O dente siso invalida a criação feita por Deus?

Existem alguns ateus usando o dente siso, ou dente do juízo como é conhecido por alguns como prova de que Deus não é o Criador de tudo quanto existe pelo simples fato de ter criado no homem um dente que não serve para nada e na maioria dos casos só incomoda o ser humano; sendo muitas vezes necessário extraí-lo.

Sendo assim, essa observação e fato, vai contra a lógica da TDI de que há um Ser inteligente por trás de toda criação e que se fosse realmente assim, não teria dado uma "Mancada" dessas na criação do homem.

Segundo evolucionistas, o dente siso prova a evolução
Será mesmo que dente siso é uma parte "esquecida" pela evolução como dizem os evolucionistas? Imagem: Fatos Curiosos

Eu busquei algumas informações a respeito do dente siso e confesso ao lê-las de uma página de um cirurgião dentista, eu realmente fiquei chateado em concordar que realmente o dente siso não serve para nada em muitos casos. Então passei o restante do dia se perguntando e mesmo questionando com Deus como ficaria essa situação; pois tudo soava que realmente não houve sinal de sabedoria nessa situação.

Mas continuei refletindo e buscando informações, acreditando que Deus não se deixa escarnecer por homem algum...

Mitos e Verdades sobre o Siso

Primeiro deixarei aqui algumas informações sobre o dente siso que peguei no site Minha Vida. Veja as informações adquiridas pela equipe do site junto ao cirurgião bucomaxilo Giuliano Saraceni Issa Cossolin do Hospital São Paulo:






Todo mundo tem dente do siso 

Errado. Muita gente nasce sem. O que ocorria há algum tempo era a extração do dente assim que ele começava a nascer. "A extração era feita, principalmente, pelo medo das pessoas de ter problemas futuros", explica o especialista.

O dente do siso desalinha os outros dentes 

Correto. Quando não há espaço suficiente na boca para nascer, ele empurra os outros, comprometendo assim a mordida e prejudicando a estética.

O dente sempre precisa ser extraído 
Mitos e verdades sobre o dente siso
Meu dente siso nasceu normal e esta bem até hoje...



Errado. Como salienta o especialista, o dente pode estar presente na boca sem prejuízos. "Se há espaço para ele nascer, sem comprometer o alinhamento dos outros dentes, não há necessidade de extrai-lo", completa Giuliano Cossolin.

Mesmo sem nascer, o dente do siso está sujeito a cáries

Correto. Caso a gengiva inflame, há maiores possibilidades de bactérias penetrarem, facilitando o surgimento de cáries. Mesmo que o siso não tenha nascido, a cárie pode evoluir até destruir o dente. Nesses caso, o tratamento é feito com antibióticos até controlar a infecção e o dente poder ser extraído.

Quem extrai um dos dentes do siso, precisa extrair os outros

Errado. A extração de um dente não influencia necessariamente na retirada de todos os outros. "O que não pode ocorrer é a extração do dente inferior direito, por exemplo, sem que ocorra a extração do superior direito. Quanto ao lado oposto, não há problema", salienta o cirurgião.

O dente do siso pode existir, mas não nascer

Correto. O dente pode estar ali, mas isso não quer dizer que ele vá nascer. Para que ocorra sua erupção, é necessário que haja estimulação desde a infância, como a mastigação de alimentos que estimulem o uso do dente.

O dente do siso é maior do que os outros dentes do fundo

Errado. O dente do siso não segue um padrão: pode ter diversas raízes, ser pequeno ou grande, e também pode ter o formato da coroa (parte externa do dente) variado.

O dente do siso não é usado na mastigação

Errado. Quando o dente está presente na boca, ele é utilizado, como os demais do fundo na fase final da mastigação. Sua função é moer o alimento antes da deglutição.

Mal posicionado, o siso afeta a mastigação, a fala e até a respiração

Correto. Quando o dente está mal posicionado, a mastigação não é feita corretamente, prejudicando a digestão dos alimentos. A fala também sofre alterações, pois o dente irá afetar a movimentação da língua.
Conte mais sobre o dente siso
A pergunta do nosso amigo ateu foi respondida com sucesso!


Se o dente do siso existe, é preciso esperar que ele nasça para descobrir se vai haver prejuízo na mordida.

Errado. Com acompanhamento por meio de radiografias, é possível saber se ele está nascendo com posicionamento ruim ou se não há espaço suficiente. "A radiografia permite a identificação de cáries e também se o dente irá atrapalhar futuramente em processos como falar e respirar", explica o cirurgião.




Considerações e Conclusão

Só de ler as informações desse site, pude constatar algumas coisas que me levaram a algumas conclusões:
  1. Omissão - Possivelmente o ateu que criou o scrap sobre o siso, omitiu as demais informações.
  2. Mentira - O dente siso varia de ser humano para ser humano em nascer, ser usado e causar problemas ou não. O ateu não considerou isso ou queria impor pela mentira mesmo.
  3. Inteligência - Ainda que analisando um dente siso inútil, veríamos nele perplexidade tamanha!
Precisa de mais motivos para mostrar que o ateu apelou usando o dente siso para querer ofuscar a glória de Deus na criação inteligente do homem? Com poucas pesquisas já encontrei muitas verdades sobre o dente siso que ele, ou não encontrou, ou achou que ninguém ia pesquisar.

Só para dar mais ênfase no assunto, meus sisos nasceram bons, corretamente e uso eles para mastigar de tudo sempre!

Consideremos se não existissem essas informações; por acaso a perplexidade contida em um dente siso e o processo dele nascer em uns e outros não; nascer correto ou não, implicaria na prova da evolução das espécies e aniquilaria Deus como Criador? Eu ainda precisaria de mais argumentos para crer na evolução e você, o que acha desse caso do dente siso?


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Vou relatar minha própria experiência. Meus dentes do Siso nasceram em perfeito Estado; todavia, ao ler informações bobas na internet de alguns pesquisadores indicando a extração, resolvi extrair meus dentes do siso, contudo, até o momento, extraí apenas o dente inferior do lado direito. Faz 1 ano que fiz esse procedimento. Resultado: pior coisa que fiz na vida. Minha mordida ficou torta, estou salivando mais ao falar, tensão muscular na face, o dente superior está inchando pela ausência do dente inferior etc. Creio que agora terei que removê-los, pois minha arca dentária funcionava perfeitamente bem antes de eu inventar fazer essa besteira. A criação de Deus é perfeita, meus dentes do SISO, em conjunto, ajudavam-me muito, principalmente na mastigação de alimentos mais duros. Infelizmente não posso voltar atrás, porém terei que passar por médicos ortodônticos para resolver a bobagem que fiz. Há casos, como de algumas pessoas que conheço, que tal dente nasce de forma errada. Normalmente, pelo o que pude observar, essas pessoas não cuidavam bem de seus dentes em tenra idade, o que acarretou maiores complicações durante o surgimento do terceiro molar. Sempre cuidei bem dos meus dentes, eu acho que, durante minha infância, devia comer uma bala de ano em ano, enquanto a maioria dos meus colegas estragavam seus dentes ingerindo porcaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relato impressionante e me fez entender porque por esses dias meu maxilar começou a doer e não sabia porque. Infelizmente por descuido eu tive que arrancar um dos dentes molares de um lado da boca e agora sinto dores leves e cômodas no maxilar que ao mastigar incomoda um pouco dependendo de como. Tem toda razão... Deus sempre soube o que fez desde o princípio! Abraço!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem