A teologia é de Deus ou do diabo?

Boa pergunta.... Por vezes ouvi pessoas comentarem sobre a teologia de forma boa e de forma ruim. Uns dizem que é muito boa e que pode nos fazer crescer no conhecimento da Palavra de Deus e outros dizem que ela mata a vida espiritual e torna as pregações mecânicas e vazias de unção. Mas afinal, a teologia é um instrumento de Deus para nosso crescimento intelectual e espiritual; ou uma ferramenta do Diado para confundir nossa cabeça, consumir com nossa espiritualidade e nos fazer orgulhosos?

Neste artigo quero responder na medida do meu conhecimento e expor minha opinião também sobre este assunto e expor o respaldo bíblico para a verdade sobre esse assunto.

Estudando a Bíblia
A Teologia é prejudicial para a vida espiritual do cristão ou benéfica? Imagem: FMB


Os dois argumentos sobre a teologia

Existem duas correntes de pensamento sobre a teologia; uma contra e outra a favor. A primeira prega que o conhecimento vem unicamente de Deus pelo seu Espírito através da leitura e meditação da Palavra de Deus sem perder a espiritualidade e devoção.

A segunda não descarta essas coisas, mas acredita que com acréscimo de fontes históricas e outras mais se pode conhecer ainda mais o panorama da Bíblia e outras coisas que as vezes não compreendemos; aumentando assim o conhecimento na Palavra e sobre Deus.

Eu confesso que passei pelas duas correntes de pensamento e critiquei por muitas vezes aqueles que haviam estudo a teologia e desprezava esse conhecimento extra como algo que realmente poderia deixar meu nível espiritual mais baixo e sem unção na transmissão da Palavra.

Mas houve um tempo em que um dos pastores que passaram pela nossa  igreja se preocupava muito com o nível de conhecimento da igreja e principalmente dos obreiros e formou um núcleo de estudo teológico que era mantido pela nossa igreja sede e eu, sendo cooperador nesse tempo, ingressei ainda meio cismado.

Mas quando comecei logo a estudar os primeiros livros já me encantei com a matéria e passei a gostar; pois vi o quanto de conhecimento que estava absorvendo que não encontrava nas Escrituras Sagradas. Eram informações histórias extra-bíblicas, geografia bíblica e tantas outras coisas que completavam ainda mais meu conhecimento!



Benefícios da Teologia

Eu conclui na experiência que a teologia era lago bom e necessário em nossas vidas e que não matava a vida espiritual de ninguém; mas apenas aumentava o nível de conhecimento. Até mesmo descobri que teologia vem das palavras gregas Theos (Deus) e Logos (Estudo); sendo que a mesma não poderia ser do diabo, já que consiste em se estudar sobre Deus.

Confesso que depois que fiz o curso de teologia, meu conhecimento aumentou bem mais e já entendia mais claramente certos trechos e passagens bíblicas que antes não entendia. Isso também me ajudou contra seitas e certas heresias que existem por aí.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
2 Timóteo 2:15 (ARCF)

Infelizmente existem atualmente ensinos teológicos pautados em heresias e até adulteração da Palavra de Deus e isso causa muita confusão na mente das pessoas que não conhecem nada sobre a Bíblia. Aqueles que já ingressaram nesses ensinos e aprenderam assim, brigam defendendo o erro que aprenderam.

Existem doutrinas e credos inteiros pautados em erros estúpidos de português de certos movimentos! Note que não é nem teologia, é português, ou qualquer outro idioma que seja. Mas é apenas questão de identificar termos, verbos, pessoas e outros detalhes mais que na maioria dos casos são visíveis aos olhos de quem entende melhor estas coisas simples nas Escrituras.


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." 2 Pedro 2:1 (ARCF)

Devemos deixar a ignorância e a espiritualidade exagerada e cega e aprender mais da Palavra de Deus como convém a ministradores dessa Palavra aos demais em cursos teológicos, escola bíblica, seminários, apostilas, estudos, pregações e cultos de ensino.

Caso contrário seremos enganados, confundidos e até negaremos nossa fé que um dia aceitamos. Quantos não deixaram o Evangelho original e hoje estão em tantos caminhos de confusão e contrários a Verdade?

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Efésios 4:14

Devemos sim buscar todo conhecimento possível, mas sempre orando e buscando de Deus revelação e um coração humilde para lidar com esse conhecimento para que não venhamos cair em orgulho e querer sermos melhores que nossos irmãos, como se orgulhou o diabo e caiu.

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"
2 Timóteo 4:3

Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

6 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. a teologia é usada desde os tempos primordios para o engano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias Galdino Alves! Realmente existem muitos segmentos religiosos que usam de má afé os conhecimentos teológicos, mas devo presumir que você tenha algum sistema teológico enganoso específico em mente, ou esta criticando todo e qualquer método de ensino teológico? Que primórdios se refere? Seja mais específico por favor. Forte abraço!

      Excluir
  2. todo que se refere ao sistema os crapulas recusam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja mais claro que não estou entendo quem são os crápulas e o tal sistema a que se refere meu querido... Pode ser mais conciso? Obrigado.

      Excluir
  3. Agora percebi que você não é muito chegado nos estudos não é mesmo? Toda pessoa assim; geralmente é oriunda de uma escolaridade baixa ou nem concluída. Qualquer que faz um estudo metódico das Escrituras, seja por anotações para pregação ou ensino, de certa faz teologia meu querido! Mas como imagino que está criticando tudo como um todo; preciso deixar claro que você precisa ser mais apurado em seu julgamento e rever seus conceitos sobre teologia; pois de quando ingressei nesse aprendizado das Escrituras só tenho crescido na graça e no conhecimento. Tome cuidado com esta afirmação se for generalizada e maneire o seu extremismo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem