irradiando sobre nós sua luz todos os dias; mas tenho uma dedução comigo (MINHA) que Deus nos deixou o sol para manter essa fonte de luz sempre acesa; já que Ele, como a fonte de luz naqueles momentos se ausentaria após terminar sua criação. Prestou atenção que isso foi uma dedução MINHA certo? Outro fator interessante dentro da cosmologia terra planista é que as trevas dominam sobre a mesmo não somente criando a noite; mas a partir daí, inunda nossos céus até a imensidão do espaço onde temos as estrelas, e etc.

Dia e Noite capturados simultaneamente em Israel
Esta foto é um resultado de aproximadamente 15 horas e a reunião de muitas fotografias ao entardecer.
Imagem: Stephen Wilkes

Sendo assim, a porção que temos de luz sobre a Terra é pequena se comparado à das trevas. Os globalistas alegam que as estrelas também lançam luz sobre a Terra... Sem fundamento! De uma forma ou de outra; temos sim um limite em movimento que separa luz e trevas e não apenas uma Terra girando e ocorrendo iluminação e sombras diante de um sol longínquo e gigantesco. Apesar deles alegarem ser o sol que ilumina a lua em plena noite; isso não tem fundamento e estudaremos isso também posteriormente. Mas só para concluir; sol e lua giram sobre a Terra Plana perfazendo seu caminho e mantendo os limites entre dia e noite. Vale notar um fato interessante também! O da lua cruzar das trevas para a luz e participar do mesmo ambiente iluminado pelo sol.
Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar;
Para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa? Jó 38:19,20
Obs: Não gente... Na Terra Plana, ninguém morre se o sol e a lua pararem não... E muito menos ficam sem se reproduzir. Até porque dá muito bem para atravessar das trevas para a luz com um pouco de dificuldade com carro ou avião. Não tem essa de morrer queimado ou de frio... Conversa pra boi dormir e pura especulação com base em uma Terra esférica isso sim. Josué é uma prova disso nas Escrituras... Comente; deixe seus comentários; não me xinguem e até a próxima!




Comentários