Bíblia - Entre o conhecimento e a revelação

Bíblia - Revelação de Deus
A Bíblia continua sendo a luz para muitas vidas, fonte de conhecimento e pesquisa; mas para alguns um símbolo de mentiras, contradições e cheia de erros. Muitos acreditam em seus relatos e conteúdo pela fé e outros não conseguem acreditar em tudo quanto ela relata.

A Bíblia é realmente a sagrada Palavra de Deus dada aos homens ou apenas uma mera coleção de livros misturados verdade e mentira em suas páginas?

Porque mesmo muitas pessoas não crendo e até mesmo combatendo sua existência e tentando colocar seu conteúdo em dúvida, ela continua sendo impressa, lida e procurada pelo mundo todo? Porque tem permanecido todos esses milênios, séculos e décadas sem ser destruída totalmente?
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Lucas 21:33
Onde estão os grandes "best sellers" escritos por grandes escritores? Sabemos que muitos deles duraram alguns anos e foram tragados pelo descaso porque o que tinham para apresentar, foi lido e conhecido. Mas porque a Bíblia sempre permanece ano após ano mesmo com o mesmo conteúdo e pessoas a lêem por mais de 10 vezes inteiramente e nunca desprezam seu conteúdo?

Vamos esclarecer algo que você talvez ainda não saiba...

Conhecimento e Revelação

São dois termos bem diferentes e o primeiro muitos conhecem desde a escola; mas o segundo, poucas pessoas conhecem ou apenas sabem de um de seus significados que é o de descobrir algo a nível de revelações humanas; mas justamente por faltar fé eles não conhecem o elevado significado dessa palavra aplicada no âmbito espiritual.

Conhecer a Bíblia é muito simples e todos podem conhecer a Bíblia facilmente lendo e estudando; mas revelação divina é algo que vem de Deus e ela consiste justamente em mostrar verdades nas entre linhas dos textos e manifestar ensinos peculiares e profundos aos corações que a lêem com fé, temor e reverencia perante seu Autor.

Sobrenatural não se explica... Nem pelos homens, nem pelas ciências do mundo. Elas apenas poder obter vestígios dessas coisas, mas não o completo conhecimento ou explicação. Apenas Deus dá aos homens do seu conhecimento por meio de revelações pelo Espírito Santo. E isso não é coisa do nível das pessoas comuns, sem fé ou naturalistas...
Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam. Deuteronômio 29:4 (NVI)
Infelizmente não são poucos os ateus que caem loucamente em cima da Bíblia com críticas, contestações, argumentações e filosofias tentando colocar a Bíblia em descrédito. Eles justamente por não terem fé e reverenciar o Autor das Escrituras; ficam perplexos com certas coisas que lêem em suas páginas e não conseguem compreender o sobrenatural, os milagres e maravilhas que só Deus pode realizar.

Os mais confusos são aqueles que aceitam essa mesma fé ou mesmo foram criados em uma família cristã e depois de alguns anos de rebeldia ou desleixo com a comunhão com Deus e meditação nas Escrituras; por algum motivo de falta de conhecimento ou indução, abandonam a fé e passam a se declarar ateus e que chegaram ao conhecimento racional.

Pobres coitados... São como a porca lavada e o cão que se revolvem à sua sujeira e imundície; desprezando o Deus que os criou e com amor sempre esteve com o braço estendido para eles. Estes sim merecem o duro juízo de Deus por conhecerem parte da sua verdade e se virarem contra Ele.

Os demais ateus são sempre em sua maioria, meros seguidores de uma ideologia que existe desde o princípio da humanidade, quando já existiam pessoas que não acreditavam em Deus. Estes são ignorantes como aqueles que crucificavam Jesus Cristo que embora conhecessem a lei de Deus e sua vontade; não a praticavam e possuindo todas as profecias sobre a vinda e obra do Messias, não o reconheceram porque não lhes foi revelado, senão àqueles a quem Deus quis revelar.

Aos que o crucificaram Cristo não fez senão orar ao Pai:
E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. Lucas 23:34 (NVI)
Mas, como?! Eles não sabiam que estavam crucificando um homem?! Sim, eles sabiam que estavam crucificando um homem; mas não o Filho de Deus, porque não criam nele dessa forma... Por isso de certa forma eram ignorantes que conheciam as Escrituras. Eles possuíam o conhecimento até demais, mas não a revelação que vinha de Deus.

Eles jamais conseguiram enxergar que as Escrituras se cumpriam diante dos olhos deles e por isso xingaram Jesus, o menosprezaram, combatiam contra ele e até o crucificaram. Tinham conhecimento literário das Escrituras e não as revelações. Alguém conhece bem a história do Eunuco de Candace?
Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza".
Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,
de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a".
Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? "
Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.
O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.
Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra".
O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? "
Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.
Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? "
Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.
Atos 8:26-38 (NVI)
O Eunuco até gostava de ler as Escrituras, mas não entendia as profecias sobre Jesus Cristo e Felipe que tinha a revelação de Deus sobre aqueles textos, explicava para aquele homem que humildemente o ouvia e por fim foi batizado por sua fé nas águas e seguiu com a alegria da salvação no coração.

Leia a Bíblia sempre orando

Mas infelizmente hoje, ainda existem pessoas com tamanha arrogância nada sabem sobre o que criticam e os que alegam saber, sabem superficialmente e permanecem em densas trevas sem comunhão com Deus e tentando combater o que não se pode vencer.

Concluo que sem a revelação sobrenatural de Deus para o homem; jamais ele compreenderá os mistérios deixados para nós e permanecerão feito loucos criticando o que não entendem usando de uma sabedoria fútil e desprezada pelo próprio Deus. A estes Deus tarja de loucos, por não buscarem o verdadeiro conhecimento escondido nele para todas as gerações que o buscarem...

Aos que sabem do que estou falando, glorifiquem Aquele que se compadeceu de nós e nos escolheu para receber tão maravilhoso conhecimento e salvação sem que merecêssemos e se você ainda não entendeu nada; não seja arrogante e orgulhos como muitos; busque mais profundamente sobre o que tem dúvidas ou desconfia que possa ser verdade.

Pois nenhum ser humano por mais inteligente que seja, jamais pode dizer: "Conheço tudo!"
O melhor de Deus sempre esteve reservado apenas para os que o amam e o buscam:
Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; 1 Coríntios 2:9 (NVI)


Sobre o Autor:
Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.





Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem