10 Verdades sobre o batismo nas águas

Jesus sendo batizado
O batismo nas nas águas é mesmo bíblico? É necessário para sermos salvos? É mandamento de Cristo ou de homens? Era costume apenas de judeus? Posso me batizar duas vezes?

O batismo nas águas é um assunto que esta sim registrado na Bíblia e tem sido alvo de debates, distorções e confusão na mente de muitas pessoas; principalmente cristãos.

Enquanto passeava pelo Google+, pude encontrar uma mensagem de mais de metros onde o camarada parecia ter encontrado uma verdade escondida ou recebido uma revelação do céu em textos que antes não compreendia devidamente.

As perguntas que fiz estão baseadas nos argumentos apresentados por aquele sujeito e de outros que formulam suas questões acerca do assunto. Mas vamos analisar o batismo nas águas à luz das Escrituras.

10 Verdades sobre o batismo encontradas nas Escrituras

O batismo nas águas é citado nas Escrituras por vários escritores e principalmente no Novo Testamentos e nas epístolas de Paulo. Confira o que realmente significa o batismo na Bíblia Sagrada:

1. Sinal de Arrependimento - O batismo é primeiramente um sinal de arrependimento perante os homens.
Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento. Atos 13:24
2. Símbolo de Morte e Ressurreição - Por revelação, Paulo enfatiza que o batismo representa nossa morte e ressurreição com Cristo; estabelecendo uma nova vida com Ele.
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12 
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4 
3. Ordenança Divina - O batismo não era ordenança de homens como afirmam alguns.
E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus. Lucas 7:29
Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele. Lucas 7:30 
Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? 1 Coríntios 1:13 
4. Único Batismo - Pregar, ensinar e batizar outro batismo além do que esta nas Escrituras é heresia e distorção do simbolismo do ato.
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Efésios 4:5 
5. Representado por João - Assim como Paulo foi quem apresentou muitas revelações em cima dos ensinamentos de Cristo; João foi o responsável por mostrar ao povo oque deveriam fazer para realmente mostrarem arrependimento perante Deus.
Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. Marcos 1:4 
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Atos 19:3 
6. Jesus Batizado - Mesmo Jesus não sendo pecador como nós, confirmou a autenticidade divina do batismo se deixando batizar por João.
E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; Lucas 3:21
 7. Batismo Universal - O batismo não era apenas judeu, pois muitos gentios foram batizados e até hoje são.
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Atos 8:12
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. Atos 8:38 
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19 
8. Batismo por Imersão - O batismo sempre foi feito por imersão ou seu simbolismo do sepultamento perde sua essência.
 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12 
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:4 
 9. Batismo não Salva - Mas o batismo é indispensável para se ingressar na vida cristã como um ritual de confirmação. Apregoar que o batismo é essencial para a salvação da alma é chamar Cristo de mentiroso quando disse ao ladrão arrependido que naquele mesmo dia estaria com ele no paraíso.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16 
10. Dois Batismos - A Bíblia fala de dois batismos: Em água e no Espírito Santo; é preciso distinguir ambas as situações nas Escrituras.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1:5
Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. Marcos 1:8 
 As Escrituras nunca confundem os que realmente com humildade buscam de Deus a verdade nelas. Apenas os orgulhosos, precipitados e desviados  tropeçam nelas e acabam causando confusão e sendo instrumentos do Diabo para semear heresias e confusão na mente dos que não conhecem a Palavra de Deus, distanciando-os dela.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8
Se você se deparou com ensinos sobre um batismo de crianças por aspersão; um batismo que é mais válido que de outras denominações; que é regra para salvação; é ordenança apenas para judeus ou que o batismo seja ordenança humana e não divina; rejeite estes ensinamentos e examine as Escrituras como recomendou  o Senhor.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8
A estes desordeiros e pseudo-mestres deixo uma pergunta já há muito feita entre os judeus que interrogavam a autoridade do mestre em  operar milagres, curas, libertação e ministrar a Palavra de Deus:
O batismo de João era do céu ou dos homens? Lucas 20:4
O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes? Mateus 21:25
Diante destas 10 respostas eu desafio os pseudo-mestres e seus alunos a responderem essa pergunta feita pelo Mestre...



Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

6 Comentários

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

  1. O Ensinamento de João era do Céu ou dos homens? Deveria estar escrito assim não é?

    Um só Criador e um só batismo (ensino).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz caro irmão Fernando Gonzaga! Feliz por ler o artigo e postar sua observação! A frase pode mudar conforme as traduções; mas a verdade contida no texto permanece a mesma. Vamos conferir numa rápida analise:

      O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
      Mateus 21:25 (João Ferreira de Almeida)

      O batismo de João, donde era? do céu ou dos homens? Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
      Mateus 21:25 (Almeida Revista Imprensa Bíblica)

      De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? " Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’
      Mateus 21:25 (Nova Versão Internacional)

      Apenas comparei algumas versões para que de uma forma ou de outra entenda que João batizava e os fariseus rejeitavam e não iam até ele pelo arrependimento se batizarem. Mas todos os textos dizem claramente BATISMO. Mas deixo claro que o batismo foi uma ordenança de Deus de qualquer forma... De onde tirou essa tradução que traz ENSINAMENTO no texto? Poderia me informar por favor? Desde já, obrigado e Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Obrigado por responder amigo.

      batismo = “introduzido em:”
      Na maioria dos textos biblicos incluindo os que falam de João Batista: introduzido no ensinamento.
      Assim sendo, o batismo (jogar na agua) é um equivoco do sistema religioso.
      João batista fazia isso como metodo de introduzir as pessoas em seus ensinamentos (amor ao proximo)
      “Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo (ENSINAMENTO) de arrependimento, para remissão dos pecados” Marcos 1:4
      “Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo”
      PREGANDO O BATISMO????
      NÃO! ENSINANDO O ARREPENDIMENTO.

      E além do mais como poderíamos sucumbir a tal pratica humana se o próprio João Batista testificou dizendo:
      Marcos 1
      …7E esta era a pregação de João: “Depois de mim vem Aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno sequer de curvar-me para desamarrar as correias das suas sandálias. 8Eu vos batizei com água; Ele, entretanto, vos batizará (ensinará) com o Espírito Santo”.

      Você não acha que faz mais sentido?

      Um grande abraço Ricardo F S e obrigado pelo espaço.

      Excluir
    3. Olá mais uma vez meu querido irmão Fernando! Eu entendi sua colocação em interpretar BATISMO como ensinamento, mas não seria confuso colocar ENSINAMENTO para batismo nesses textos e onde traduziram ENSINAMENTO não colocarem BATISMO também?? Ou se traduz todas os BATISMOS como ENSINAMENTOS ou o contrário! E além do mais, não podemos isolar textos sem examinar a Bíblia toda meu querido! O batismo nas águas, segundo deixou claro o apóstolo Paulo, é um símbolo do nosso sepultamento (velho homem) juntamente com Cristo na sua morte, para ressuscitarmos pra uma nova vida! Já que ninguém poderia sobreviver a um sepultamento literal não é mesmo?

      É simples, mas penso em escrever um artigo completo sobre o assunto é sanar de vez essa dúvida que sendo sincero nunca havia conhecido... Mas obrigado mais uma vez por ler e comentar e sinta de a vontade em participar meu irmão! Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Ola a paz do senhor, tire uma duvida pra mim, a um certo tempo atraz comecei a namorar uma menina evangelica e eu n era,acabei aceitando e batizando meio que sem pensar so por pressao mesmo,se passou tres anos e terminamos,eu continuei na igreja dela,passou um certo tempo e algo dentro de mim me dizendo que eu nao estava sendo cristao de verdade, foi quando falei com meu pastor, eu fiz uma nova aliança com deus e batizei de novo, ele disse que se eu batizei e aceitei por pressao e nao conhecia as ecrituras e se eu estava na duvida era melhor batizar de novo, agora a grande divida isso foi errado? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor meu irmão Gilmar Lisboa! Ao meu entender, acredito que se não se sentia realmente um novo homem como testificou e foi acusado por isso e agora esta procurando se aperfeiçoar; não creio que haja problemas em ter se batizado novamente. Afinal, seu primeiro batismo nem teve o sentido que realmente deveria ter e o fez em sua ignorância sobre o real sentido de sepultar o velho homem e ressuscitar em Cristo como nova criatura.

      Não vejo problema nisso não... Tenho certeza que se perguntasse como se sente depois do segundo batismo acredito que me daria uma boa resposta. É condenável o ato de você se batizar consciente do assunto e depois continuar praticando a iniquidade; ou simplesmente se batizar novamente porque outra denominação como a CCB diz ser inválido os demais batismos das outras igrejas.

      Espero ter ajudado e Deus confirme seus passos a cada dia em Cristo Jesus!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem