Verdades - Entre a ciência e a Bíblia

Bíblia e Ciência
Existe inevitavelmente nestes últimos dias, certas discussões, debates e até ataques por parte de ateus e cristãos para se provar ou não provar a existência de Deus e eu mesmo já participei de muitos longe da mídia em redes sociais e blogs na internet e mesmo no YouTube.

Mas notei que as conversas sempre dão em nada e tomam caminhos que na verdade formam círculos sempre repetindo os mesmos argumentos e idéias e quando não, o mesmo ciclo ofensivo.

Ao mesmo tempo que essas coisas ocorrem, pude notar em baixa escala que a cada descoberta nova do lado da ciência e da Bíblia, as pessoas vão mudando sua maneira de pensar e passam a usar o bom senso e outras a conveniência.

Posso citar alguns exemplos disso como é o caso de que a Bíblia não cita nada sobre o Big Bang, mas de certa forma, hoje, alguns teólogos chegam a pensar que todo esse processo detectado pela ciência teoricamente, poderia ter sido os resultados físicos do que aconteceu pela ação de Deus no universo quando tudo em nosso plano teve início de existência.

Como isso ainda não é um fato comprovado nem pela ciência e nem pela Bíblia, ficamos com as especulações; mas essa hipótese não esta descartada.

Outro caso também é o de que realmente aconteceu todos os fatos citados na Bíblia historicamente como atualmente já comprovou a história e a arqueologia. E embora muitos dos relatos ainda não possuem provas concretas de sua historicidade, outros muitos deixam entender que a Bíblia é realmente um livro de história de verdade; além de ser a Palavra de Deus.

Mas onde quero chegar, talvez esteja perguntando. O que estava meditando é em algumas palavras de um ateu que conversava comigo e em dado momento me pediu provas de alguns fatos descritos na Bíblia e quando apresentei os mesmos para ele, ele reconheceu a veracidade dos mesmos e disse que aceitaria como verdade os fatos históricos provados mas não os sobrenaturais que acompanhavam os mesmos.

Percebi então que ele estava usando de uma seleção dos fatos convenientemente para acreditar no que tinha provas e duvidar do que não haviam provas. Mas como não haviam provas se os fatos históricos eram exatamente a prova do sobrenatural ali narrado? Isso é pura conveniência cega e egoísta!

Mas não digo isso somente dos meus amigos ateus, pois que não suporto ver ou ouvir um cristão dizer que a terra é quadrada porque leu um texto que nem diz isso, ignorando os satélites que estão rodeando a órbita da terra e filmando a mesma redonda. Isso chega a ser ignorância!

Revista Cientifica Terra
Quantas vezes a ciência não descobriu coisas que ajudaram a esclarecer mais o que esta narrado na Bíblia? E quantas vezes a Bíblia não serviu de base para pesquisas por parte da ciência?

Tenho para mim que como pensava Isaac Newton, as duas fontes de conhecimento deveriam trabalhar conjuntamente para se explorar e entender o universo, nossa existência e as formas que ainda não conhecemos e não se digladiarem com se fossem duas armas nas mãos de exércitos opostos.

Estou aprendendo cada vez mais que a Bíblia possui muitas informações interessantes cientificamente falando (geografia, arqueologia, cultura, história e mais); mas seu conhecimento primário é o sobrenatural e o invisível não compreendido pela mente humana que esta habituada ao que esta ao seu alcance e pode apalpar.

E também que a verdadeira ciência focada em pesquisas não fundamentadas em Darwin ou no ateísmo, tem cada vez mais explorado afinco esse universo grandioso e mostrado maravilhas antes desconhecidas que sempre existiram diante de nossos olhos e nunca poderíamos vê-las a olho nu. Muitas delas se harmonizam perfeitamente com o que a Bíblia diz também e é nessas concordâncias que percebo um caminho sensato para se andar e analisar com cuidado e meditação, tanto por parte dos cristãos como por parte dos ateus.

Deveríamos sim se perguntar: E se Deus realmente existir? E se tudo quanto a Bíblia diz sobre o mundo sobrenatural for real e apenas invisível para nossos olhos?

Impossível? Porque seria impossível se antes não víamos ácaros, fungos e bactérias? E tenho certeza que antes do microscópio seria loucura alguém afirmar tais coisas; mas mesmo elas a Bíblia já fazia menção!
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16
Continuo a insistir que é melhor analisar, ponderar e considerar o que se tenha de evidências reais, porque a caçada da ciência ainda não cessou pela exploração da terra, de nossas origens e do universo e nem a Bíblia caiu em descaso, mas continua contendo o passado, atuante no presente e relatando o futuro.

O melhor mesmo é não passar vergonha e ceder as verdades existentes na ciência e na Bíblia. Mas que sejam realmente verdades. E para os que continuam achando que só porque a Bíblia narra o sobrenatural que não veem e seja mentira; digo que continuam se contradizendo ao crer que o universo passou a existir como acreditam e mesmo nossa existência de uma mutação.

Afinal, isso não seria fé?


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem