Terra Plana - A Opinião dos Reformadores da Igreja

Eis aqui um assunto polêmico que ao mesmo tempo pode sanar muitas dúvidas em nossos dias. Qual seriam as opiniões dos pais da igreja a respeito do formato da Terra? Alguém já considerou isso em meio a essa discussão sobre o formato da terra dentro da teologia? Ou será que é melhor também atropelar a informações que podemos extrair deles se estas contradizerem o sistema heliocêntrico ateísta? Infelizmente é o que temos visto em muitas igrejas hoje em dia... Pessoas que "sabiamente" preferem se agarrar a doutrinas do sistema e negar tanto o que realmente as Escrituras dizem para abraçar teorias loucas da falsa ciência. Mas após ter descoberto a verdade; me propus a realmente me expor por amor a verdade e procurar as mais ricas fontes de informação para mostrar que nosso mundo é como Deus o criou e não como os homens inventaram e neste artigo também trago a visão dos homens de Deus que chamados "Pais da Igreja" corrobora uma Terra Plana. Eu também fui enganado por longos anos sem me importar e também sem ter acesso a tantas informações; mas agora meus olhos se abriram e o mesmo Espírito Santo testifica dessa verdade até aqui juntamente com tantas informações. Algumas informações foram extraídas do blog Faroeste Virtual e cito a fonte ao final do artigo.

Estátuas dos Reformadores da Igreja
Muitos dos reformadores que foram perseguidos e martirizados morreram defendendo até o fim as Escrituras. Imagem: Educação Domiciliar

O Legado de Paulo a Timóteo e a Igreja

Não se aprofundando em teologia acerca da Terra Plana agora; pois é um tema para muito estudo e exige mais espaço para se escrever; vamos apenas usar de uma citação de Paulo a Timóteo sobre este assunto; já que ele foi um grande defensor da verdade que lutou até a morte por ela: “Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado ciência.” 1 Timóteo 6:20. Vamos considerar algumas verdades nas palavras de Paulo a Timóteo?
  1. Guardar o que lhe foi confiado - Ele já começa recomendando que Timóteo guarde justamente o que Paulo ensinou a ele. Em se falando do formato da Terra; não vemos Paulo apoiando o heliocentrismo em tempo algum.
  2. Evitar as conversas inúteis e profanas - Tudo aquilo que não tem fundamento e profana o que é sagrado; deveria ser evitado por Timóteo. Será que o heliocentrismo que da base para culto ao sol e contraria a criação seria profanação? 
  3. Evitara ideias contraditórias - Paulo ainda recomenda que Timóteo evitasse ideias contraditórias. E mesmo que nos retenhamos em falar do assunto te então que era o gnosticismo; essa verdade é universal para todos os cristãos em todo tempo; mediante tantas seitas e heresias. E ainda as ideias seculares das mais loucas que contradizem as Escrituras e a coloca em descrédito.
  4. Falsa ciência - E para fechar o pacote de advertências; Paulo chama o conhecimento agnóstico de então de "falsa ciência". Mas será que esse título se limita apenas ao agnosticismo ou todo e qualquer conhecimento herético e contraditório também pode ser intitulado assim? O heliocentrismo não é uma doutrina bíblica! 
Interpretações paralelas existem ainda em nossos dias
Desde a antiguidade até nossos dias existem interpretações e explicações contraditórias para tentar explicar as Escrituras Sagradas. Imagem: Flávio

Concluímos que se Paulo vivesse em nossos séculos, com certeza iria contra essas ideias fantasiosas, fabulosas e heréticas para manter a verdade contida nas Escrituras!  Copérnico, Einstein, Darwin e outros ganharam forças com suas mentiras em tempos caóticos da Igreja e por não haver tantos defensores da verdade no tocante a este assunto; eles conquistaram quase todos com suas mentiras e teorias mais malucas; mesmo com o apoio da igreja romana. O que também merece um artigo a parte para trazer a luz o envolvimento também da católica nesse processo de disseminar essa grande mentira. Mas vamos nos reter aos reformadores da Igreja e o que pensavam e falaram a respeito da nossa criação. 


O Ensinamento dos Reformadores contra a Falsa Ciência


João Calvino

“O cristão não deve comprometer-se de modo a obscurecer a distinção entre o bem e o mal, e é seu

dever evitar os erros daqueles sonhadores que têm um espírito de amargura e contradição, que repreendem tudo e impedem a ordem da natureza. Veremos alguns que estão tão perturbados, não só na religião, mas que, em todas as coisas, revelam a sua natureza monstruosa que dirão que o sol não se move, e que é a terra que se desloca e se transforma. Quando vemos essas mentes, devemos confessar que o diabo as possui, e que Deus as coloca diante de nós como espelhos, para nos manter no seu medo.” – John Calvin, (Sermão em 1 Corintios 10: 19-24, Calvini Opera Selecta, Corpus Refomatorum, Vol. 49, 677, trans. De Robert White em “Calvin e Copernic: o problema considerado”, Calvin Theological Journal 15 1980, p233- 243, às 236-237)
Precisa traduzir as palavras de João Calvino ainda? Vamos mesmo ignorar a verdade que nos traz as Escrituras; os conselhos de Paulo e as palavras dos reformadores que nos advertiram contra esses malucos propagando essa ciência falsa e contraditória sobre nosso mundo? Estão possuídos realmente por um espírito de mentira! Bem disse João Calvino acerca dessas pessoas! Esqueça essas ideias meus irmãos! Foge dessas doutrinas de demônios que contradizem o que realmente esta sendo revelado nas Escrituras! A Bíblia diz muitas vezes o que realmente esta dizendo! Não force a interpretação por mera conveniência porque a maioria acredita em estórias sobre o surgimento do mundo! Não distorça a verdade de Deus para incluir a mentira dos homens! 

Lutero e suas 95 Teses
Uma coisa eu penso do mesmo jeito de Dan Brown, escritor de "O Código da Vinci e Anjos e Demônios": “Se tem dedo de Jesuíta no meio, pode saber que é conspiração da grossa. Coisa vinda diretamente do inferno.” Martinho Lutero pensava a mesma coisa. Eis o que ele fala sobre Nicolau Copérnico, o padre jesuíta que inventou o mundo como todos conhecem hoje:
“Fala-se de um novo astrólogo que quer provar que a terra se move e se volta ao invés do céu, o sol, a lua, como se alguém estivesse se movendo em uma carruagem ou um navio pudesse sustentar que ele estava quieto e em repouso enquanto a terra e as árvores caminhavam e se moviam. Mas é assim que as coisas são hoje em dia: quando um homem deseja ser inteligente, ele precisa inventar algo especial, e a maneira como ele faz precisa ser o melhor! O tolo quer transformar toda a arte da astronomia de cabeça para baixo.” – Tischreden – Martinho Lutero


Cena do filme sobre Martinho Lutero
Matinho Lutero; um dos grandes reformadores da Igreja defendia a Terra Plana conforme as Escrituras. Imagem: Floresta Notícias
Lutero é mais contundente que Calvino. Chama Copérnico de Astrólogo e diz que ele quer virar de cabeça para baixo a astronomia. O princípio da astrologia vem da Babilônia quando Nimrod queria ser adorado como Deus e os bruxos faziam previsões baseada no movimento das estrelas. Ele afirma que esta história de um planeta terra que se move em torno do sol é coisa de “gente inteligente”, tomando emprestada a definição do filósofo Luiz Felipe Pondé. Lutero vai adiante e faz uma afirmação mais assustadora ainda para os “crentes” do Sistema Solar:
“Nós, cristãos, devemos ser diferentes dos filósofos [isto é cientistas] na forma como pensamos sobre as causas dessas coisas. E se alguns estão além da nossa compreensão (como aqueles que estão diante de nós sobre as águas acima dos céus), devemos acreditar nelas e admitir nossa falta de conhecimento, ao invés de negar com perversidade ou interpretá-los de forma presunçosa em conformidade com a nossa compreensão “. – Martin Luther, obra de Lutero. Vol. 1. Palestras sobre Gênesis, ed. Jaroslav Pelikan (St. Louis: editorial Concórdia, 1958), 30
Vamos por partes, para você digerir melhor. Ele afirma que naquelas coisas que estão acima de nossa compreensão sobre a Bíblia, devemos acreditar nela e que querer adaptá-las ao nosso entendimento é perversidade e presunção. E entre estas coisas ele cita que existe água acima do céu. Ele está falando de água suficiente para inundar toda a extensão da terra no Dilúvio e não apenas de condensação das nuvens. Então para os reformadores, e para a Bíblia, a terra é uma extensão só. O mundo inteiro é a terra, logo não existe superpopulação de nada. As estrelas são apenas luzes brilhando e se movendo em um trecho pré determinado e existe água acima dele. Sendo assim; a verdade da existência nunca negou a revelação nas Escrituras e embora nem tudo podemos constatar completamente pelas nossas limitações; existem evidências suficientes que selam ambos os conhecimentos em plena harmonia!
500 Anos e a Doutrina dos Reformadores


Uma das verdades ditas por Martinho Lutero
Infelizmente muitos protestantes estão abrindo mão desse princípio de Lutero e abraçando heresias. Imagem: Geração Jovem
Vale lembrar que comemoramos em 2017 os 500 anos da reforma e imagino comicamente como os reformadores devem estar se revolvendo dentro de seus sepulcros como dizem por aí... Para quem ao longo dos anos lutou por definir as crenças e doutrinas elementares da Igreja como os reformadores fizeram; é decepcionante ver a Igreja nas condições que se encontra em muitos aspectos; inclusive se prostrar diante das teorias loucas dos homens. Trocando uma fé por outra ao longo dos séculos. O diabo em sua astúcia e usando homens aparentemente inteligentes e sem Deus em sua maioria; conseguiu encontrar espaço entre as lacunas na revelação bíblica para inculcar mentiras que posteriormente foram não só aceitas como ainda hoje são pregadas; ensinadas e cantadas em nossos cultos; aulas e trabalhos envolvendo as Escrituras! Um perigo oculto; despercebido pelos mais incautos e desinformados acerca de tudo isso. O que aconteceu com os lemas da Igreja estabelecidos pelos reformadores e chamados de Cinco Solas? Perderam a validade? 
"Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria". Esses são os pilares da Reforma Protestante. "Sola Scriptura" (somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da teologia reformada. O que aconteceu com este pilar? Derrubaram? As Escrituras por si só não se sustentam mais? E quando não encontramos uma revelação completa, temos que complementar com falsos ensinos? Pior ainda; quando algo nas Escrituras contradizem a falsa ciência; temos que "ajeirar" as coisas até tudo se encaixar e fazer sentido? Não! Continuemos nos caminhos que sempre funcionaram! Observando as Escrituras! Se você é quem quer que seja e se considera um protestante usando teorias em suas pregações e ensinamentos, está muito errado e pregando heresias no seio da igreja e contaminando outras pessoas! Somente as Escrituras!  
Conclusão
Será que realmente os cristãos que pregam sobre a Terra ser plana são realmente conspiradores? Hereges ou malucos como alguns os intitulam? Em se falando de teologia; mesmo o sistema de muitas igrejas é controverso e chegam a barrar e impedir que seja ensinado isso em qualquer instância dentro das salas de aula como se fosse uma heresia e mentira! Eu passei por isso e sei do que estou falando... Tentaram me ameaçar de não dar mais aula por conta de sugerir aos alunos que ao menos pesquisassem sobre o assunto e então percebi a seriedade das condições em que a igreja se encontra a esse respeito. Em plena concordância com o sistema heliocêntrico por não dominar tanto o assunto e pesquisar pouco a respeito e isso é um problema sério! Alguém chegou a citar o heliocentrismo como uma crença da igreja! Meu Deus... Se Paulo vivesse em nossos dias e os reformadores, seria desastroso para esses teólogos, pastores e doutores que abraçaram essa grande mentira! Quer tentar refutar as verdades expostas neste artigo? Sinta-se a vontade! Caso contrário; complemente e compartilhe com outras pessoas para que saibam dessa verdade. 





Comentários