Terra Circular Plana - Assunto de Analfabetos Funcionais?

Irresistivelmente ao se tratar do tema Terra Circular Plana nos deparamos com uma enxurrada de ofensas gratuitas e atribuições que vão de ridículas, precipitadas a ofensivas e dignas de processo. Ainda não me levaram aos extremos ainda, mas recebi algumas atribuições não condizentes e já me mediram das mais variadas formas me dando "qualificações" que não tenho como aventureiro de internet, vagabundo que não trabalha, analfabeto funcional, etc. Eu não curto desabafar meus problemas e expor dilemas a ninguém mas por se tratar de mentiras e das ofensivas eu resolvi sim, expor a mediocridade humana de alguns seres "evoluídos" que se apresentaram em meu canal para tentar me atacar e me diminuir mas já deixo claro que não funcionou e o efeito vem potente feito ricocheteio de bala! Eu quero neste artigo comentar sobre um comentário ofensivo onde me acusaram de ser analfabeto funcional por meus erros de português em alguns vídeos. Se prepare que a lição de casa vai ser recheada como sempre! Antes de iniciar, é preciso deixar claro o significado de "analfabetismo funcional":  "É a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas."

Neil Degrasse Tyson
Considerado o maior astrofísico de nossos tempos, ele realmente acredita que nosso mundo seja uma bola e até tenha o formato de uma pera. Imagem: Inbioskop


Um pouco sobre mim... 

Antes de mais nada convém uma apresentação humilde e modesta de verdade sobre quem eu sou para que todos confiram se sou analfabeto funcional mesmo ou não. Aqui vai algumas conquistas humildes de um sujeito de família pobre que nunca teve condições e nem tantas ambições para subir tão alto na vida como muitos vivem por aí subindo essa escada ambiciosa e nobre. Apesar da minha condição eu sempre que quis e pude, corri atrás de alguma coisa e pouco me resta do que desejo diante de Deus. Mas vamos às conquistas desse analfabeto funcional?

1. Jornada Professional

Comecei minha vida nas roças de algodão com meus pais; mas trabalhei em roça de feijão, tomate, laranjal, amendoim e por fim fui ajudante de cerqueiro; trabalhei em duas oficinas mecânicas e enchi minha carteira numa usina onde dominei várias funções culminando na operação do processo de moagem controlado por sistema automatizado em computador.

Esse analfabeto realizou prova para passar entre os candidatos para as vagas e preencheu relatórios durante anos de supervisão das moendas como foi muito elogiado pela caligrafia, sendo escolhido pelo meu patrão para o auxiliar nos preenchimentos de requerimentos de peças para uma das paradas de moagem que sempre aconteciam.

2. Escolaridade e Conhecimentos

Consegui com sacrifício e tendo que trabalhar na roça os meus estudos com ensino médio completo. A partir daí não tendo condições para bancar uma faculdade, fiz diversos cursos: Desenho Artístico Publicitário e Pintura; Eletricista Residencial; Informática (Internet Básica e Avançada, Suíte Office, Scanner e Photoshop); Pedreiro Assentador e Rebocador; Operador de Ponte Rolante (Curso Realizado na Usina); Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas e Designer Gráfico.

Ressaltando que esse analfabeto conseguiu terminar todos os cursos dentro da informática antes do previsto e ganhou mais dois cursos extras para cumprimento do tempo de contrato.





3. Negócio Autônomo

Atualmente tenho trabalhado livremente em minha cidade pequena, com meu negócio maravilhoso e levando uma vida satisfatoriamente melhor dos que trabalham reclamando de seus salários. Tenho uma empresa onde atuo nas áreas de pintura publicitária; desenhos artísticos; cartazista e designer gráfico; além de outras coisinhas mais que esse analfabeto domina dentro do ramo da arte. Aproveito para fazer aquele marketing neste artigo claro; te convidando para conhecer alguns dos humildes trabalhos desse analfabeto tão elogiado pelos clientes: Portfólio Ricardo Arts

São 14 anos atuando em artes em minha cidade com zelo e sempre trabalhando com humildade e capricho. A propósito, foi esse analfabeto que usando da plataforma do Blogger estruturou e organizou todo seu portfólio online sem pagar um designer web para isso. Afinal, um analfabeto funcional fazer isso é demais não é mesmo?

4. Servindo o Reino

E a mais gloriosa e honrosa citação vai para meu chamado em Cristo Jesus que me transformou em uma nova criatura para o servir aqui em nosso mundo plano como Diácono; Músico autodidata (Teclado, Violão, Guitarra, Baixo e Bateria); Professor de Escola Teológica e Escola Bíblica; Superintendente e Líder de Jovens. E dentro desse ambiente maravilhoso e abençoado, esse analfabeto funcional se formou no curso básico em teologia, fez curso de seitas e heresias, curso de obreiros e superintendentes e tem se aperfeiçoado na área de apologética cristã. Paixão que me levou a criar um blog na web por nome Verdade Urgente e por fim o canal de mesmo nome no YouTube. Ambos gerenciados por esse analfabeto que dominou um pouco de HTML e afins.

5. Extras

Sempre com toda humildade e ainda que no mais anonimo conhecimento básico, esse analfabeto também compôs mais de 40 canções de valor pessoal e prossegue aprendendo sempre; explorando mundos dentro do que se há aqui no chão e sabe que aprender não ocupa espaço.

Outros Analfabetos Interessantes


Dilma Houssef na ONU
Em plena reunião das nações unidas Dila envergonha todo o Brasil com suas falas desconexas e conflitantes. Imagem: Google


John Corcoran teve uma infância comum no Estado americano do Novo México, nas décadas de 1940 e 50. Frequentou a escola e a universidade e se tornou professor quando se formou - mas fez tudo isso guardando um segredo improvável: ele não conseguia ler uma frase sequer. Apesar de não ser nenhuma glória e nem incentivo ninguém a ser iletrado, esse homem burlou todo um sistema de ensino de seu tempo e dava aulas para vários alunos! Cômico mas real... Mas não é meu caso afinal e escrevo compreensivelmente lindo demais! Entendeu até aqui não é mesmo?

É sabido, por exemplo, que menos de 10% dos advogados formados são aprovados em provas de habilitação promovidas pela OAB; e a leitura de uma mostra das provas escritas pelos candidatos deixa claro que em torno de 40% deles é formada por analfabetos funcionais. Se até advogados formados estão assim imagine simples pobres como eu no YouTube! Mas não estou dando aulas de português afinal...

Enfim, o problema de se não saber e escrever é realmente um problema sério; mas como nos casos acima, pessoas realmente geniais jamais foram impedidas de fazerem algo grande por conta disso. E acredito que se esperassem todos os anos de suas vidas para aprenderem seu idioma corretamente escrito e lido não estariam nesses relatos!




Considerações e Conclusões

Não, não sou um analfabeto funcional... Muito chato ter que gastar tempo tocando num assunto como esse para dar lição de moral em gente sem noção... Mas verdade é que nem sou expert em português e muito menos me proponho a dar aula dessa matéria em meu canal ou aqui; e se um dia for minha praia, acredite, vou me dedicar a isso; mas por enquanto tudo esta indo muito bem em minha vida com o que alcancei no português, graças a Deus e minha vontade também. No demais eu recomendo que prestem atenção antes de julgarem as pessoas precipitadamente e baseado simplesmente nas suas paixões ou incapacidade de fazer o mesmo que ela. E nunca se esqueça que uma das pessoas mais inusitadas do Brasil conseguiu chegar ao poder e ser "presidenta" do Brasil. Não se incomode com pessoas humildes tratando de um tema inaceitável pra você, pois tem coisas piores acontecendo com gente pior de coração e caráter nas salas do congresso nacional... Para que você saiba algo mais profundo sobre analfabetismo funcional e não como mera ofensa no YouTube, recomendo uma palhinha do Olavo de Carvalho em "O reino dos analfabetos funcionais".

E para encerrar com aquele ricocheteio gostoso; você nem é professor de português, nem domina tanto quanto cobra e no final seu real incomodo é não aceitar a argumentação esmagadora de que a Terra não é uma esfera mas plana. Esperneie, critique, julgue, aponte demais erros; mas continuarei exigindo as fotos de satélites do vosso mundo fantasioso que se sustenta em dados fictícios para trouxas e em mídias bem elaboradas. Não troco meu nível de português pelo seu nível científico... Quer desabafar? Quer contar se já sofreu ofensas na internet? Participe nos comentários e não pare de falar da verdade mesmo com toda sua humildade. Afinal não estamos sozinhos, mas temos bases para o que falamos mesmo com nosso jeito de falar... E para não ficar apenas em minhas simples palavras:

"Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande: Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; e encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens." Eclesiastes 9:13-18

Fontes: 
Wikipedia - Analfabetismo Funcional
BBC News - "Fui professor por 17 anos sem saber ler"
VioMundo - Maria Fernanda Arruda: A Pátria Educadora está formando analfabetos; 75% dos brasileiros não sabem ler adequadamente
Diário do Nordeste - Patativa do Assaré segue vivo no artesanato de Juazeiro do Norte
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem