Onde estão os manuscritos originais do Novo Testamento?

Este é mais um artigo em resposta as afirmações de Salatiel Junior em seu canal no YouTube que ousou corajosamente desafiar a verdade e extrapolar com o bom senso dos que assistem seus vídeos que fez depois que teve a "mente aberta" lendo um livro ateísta. Nesta ocasião estaremos respondendo ao oitavo motivo citado por ele, onde afirma que Jesus Cristo não teve poder para manter as cópias originais dos manuscritos dos evangelhos e que vivemos se pautando em cópias de cópias e sendo assim, podemos estar com adulterações em mãos. Será mesmo que os evangelhos que retemos hoje são falsificados? Por que não temos as cópias originais em mãos? Vamos responder a essas questões com a verdade e nada mais que a verdade.

Atualização em 08/09/22 - Os vídeos do antigo canal do Salatiel foram removidos, mas os argumentos e análise respondidos servirão para leitores que buscam tirar suas dúvidas.   

Manuscritos antigos das Escrituras
Existem bases confiáveis das quais foram traduzidas as Escrituras que estão em nossas mãos hoje? Imagem: Ministério Bíblico Educacional


Destino dos Manuscritos Originais

Como alguns bem sabem as Escrituras sagradas começaram a serem escritas desde o Antigo Testamento em material corruptível como o papel que era feito a partir do papiro, uma planta que crescia nas margens dos rios. Esse material não suportava as intempéries e naturalmente se desfazia em pouco tempo.

Depois se começou escrever em pergaminhos de couro. Nesse tempo como no tempo passado não existiam impressoras ou coisas tecnológicas que copiassem os documentos de então com toda rapidez e perfeição como se vê hoje em dia. Todas as cópias eram feitas por profissionais habilitados que eram chamados de copistas e ganhavam a vida com essa profissão.

"Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;" Mateus 23:34 (ARCF)


Dentro de Israel não era diferente e pelo fato de serem não só profissionais, mas religiosos, eles bem sabiam que não deveriam tirar nada das cópias das Escrituras e nem aumentar nada em detrimento dos textos originais. Mas ainda com essa tradição e método de copiar as Escrituras para preservação, não era como se escrever em tábuas de pedra ou placas de metal como hoje.






Os escritos do Novo Testamento como os do Antigo sofreram destruição pelas guerras e pelo tempo. Mas ainda assim, nosso amigo Salatiel foi infeliz em afirmar que Deus não teve poder para manter os originais. Já que os originais realmente nunca seria possível de se manter pelo tempo que se decorreu e porque Deus manteria os originais se as cópias eram fidedignas? Portanto não havia necessidade de se manter por exemplo as pedras do monte Sinai escrito os mandamentos nelas...

Para tristeza de alguns e felicidade de outros, já foram encontrados diversos fragmentos, com também boa porção de livros do Antigo e Novo Testamento. E pode-se conferir que realmente os textos era exatamente aquilo que detemos em nossas mãos atualmente. Um bom exemplo é um manuscrito do livro de Isaías escrito 100 antes de Cristo que comprova a veracidade, seriedade e capacidade dos copistas de manter as Escrituras fiéis aos textos originais; pois são os mesmos textos das Bíblias atuais que carregam também o livro de Isaías. Mas, infelizmente a mídia corrupta não mostra isso ao mundo, por isso Salatiel e outros não sabem dessas coisas. Para mais detalhes sobre esse resumo do assunto, recomendo a leitura de um artigo no blog Irmãos: Os originais da Bíblia

A cópia mais antiga que se tem notícia até este artigo descoberto em 1934, é um pequeno pedaço de papiro (P52) do evangelho de João, datado da primeira metade do segundo século, entre 117 e 138 d. C. O mesmo contém textos que são os mesmos narrados no evangelho de João na Bíblia de nossos dias.




Não podemos nos esquecer que tanto o material usado para se escrever os textos era o couro, como também houve momentos de destruição em Jerusalém onde muitos manuscritos, com certeza foram destruídos pelo fogo e soterrados nas ruínas; mas sempre mantinham uma cópia para passar as Escrituras adiante. Essencialmente respondendo ao argumento do nosso amigo Salatiel. As cópias ou mesmo fragmentos delas mais originais e antigas que existem, estão em museus e acredito que não seria possível todos andarem com elas em mãos, pois seria necessário se copiar milhões de vezes para distribuir entre os cristãos. Sendo assim, de qualquer forma viveríamos de cópias de cópias de cópias e de cópias. Aliás, ele afirma que teve sua mente "aberta" lendo um livro ateu que por certo é uma cópia e não um original escrito pelo punho do próprio autor; por que considera verídico?

Infelizmente muitas pessoas não se informam realmente sobre os fatos e quando se informam, relutam em considerar verdades em potencial e acabam cometendo o favoritismo pessoal em detrimento da Verdade de Deus; mas Deus sempre venceu o homem em argumentação. E a palavra que tem mais calado os homens como Salatiel são as evidências silenciosas...

Será que isso comprova a autenticidade das cópias que chegaram até nós da Palavra de Deus? Se ainda não for o suficiente ainda haverão muitas outras descobertas e revelações no tempo que se chegará e a verdade se mostrará cada vez mais claras.

"Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro." Apocalipse 22:19

Considerações e Conclusão

Para fins de informação extra, os ateus como Salatiel não sabem separar as coisas justamente por não terem nenhum interesse real em discernir entre versões e versões da história. Como alguém como Salatiel com seus conhecimentos limitados em teologia saberia separar livros inspirados por Deus de livros apócrifos? Verdadeiros profetas de falsos profetas? Por isso ele mal sabe os fragmentos e achados arqueológicos que mais e mais aparecessem e confirmam os textos que temos em mãos hoje. Cabe esclarecer ainda que as traduções nas versões modernas que existem não furtam a essência histórica e nem as virtudes dos ensinamentos de Cristo para o mundo e Sua Igreja. Qualquer cristão com uma base de conhecimentos sabe disso e não deixa esmorecer sua fé com tais conclusões medíocres. É aquela falta de conhecimento que Deus apontou no povo de Israel quando assim se comportavam diante dEle. Não entendendo nem o fundo histórico das Escrituras eles se fiam em qualquer versão apócrifa ou distorcida dos fatos para tirarem suas conclusões e acharem que resolveram problemas com a nossa base infalível de fé. Negativo. E você, acha que o Salatiel sequer sabe que os pergaminhos eram de milênios atrás e não durariam tanto assim intactos? O que acha da Bíblia Sagrada? 


Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

36 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. Se o original da bíblia, ou qualquer outro livro sagrado, tivessem sido escrito em pedras de 25 kg cada, seriam necessárias para a Torá cerca de 25 TON de pedras, e toda a bíblia 60 TON. Seriam necessários 120 camelos para transportar uma cópia. Se as originais tivessem sido escritas em pergaminho 10 TON seriam necessários 40 camelos para transportar a original. Coitado do Josué quando transportou a bíblia de Moisés até CANAAN, 100 camelos ou 200 burros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Henrique Souza! Primeiramente agradeço por ler e comentar sobre o artigo e sinto informar que foi muito infeliz em seu comentário que a princípio parecia bem informativo, mas terminou com um sarcasmo ateísta; mas vamos aos fatos?

      1. SUPOSIÇÃO PESSOAL: "Se o original da bíblia, ou qualquer outro livro sagrado, tivessem sido escrito em pedras de 25 kg cada..." Já que isso é apenas uma suposição sua, não podemos considerar seus demais cálculos e comentários concretamente ok?

      2. A LEI ESCRITA - Acho que foi infeliz também em vir aqui comentar sem pesquisar o que estava satirizando amigo... Somente os 10 mandamentos foram escritos em tábuas de pedra; primeiramente pelo próprio dedo de Deus e as segundas entalhadas por Moisés. Será que você conhece o que era o papiro? Não? Um resumo específico...

      Papiro (pelo latim papirus do grego antigo πάπυρος) é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico é Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antiguidade Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).

      Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro

      Esses ateus teólogos... Abraço amigão!

      Excluir
  2. Não há nenhuma cópia digital do original evangelho de João? Tenho muita dúvida sobre as bíblias de hoje, pois algumas têm partes que não são traduzidas com a mesma ideia dos textos originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Infelizmente se procura por um Evangelho completo digitalizado, não existe, pois os manuscritos originais só foram encontrados em fragmentos (pedaços) que sobreviveram aos séculos que se seguiram. Mas quanto a uma tradução 100% fiel a qualquer dos livros eu fico te devendo essa resposta, pois como já dito, muitas vezes as traduções foram feitas com base em escritos antigos demais, cujo idioma nem era usado mais; como o hebraico antigo que se perdeu com o tempo, no caso do antigo testamento.

      Eu andei pesquisando um pouco sobre e me parece que a Almeida Corrigida Fiel chega perto dessa fidelidade dos originais gregos; confira mais detalhes no link:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_Corrigida_Fiel

      Só pra complementar; recomendo que tenha sempre mais de uma tradução! Espero ter ajudado; abraço!

      Excluir
  3. Henrique Souza, vc é muito doido! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu pra entender o peso do argumento do nosso amigo não é mesmo? Eu fico pasmo de onde as pessoas tiram essas coisas fictícias... Obrigado ler e por comentar amigo anônimo! Abraço!

      Excluir
  4. Deus, Deuses, "Santas Escrituras", Teologias e Seitas são: Um delírio da Humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se encharcar no álcool, entupir de "farinha", se drogar na maconha, se quebrar no crack e outras práticas e manias a mais seria o que chama de realidade de vida? Ou quem sabe o delírio de Charles Darwin, Richard Dawkins, Stephen Hawking e outros malucos intitulados cientistas não seja o caminho da existência!

      Sua mente esta confusa caro amigo ateu, mas um dia encontrará as respostas que precisa se procurar sem preconceito... A Verdade de Deus impacta seu coração; perturba sua alma e faz arder seu coração quando a ler... O fato de estar num blog como esse, indica que esta buscando respostas e espero muito que as encontre...

      Obrigado por ler e comentar... Forte abraço!

      Excluir
    2. Malucos entitulados cientistas? Abra seus olhos, as "maluquices" deles são muito mais comprovadas do que as suas crenças, não é porque uma história é dita verídica e mantida à qualquer preço por milhares de anos (e aqui temos a sede por poder, milhões de mortes, perseguições e muitas incógnitas) que seja a mais perfeita verdade sobre qualquer coisa.

      Excluir
    3. MDP, olá! Obrigado por ler e comentar! Quando me refiro a VERDADE, cito especificamente a PALAVRA DE DEUS e não minha vontade ou conceito a respeito das coisas; até porque hoje caminho por ela e não pelas minhas ideologias e conclusões. Quando aos "grandes cientistas" que defende; por favor; me convença que suas TEORIAS são reais e cientificamente observáveis como a evolução das espécies e o big bang e acredito neles e reescrevo este artigo amigo... Mas por enquanto, dentro ou fora da religião eles ainda não malucos com suas teorias loucas imaginárias...

      A Palavra de Deus se mantém por si própria meu amigo... Ele mesmo quem garante... Que matem milhares de cristãos e queimem trilhões de Bíblias; a VERDADE continuara sendo pregada... Forte abraço! E estou aguardando provas experimentais das maluquices dos cientistas que citei...

      Excluir
    4. Que Deus continue o abençoando, muito grata pelo artigo :)

      Excluir
    5. Eu quem agradeço sua participação e torcida por mim Patrícia! Abraço!

      Excluir
  5. Então... Se dos originais só existem fragmentos, como a bíblia foi traduzida? Entendo como originais os textos escritos nas línguas originais da época (grego antigo, aramaico e hebraico), tendo esses sido feito por copistas com o passar dos tempos (os materiais da época não durariam tanto tempo, claro, mas os primeiros escritos devem ter sido copiados acredito eu). Minha pergunta vai nesse sentido. Não existe nenhuma cópia dos textos originais? Porque a bíblia, assim como a Torá ou o Alcorão, não vem junto do texto original? Quando alguém quer ler a Torá, por exemplo, sem "interpretações de tradução", a pessoa aprende hebraico e já era. A mesma coisa com o Alcorão, que está escrito originalmente em árabe. Ou existe essa versão de bíblia que a gente (povão) não conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robert Maia. Na verdade tudo que temos em mãos em sua maioria, seja historicamente ou biblicamente, vem de cópias que geralmente vieram de originais. Basta apenas estudar um pouco sobre quem eram os escribas e seu íntimo zelo em se criar uma cópia das Escrituras Sagradas a partir de outra e verá que eram tão detalhistas e reverentes que faziam esse trabalho temendo a Deus.

      Sendo assim, os fragmentos, também chamados de originais, servem mais para confirmar que assim como consta neles os escritos sagrados, nossas traduções seguem da mesma forma, mesmo com tantos séculos de diferença! Claro que existem variações de traduções; até porque o próprio hebraico e grego tem essas variantes diversas em uma só palavra; mas as verdades em si continuam as mesmas a séculos!

      E sim meu amigo, existem hoje em dia, diversas traduções; até a própria bíblia hebraica! Vou deixar um link para que possa dar uma olhada:

      Bíblica Hebraica

      Obrigado por ler e comentar e espero ter ajudado!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Bom dia e ótima semana pra você Jorge! Obrigado por ler e comentar!

      Excluir
  7. Boa noite Ricardo F.S , gostei muito do que li e gostaria de ler mais sobre o assunto pois é do conhecimento de muitos que pairam dúvidas na cabeça de muitos sobre a autenticidade das escrituras , da bíblia e ainda mais depois que surgiu aquela galera do " Nome verdadeiro do Criador " os que chamam o Senhor Jesus de Yaohushua ou yehushua . Caso o irmão puder me adicionar no facebook eu ficaria grato , pesquise no face Eri Santos Natividade , sou o único nesse nome e irá me a achar fácil rsrs , paz seja contigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus Cristo meu querido irmão. Obrigado por ler e comentar! Realmente alguns movimentos tentam tirar a infalibilidade das Escrituras valendo-se de "erros de tradução"; que na verdade, são muitas vezes erro de interpretação humana! Geralmente essas pessoas mal sabem dominar o português corretamente e tentam usar das Escrituras em Hebraico. Mas se Deus nos permitir, com mais tempo ou menos tempo abordaremos sitas e heresias especificamente aqui no Verdade Urgente. Deus abençoe sua vida e não se mova de sua posição!

      Excluir
  8. Na pura verdade somos usados e manipulados a respeito dá biblia, como disse um padre! Vc só tem biblia porque a igreja católica escreveu (traduziu) e dá forma que eles queria introduzindo toda forma de paganismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo... Só mostre onde está o paganismo nas Escrituras... Se me convencer eu publico um artigo baseado em seu comentário... Mas me prove desde o hebraico; grego e com referências convincentes ok? Forte abraço e obrigado por ler e comentar...

      Excluir
  9. A maior adulteração na Bíblia e dos pregadores que interposta a Bíblia a seu BEU prazer para se beneficiar com isso porque quem teme a Deus fala conforme Deus quer e que o homem não gosta de ser corrigido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo Marcos! Obrigado por ler e comentar! Realmente hoje em dia como nos dias da antiguidade existem os tais "mestres" usando as Escritura a seu modo e levando após si pessoas incautas e inocentes que acreditam em tudo e isso tem trazido muito prejuízo e escândalos a Igreja de Deus na Terra. Lamentável, mas profetizado até mesmo por Cristo! Forte abraço e continuemos buscando a Verdade sempre como ela é!

      Excluir
  10. I'm not good at Portuguese, so I'll write in English. Excellent demolition of Salatiel's argument. But, to be honest, you shouldn't waste your time with a fool like him. Atheists like AronRa and Matt Dillahunty are the ones that should be worrying us.
    God bless you, brother.
    Oh, and prepare yourself for the Atheist Hate Brigade that is coming to insult you for telling the truth about their idol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu não sou bom em português, então vou escrever em inglês. Excelente demolição do argumento de Salatiel. Mas, para ser sincero, você não deve perder seu tempo com um idiota como ele. Ateus como AronRa e Mat Dillahunty são os que devem nos preocupar. Deus te abençoe, irmão.

      Ah, e prepare-se para a Brigada de ódio ateu que está indo insultá-lo por contar a verdade sobre seu ídolo." Comentário Traduzido para os leitores.

      Hello dear friend Thanks for reading and commenting on this article! I really would not waste time with any atheist of any level; but we are summoned to defend our flag and any son who has his father offended, will certainly have reacted in some way to defend him and for this very reason I destroy in truth these unfounded and poor arguments. In fact, regardless of the status of these comrades, they are all comedians wanting to be theologians and passing shame using the Scriptures and the delirium of Theory of Evolution.

      I am not afraid to argue with them, because from God I have the grace and the truth to speak, and I do not speak of myself. I just did not understand the term "your idol". Jesus Christ is not an idol in my life; is the God of my life. Strongly embrace my brother and stand in the holy peace of our Lord and Savior Jesus Christ! And let the Atheist Comic Theological League come!

      "Olá caro amigo! Agradeço por ler e comentar sobre esse artigo! Realmente eu não perderia tempo com nenhum ateu de qualquer nível; mas somos convocados a defender nossa bandeira e qualquer filho que tem seu pai ofendido, com certeza reagira de alguma forma para defendê-lo e por isso mesmo destruo segundo a Verdade esses argumentos infundados e pobres. Na verdade, independente do status desses camaradas, são todos comediantes querendo ser teólogos e passando vergonha usando as Escrituras e o delírio da Teoria da Evolução.

      Não temo argumentar com eles, porque de Deus tenho a graça e a verdade para falar e não falo de mim mesmo. Só não compreendi o termo "seu ídolo". Jesus Cristo não é um ídolo em minha vida; é o DEUS da minha vida. Forte abraço meu irmão e fique na santa paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! E que venham a Liga Ateísta Cômica Teológica! " Tradução da Resposta para os Leitores.

      Excluir
  11. Obrigado pelos esclarecimentos e bom dia!
    Na verdade eu não busco polemicas, acontece que mesmo pesquisando nao os documentos originais, mais os escritos apenas para ver a real traduçao do que esta escrito seja em aramaico, qrego antigo, latim, percebi que miitas vezes nao sao cobdizentes com as traduçoes biblicas, que causam a impressão te acrescimo as frases aos versiculos.
    Isso realmente me deixa confuso, entendo que nao teriamos acesso aos escritos originais, os documentos.
    Mais que pelo menos tivessimos a replica escrita em grego para pesquisar.
    Um exemplo simples é hoje se eu pegar um texto em ingles e trazer ele para portugues corro o risco de perder coisas do texto.
    Busco a Deus se todo meu coraçao, creio nele como verdade absoluta e incontestavel. Porem existem coisas na biblia que me deixam a indagar e pra piorar quando vou ver muitas palavras nem existiam na epoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro irmão Fábio! Muito obrigado por ler e comentar. É bem verdade que se pegarmos traduções e traduções, teremos bastante nuances por conta justamente das próprias línguas hebraica e grega serem assim; onde uma palavra original pode trazer diversos sentidos; mas ainda assim; cada sentido se encaixa em seu contexto. Um exemplo disso é quando traduziram que Deus "descansou" de suas obras no sétimo dia; quando na verdade o melhor termo a se usar deveria ser "cessou" Deus de suas obras; pois o resto das Escrituras não concordam que Deus se cansa entendeu? Mas dentre tantas traduções e dúvidas das pessoas; eu sempre recomendo que usem a KING JAMES (que foi a primeira versão em inglês direto do latim que por sua vez veio do grego e então do hebraico) ou a ARCF - Almeida Revista e Corrigida Fiel que segue a mesma tradução latim > grego > hebraico.

      Mas realmente seria impossível ter acesso aos originais em grego ou em hebraico, pois não existem mais pelo tempo; mas mesmo os fragmentos mais antigos encontrados, atestam os textos que temos em mãos e isso já me conforta. Deus abençoe sua vida! Forte abraço!

      Excluir
  12. Olá lendo os comentários do seu blog percebo que tem muito ateu aqui, mas se eles entram na sua pagina pq querem respostas, não existem ateus existe pessoas sem fé, mas no final todos clama por Jesus até num simples machucado.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu irmão! Na verdade eu os considero no muito como pessoas que possuem uma fé distorcida e mal focada. Precisam encontrar o caminho real de sua existência e o propósito nobre de suas vidas e só através da Palavra poderão pisar no terreno na fé salvífica. Oremos por isso! Deus abençoe grandemente!

      Excluir
  13. Olá lendo os comentários do seu blog percebo que tem muito ateu aqui, mas se eles entram na sua pagina pq querem respostas, não existem ateus existe pessoas sem fé, mas no final todos clama por Jesus até num simples machucado.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo meu querido irmão! E que Deus possa iluminar os corações deles para que encontrem se em Cristo e sejam realmente felizes na presença dEle! Afinal, minha intenção é resgatar o máximo de pessoas possível desse mais profundo abismo do engano. Abraço!

      Excluir
  14. Ola querido ��
    Então irmão, nesses dias eu decidi ler a Bíblia de genesis até apocalipse, eu sei q vai demorar algum tempo pra acabar, mais vou continuar lendo....
    Então eu sempre com uma puga na orelha quando eu vejo a diferença do deus do antigo e do novo testamento, e como isso...
    Então o Deus do antigo testamento era deus vamo se dizer "sanguinário" naquela época de Moisés Deus ele impôs muitas leis aí eu penso ( deve ser praticamente impossível seguir todas aquelas leis, so se a pessoa tiver uma habilidade muito grande pra segui-las) então a minha pergunta é: pq a uma diferença do deus do antigo e do novo testamento? Pq o Deus do antigo testamento era mais sanguinário, e o deus do novo testamento é um Deus de amor? Eu tenho 14 anos e não entendo muito sobre a bíblia, eu entendo algumas coisas, eu leio e entendo, mais sempre fico com dúvida sobre algumas coisas...
    Poderia por favor me esclarecer isso
    Desde de já obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olé caro jovem leitor das Escrituras! Eu fiquei emocionado com seu relato de estar buscando as verdades direto da fonte! Por agora vou te dar uma visão panorâmica dessa questão de quem é Deus nas Escrituras. Acredito que algum ateu semeou em seu coração essa dúvida e aparente contradição sobre quem seria Deus. Mas isso não existe pelas seguintes verdades teológicas:

      1. Deus é soberano sobre toda sua criação; independente se obedecem ou não a Ele e seus mandamentos. Sendo assim, o que Ele fizer, sabe o que faz e faz bem feito. Nós que não entendemos e não aceitamos por nossa incompreensão do modo como Deus trabalha e no nosso egoísmo de querer fazer tudo do nosso jeito pecaminoso.

      2. Deus, além de ser chamado de Deus da Guerra; é tido também como o Deus que é a essência do Amor mais puro e incompreensível. Mas com pode essas duas existências coexistirem? Simples como nós somos compreensíveis! Eu posso amar e odiar! Posso ser doce com os que mereçam e ser resistente e áspero com os que me ofendem e buscam meu mal. E isso não é errado de determinado ponto de vista humano. Como matar quem queira me matar ou matar meus familiares é tolerável e amparado até por lei. Imagine Deus! Ele age conforme cada comportamento dos humanos diante dele como bem achar necessário. Matou os egípcios no mar que perseguia seu povo; matou muitos de seu povo que em rebeldia o desafiaram; e enfim, deu seu Único Filho para que todos pudessem, crendo nEle se arrepender e se achegar a Ele para serem salvos e restaurados. Ele deixou a regra, se você usando de sua liberdade escolher praticar o mal, saiba que Ele é contra essas praticas e julgará a todos condenando. Se escolher o caminho do bem e da justiça, Ele te abençoará e terá uma eternidade de paz com todos que assim andarem aqui. Deus é JUSTO.

      Continue lendo e sempre que precisar, peça informações para as pessoas certas. Não se leva uma bicicleta quebrada para que o padeiro encontre o defeito! Então pergunte para estudantes e amantes da Bíblia quando tiver dúvidas amiguinho! Abraço e Deus te mantenha na verdade!

      Excluir
  15. A palavra de Deus se renova todos os dias , você pode ler a Bíblia várias vezes , mais nunca será a mesma coisa , Deus sempre irá revelar algo novo , quer um conselho para você entender realmente a Bíblia , faço uma oração e peça para Deus lhe permitir entender a revelação dele para a humanidade...
    Qualquer um pode ler a Bíblia mais só iram entender aqueles que Deus permitir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu querido irmão! Todos os dias benditos de nossa vida que nos reclinamos para ler sua Santa Palavra, ele tem algo novo maravilhoso para nos revelar nos textos sagrados! A paz de Cristo!

      Excluir
  16. Qual o fragmento encontrado dos escritos do apóstolo Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro, ainda não me aprofundei nesse assunto, mas o pouco que pesquisei para te responder, encontrei um fragmento da carta de Paulo a Filemon:

      https://es.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%ADstola_a_Filem%C3%B3n

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem